quarta-feira, 24 de maio de 2017

Evocação de Iemanjá

Evocação de marinheiros

Evocação de baianos

Evocação de ciganos

Evocação Erês Crianças Ibejada

Semana dos Ciganos nas Umbandas

Axééé a todos... Semana de Luz, Encanto e Dança... Semana em que os terreiros -inclusive o nosso - estão se enfeitando e perfumando para a chegada da corrente espiritual cigana. Corrente que traz expressões marcantes como o poder da Fé, do Respeito, da Natureza, do Amor e da Troca.

Os espíritos que se manifestam como Ciganos na Umbanda não trabalham a serviço do mal ou para resolver nossos problemas a qualquer custo, mas saliento que dominam a MAGIA na mesma intensidade que preservam a LIBERDADE. São dotados de uma sabedoria esplendorosa e trabalham por força de seus próprios mistérios divinos.

Adoram fogueiras onde dançam e cantam a noite toda, aproveitando do poder das salamandras para consumir todo o negativismo e acender a chama interna de cada Ser, pedem sempre com muito carinho que suas musicas continuem ecoando durante muito tempo depois de suas partidas e que Santa Sara continue iluminando a todos.

Como não adorar, não reverenciar, não se arrepiar... é Umbanda, é Espírito Cigano, é Gira e Nós, tudo junto e misturaaaaado... 
Só no preparo, aguardo e anseio...

Não vamos deixar as belas oportunidades da vida passar diante de nosso olhar... 

Vamos caminhar que a Fé não costuma falhar... 

Vamos aprender e praticar... axééé
Mãe Mônica Caraccio

E para aqueles que estão com saudades do meu blog 'Minha Umbanda', compartilho um pedacinho de um texto publicado em dezembro de 2010 e  aviso, já já ele estará de volta...



A DANÇA CIGANA

A dança cigana é mágica, é ela que reflete a alegria de um povo, que faz fluir a mais bela e elevada vibração energética e ainda traz consigo mistérios através dos passos e dos movimentos e instrumentos. .  

DANÇA DO LEQUE:  Dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza, representa sedução, romantismo e poder. O leque passeia há séculos nas mãos das mulheres, mas seu uso prático pouco tem a ver com os aspectos valorizados pela cigana ao dançar. Da maneira que se abre pode representar as fases da lua e da mulher, seus reais desejos ou apenas o que quiser demonstrar; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução. Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder. O leque é mais característico nas danças “kalóns”, mas pelo seu encanto as mulheres que gostam, usam-no sempre que podem na sua dança.

DANÇA DA ROSA: Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista, sedução e a sensualidade. A rosa é a beleza interior e a beleza exterior. A rosa vermelha na boca que os ciganos costumam levar em suas danças – presa entre os dentes – levam para presentear a mulher que está envolvida na dança. As alianças para os ciganos são simbolizadas por duas rosas vermelhas, em seus casamentos.

DANÇA DAS FITAS COLORIDAS: Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não o lamento, mas também a comemoração. Representa a limpeza, alegria e infantilidade. Dançar com fitas é quase uma brincadeira de criança, alegra qualquer tipo de ambiente, festeja os nascimentos e casamentos, os movimentos das fitas rodopiantes manifestam o ritmo da vida e a alegria de fazer parte dela. As fitas são mais utilizadas nos ritmos “rons”, porém conforme o que se quer passar a dança se adéqua a qualquer ritmo alegre.

DANÇA DO VÉU: representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.

DANÇA DAS TOCHAS: Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento. Representa a purificação e a limpeza pelo fogo. Neste caso específico, pode também ser utilizado um candelabro pela dançarina.

DANÇA DO PANDEIRO: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente. O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos. Como todo instrumento que faz barulho, ele tem como função expulsar os maus espíritos ou energias negativas, abrindo caminho para o povo festejar. Sua mensagem é mover, transformar o que está parado em ritmo, revigorar o nosso corpo com a alegria e o calor da dança, assim como o sol faz conosco. O uso das fitas, pode ter nascido como um calendário para marcar eventos importantes e a idade; para saudar a chegada da primavera; para representar através das cores das fitas pedidos ou bênçãos. É mais utilizado nas danças do grupo Rom, acompanhando violinos e outras percussões, é preciso habilidade e conhecimento dos ritmos utilizados.

DANÇA DOS SETE VÉUS: Para os ciganos essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris, simbolizando o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.

DANÇA DO PUNHAL: Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo. Representa o corte, a força e a limpeza.

DANÇA DOS QUATRO ELEMENTOS: Feita com representações dos quatro elementos como: Vela, incenso, jarro d’água e sal. Significa magia e limpeza do ambiente. Normalmente é dançada contando com 04 dançarinas. As vestes lembram os nômades do deserto.

DANÇA DA ESPADA: Elemento ar e terra. Representa luta, guerreira, batalhadora. Usa-se movimentos semelhantes aos movimentos do punhal.

DANÇA COM ECHARPE OU LENÇO: Representa união, casamento e amor. O lenço também é utilizado para a prova da virgindade. O lenço é encantador seguro delicadamente nos dedos da cigana, envolvendo-a de mistério e aos poucos revelando sua beleza e poder. Ao dançar com o lenço, seus desejos, sentimentos e sonhos são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu. O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar. É uma das danças ciganas femininas mais belas, por isso pode ser encontrada de várias formas nas danças de todos os grupos ciganos. Também neste caso podem ser utilizados lenços decorados com moedas douradas ou fitilhos, dando um ar de prosperidade aos movimentos executados.

DANÇA DO XALE: representa o mistério e a magia do elemento fogo. Dançar com o xale representa agradecer todas as dádivas ao criador, a sua força, o poder de ser mãe, o poder de seduzir