terça-feira, 10 de março de 2015

Sete Linhas continuação.

Sete Linhas de Umbanda

ATENÇÃO! INCORPORAÇÃO

Ponto cantado de Pai Cipriano - No cantinho de Pai Cipriano, o caminho é...

CABOCLOS Y BOIADEIROS 23 PONTOS CON LETRA

O sofrimento é criação dos seres humanos, com a médium Isabel Salomão de...

Tira Dúvidas nº 09

079 - Senhor Maioral

O que representa os animais para cada um de nós ?????

O Livro dos Espíritos  (Allan Kardec)

                         OS ANIMAIS E O HOMEM

605. Considerando-se todos os pontos de contacto que existem entre o homem e os animais, não seria lícito pensar que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita e que, se esta última não existisse, só como o bruto poderia ele viver? Por outra: que o animal é um ser semelhante ao homem, tendo de menos a alma espírita? Dessa maneira de ver resultaria serem os bons e os maus instintos do homem efeito da predominância de uma ou outra dessas almas?
Não, o homem não tem duas almas. O corpo, porém, tem seus instintos, resultantes da sensação peculiar aos órgãos. Dupla, no homem, só é a natureza. Há nele a natureza animal e a natureza espiritual. Participa, pelo seu corpo, da natureza dos animais e de seus instintos. Por sua alma, participa da dos Espíritos.
a)  De modo que, além de suas próprias imperfeições de que cumpre ao Espírito despojar-se, tem ainda o homem que lutar contra a influência da matéria?
Quanto mais inferior é o Espírito, tanto mais apertados são os laços que o ligam à matéria. Não o vedes? O homem não tem duas almas; a alma é sempre única em cada ser. São distintas uma da outra a alma do animal e a do homem, a tal ponto que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas, conquanto não tenha alma animal, que, por suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instintos, porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer.
Encarnando no corpo do homem, o Espírito lhe traz o princípio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas nele existentes dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provêm dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência, aproxima-se do bruto. Isento dela, eleva-se à sua verdadeira destinação.

"Nascer, morrer, renascer ainda, e progredir sempre, tal 頡 lei"
Allan Kardec.

UMBANDA: a vida "atrasa" se o médium não trabalhar?!?

UMBANDA: os Exus evoluem com os médiuns?!?

UMBANDA: Exu pode ser o Guia de Frente???

Guias Angélicos - "Sua realidade está mudando para um novo paradigma" - ...

Umbanda - Espada de Ogum: Faleceu Rubens Saraceni desencarnou

Umbanda - Espada de Ogum: Faleceu Rubens Saraceni desencarnou: Pai Leo das Pedreiras, Mestre Rubens Saraceni e Pai Emidio de Ogum Dia 09 de março de 2015, infelizmente desencarnou nosso grande U...

O ESPÍRITO, A CONSCIÊNCIA E OS SETE REINOS SAGRADOS

O ESPÍRITO, A CONSCIÊNCIA E OS SETE REINOS SAGRADOS

Aqueles que acompanham nossos estudos já conhecem o processo evolutivo através dos sete reinos sagrados, que chamamos no Núcleo Mata Verde de Arapé (O caminho da Luz).
Neste texto estaremos aprofundando nossos conhecimentos e esclarecendo alguns pormenores sobre o processo evolutivo do espírito.
Aqueles que ainda não conhecem a doutrina dos sete reinos sagrados, sugerimos que procurem fazer os cursos oferecidos pelo Núcleo Mata Verde; especialmente para aqueles irmãos que residem distantes de Santos/SP encontra-se disponível o módulo de ensino a distância –www.ead.mataverde.org  .
O espírito no momento de sua criação ainda não possui suas qualidades totalmente desenvolvidas e nesta fase inicial é chamado de MÔNADA ESPIRITUAL.
Durante sua caminhada evolutiva a mônada espiritual passa por quatro fases conhecidas como: ELEMENTAL, ELEMENTAR, ESPIRITUAL E ANGELICAL.
Recomendamos a leitura do texto “As quatro fases evolutivas e os sete reinos sagrados”  http://www.blog.mataverde.org/archives/1395 .
A mônada espiritual possui em seu íntimo, no momento de sua criação, todas as qualidades e capacidades divinas, mas que se encontram em estado latente.
Para que a mônada possa desenvolver estas qualidades ela passa a atuar sobre a matéria, através do CAMPO ESTRUTURAL.
O campo estrutural é definido na doutrina umbandista dos sete reinos sagrados, como um campo organizador da matéria.
Tudo o que conhecemos em nosso mundo material (energético) possui um campo organizador, também conhecido como CAMPO MORFOGENETICO que é alimentado pelas vibrações da(s) mônada(s).
Logo no momento de sua criação, a mônada se vincula a forças espirituais e campos estruturais, e passa a atuar sobre a matéria.
Lembramos que tanto a mônada espiritual  assim como o campo estrutural existem na dimensão espiritual ou no ORUN.
O Campo Estrutural por suas características é o elo entre a MATÉRIA e o ESPÍRITO.
Na imagem abaixo podemos visualizar esta organização básica da matéria.
estrutura da materia
A mônada inicia sua jornada evolutiva pelo primeiro reino, que é o reino do Fogo, seguindo pelos reinos da Terra, do Ar e da Água.
Nesta fase é denominada de ELEMENTAL.
Ao chegar no reino das matas, a mônada passa a atuar individualmente sobre as estruturas e recebe a denominação de ELEMENTAR, até atingir o reino da humanidade onde é  chamada finalmente de ESPÍRITO.
Na etapa final de seu processo evolutivo a mônada já EVOLUIDA, se liberta da matéria e passa atuar no sétimo e último reino, o Reino das Almas.
É no Reino das Almas que a Mônada, já liberta da matéria,  atinge seu ápice evolutivo e passa a atuar nas estruturas espirituais existentes no universo.
Esta fase é denominada de estado ANGELICAL.
Hoje queremos abordar a fase evolutiva que vai do estado ELEMENTAR até a fase ESPIRITUAL, onde todos nós se encontramos atualmente.
Observe a imagem abaixo:

consciencia
A imagem mostra a mesma estrutura que foi esquematizada na imagem anterior, somente apresenta maiores detalhes que iremos descrever em seguida.
Observe que a estrutura básica MÔNADA ESPIRITUAL, CAMPO ESTRUTURAL (CORPO ESPIRITUAL) E O CORPO MATERIAL continuam representados acima.
O campo estrutural ou campo mórfico é também chamado na doutrina dos sete reinos sagrados de CORPO ESPIRITUAL, ou PERISPIRITO como é conhecido pelos espíritas.
Mas na imagem acima incluímos outro item que é a CONSCIÊNCIA.
A consciência neste modelo gráfico se encontra entre a mônada espiritual e o corpo espiritual, significando que a consciência também é de natureza extra-física.
A consciência se desenvolve mediante a ação da mônada espiritual sobre a matéria, mas ela não é material e sim de natureza espiritual.
Sua existência se dá na dimensão espiritual, no ORUN.
A consciência é o que você é nesta vida e se altera em cada uma das suas encarnações, irá depender do meio social, do sexo, da época, da educação, dos recursos financeiros, das relações sociais, dos compromissos de vidas anteriores, da cultura recebida durante a encarnação etc…
A consciência possui uma memória, que denominamos de memória temporária, ela tem em sua memória os acontecimentos que vivenciou na encarnação presente, e raramente consegue acessar a memória permanente que reside na sua essência espiritual (Mônada Espiritual) onde é mantida toda a informação sobre seu passado evolutivo.
Podemos afirmar que grande parte da sua natureza foi desenvolvida mediante as informações recebidas pelos cinco órgãos do sentido, restando uma pequena parcela de informações que foram recebidas da mônada espiritual e que fazem parte do seu passado espiritual em todas as demais encarnações.
Podemos dizer que no dia a dia somos a nossa consciência e como vivemos muito apegados aos sentidos da matéria raramente conseguimos acessar a nossa essência espiritual que possui conhecimento e qualidades maravilhosas.
Para facilitar o entendimento elaboramos outra imagem que simplifica este assunto:

estrutura_circular
Todos nós possuímos uma essência espiritual que possui uma memória onde está guardada todas as nossas encarnações, vivências e conhecimentos adquiridos em outras vidas.
Esta essência também possui, ainda em estado latente, qualidades maravilhosas que ainda não conseguimos desenvolver.
Cada um de nós tem a possibilidade de acessar esta fonte maravilhosa de informações e poder, basta buscar este universo interior.
Infelizmente a consciência, por ser fruto de cada vida material, é a fonte de muitos  sofrimentos e doenças.
É uma ilusão, pois em cada uma de nossas vidas ela assume características e qualidades diferentes.
Em outro texto continuaremos a desenvolver este assunto.
Abraços,

São Vicente, 09/03/2015

Manoel Lopes

Você pratica uma boa Umbanda?

Você pratica uma boa Umbanda?: Responda a essas perguntas com sinceridade e saberá se você pratica uma “boa Umbanda”. Lembre-se que nenhum de nós é perfeito, mas trilha...

SERÁ QUE TENHO CURA? UM CAUSO DE CONVERSA DE TERRE...

SERÁ QUE TENHO CURA? UM CAUSO DE CONVERSA DE TERRE...: http://livrariadotriangulo.com/        Era noite de Caboclos.        O que significa que a sessão de caridade estaria ocorr...

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...