Ex seminarista, com estudos, cursos diversos na amada UMBANDA incluindo o de teologia, praticante desde 1978; vi a necessidade de poder repassar o que aprendo todos dias, quer sejam textos, cursos, vídeos, e-books, aos que possam desejar, sem compromisso algum com quem quer que seja a não ser a DIVULGAÇÃO DE NOSSA AMADA UMBANDA. Se desejarem contato: acevangel@gmail.com
terça-feira, 3 de julho de 2012
Assunto: Fwd: "USP CONFIRMA EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO
"USP CONFIRMA EFICÁCIA DO PASSE MAGNÉTICO
Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar.
O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela Igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o Espiritismo, que pratica o chamado “passe”.
Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.
Segundo o cientista, durante seu mestrado foi investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.
A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.
As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição”.
Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre do ano passado. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril deste ano!"
Fonte: http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25 ...
Postado por Miguel Galli às 23:36
Fonte: Monica Heymann Fedele
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As Sete Forças Primordiais e as Sete Linhas da Umbanda
por Manoel Lopes
No Núcleo Mata Verde, seguimos uma doutrina umbandista chamada de Sete Reinos Sagrados.
Identificamos sete forças universais que são produzidas pelos sete reinos sagrados e que se manifestam na realidade física, etérica, estrutural e espiritual.
A componente física é a parte mais densa da natureza, a matéria, a massa.
A componente etérica é a resultante de todos os campos eletromagnéticos gerados pelas estruturas materiais existentes no universo, seja uma pedra ou o corpo humano.
A componente estrutural é o campo estrutural, o organizador das formas, formado pelos campos de natureza mental e emocional; o biólogo inglês Rubert Sheldrake chama estes campos estruturais de campos mórficos.
Recomendamos a leitura do livro: "A Presença do Passado - Rubert Shedrake" – Instituto PIAGET.
Finalmente a componente espiritual, que são as vibrações de natureza espiritual que tem origem nas inteligências extrafísicas conhecidas como espíritos.
O equilíbrio destas sete forças primordiais, em suas diversas manifestações (física, etérica, mental, emocional e espiritual) é o responsável, entre outras coisas, pela existência da vida humana.
Estas sete forças são conhecidas, dentro do ritual de umbanda, pelo nome em Tupi antigo.
São elas:
1)Tatá Pyatã – força Ígnea
2)Yby Pyatã – força telúrica
3)Ybytu Pyatã – força eólica
4)Y Pyatã – força hídrica
5)Caá Pyatã – força vegetal e animal
6)Abá Pyatã – força hominal
7)Angá Pyatã – força espiritual
Cada uma destas sete forças é vinculada a um reino, que dentro de uma estrutura didática adotada pela doutrina dos sete reinos sagrados, são fases da evolução planetária.
Para maiores detalhes sobre a formação planetária e os sete reinos sagrados, recomendamos os cursos oferecidos pelo Núcleo Mata Verde, pelo sistema de ensino à distância no site www.ead.mataverde.org
Focando nossa atenção na parcela espiritual destas sete forças primordiais, podemos identificar a existência de sete hierarquias espirituais vinculadas aos sete reinos sagrados.
Cada uma das sete hierarquias espirituais é formada por seres espirituais nos diversos estágios do caminho evolutivo que são: as mônadas espirituais recém criadas, os elementais, os elementares, almas grupos, encantados, espíritos encarnados, protetores, guias, santos, mestres, anjos e Orixás.
A este caminho evolutivo que se inicia na mônada espiritual, recém-criada por Deus, e encontra seu topo evolutivo nos Orixás Primordiais, chamamos de Arapé – O Caminho da Luz; o caminho da evolução espiritual e que todos nós participamos.
Temos como princípio que os Orixás são seres espirituais da maior envergadura espiritual e que são os primeiros espíritos criados por Deus; por isso estão no topo do caminho evolutivo espiritual nunca se manifestam mediunicamente pois são pura luz espiritual, forças divinas.
Acima deles somente o criador!
Estes Orixás conhecidos como Orixás Primordiais receberam de Deus a tarefa de criarem, ordenarem, organizarem e manterem todo universo; são chamados algumas vezes de engenheiros siderais.
Sua atuação se fez presente na criação de nosso planeta e a cada um foi designado uma área da realidade cósmica universal.
Para cada um dos sete reinos sagrados existe um Orixá Regente, que não deve ser confundido com o Orixá Primordial, pois nem sempre o Orixá Regente é um Orixá Primordial.
São eles:
1)Reino do Fogo – regido por Ogum – a cor é vermelho
2)Reino da Terra – regido por Xangô – cor marrom
3)Reino do Ar – regido por Iansã – cor amarela
4)Reino da água – regido por Iemanjá – cor azul claro
5)Reino das Matas – regido por Oxossi – cor verde
6)Reino da Humanidade – regido por Oxalá – cor branco
7)Reino das Almas – regido por Omulu – cor preta
É possível relacionar os sete reinos sagrados com as sete linhas da Umbanda através dos sete orixás regentes:
1)Primeira linha – Linha de Ogum – regente é Ogum
2)Segunda linha – linha de Xangô – regente é Xangô
3)Terceira linha – linha de Iansã – regente Iansã
4)Quarta linha – linha de Iemanjá – regente Iemanjá
5)Quinta linha – linha de Oxossi – regente Oxossi
6)Sexta linha – linha de Oxalá – regente Oxalá
7)Sétima linha – linha das almas ou de Omulu – regente Omulu
É interessante observar que as sete linhas relacionadas acima foram apresentadas pela primeira vez em 1933 por Leal de Souza no primeiro livro a falar sobre a Umbanda, o nome deste livro é O Espiritismo, a magia e as sete linhas da umbanda de Leal de Souza, recentemente lançado pela editora do conhecimento.
Nesta ocasião ninguém falava em sete reinos sagrados, pois é um conceito novo apresentado pela primeira vez, na forma escrita, no livro Umbanda os Sete Reinos Sagrados de Manoel Lopes.
Também em 1941 no Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda, estas sete linhas foram oficialmente aceitas como as sete linhas da umbanda, o livro resultante deste primeiro congresso encontra-se disponível para download no site do Núcleo Mata Verde.
Embora não exista nenhuma ligação direta entre a doutrina apresentada pelo Caboclo Mata Verde e a Umbanda da época de Leal de Souza, é importante chamarmos a atenção para esta grande "coincidência" existente entre as sete linhas apresentada pelo Caboclo Mata Verde e que tem seus princípios na formação do planeta Terra e as sete linhas apresentadas por Leal de Souza em 1933 e que tinham como fonte a observação empírica dos trabalhos espirituais realizados na Tenda Nossa Senhora da Piedade o berço da Umbanda.
Será somente coincidência?
Saravá!
São Vicente, 30/06/2012
Manoel Lopes é engenheiro, professor, funcionário público federal e dirigente do Núcleo Mata Verde – Templo de Umbanda (www.mataverde.org).
É autor do livro "Umbanda, os sete reinos sagrados" – Editora Ícone.
Assunto: GRUPO POVO DE ARUANDA O que esta acontecendo com a Paciência?!?
Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos irmão de fé parecem tê-la perdido em algum lugar, querem que o ritual logo acabe, mal acaba a gira correm para seus vestiários ou automóveis, parecendo uma fuga de um presidio, irem para suas casas, festas e etc. Isso sem falar de nossos mais próximos, tais como namorados, maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas? Quando tento manter a paz de espirito, buscar reflexão e conciliação, somo taxados de fracos, frescos e sinto-me como estivesse andando na contra mão de todos.
A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.
Ouvi uma expressão muito usada pelo filosofo e sociólogo MARIO SÉRGIO CORTELLA, estamos em processo de miojização (tudo deve ser como o miojo, que fica pronto em três minutos). Estamos no mundo que onde tudo que for rápido é o melhor, e chegamos ao cumulo da família sair de casa para comer comida caseira e sentar-se a mesa não gastando mais de 20 minutos de convivência, e se a Pizza demorar 2 minutos além combinado a pizzaria não presta, eu particularmente gosto quando atrasa, é uma oportunidade de todos conversarem. Pena que chegamos a isto, e vejo todos que me cercam enlouqueceram! Se drogam, bebem demasiadamente e tudo deve ser muito em menor tempo possível ... Pois é! Muitos perderam o sentido da vida.... O porquê disto? .... Porque tudo é tão rápido que muitos acham que a vida esta no fim, principalmente os mais jovem, justamente os que tem uma longa estrada pela frente, pensam que devem aproveitar ao máximo possível no menor espaço de tempo e o quê muitas vezes levam cada vez mais jovens a se considerarem velhos a espera da morte. Saudade, de quando podíamos sentar em um banco e ver a vida lentamente passar, vendo que o melhor da vida era esta vivo.
Meu Fraterno Saravá, Motumbá, Asé a Todos - Ronaldo
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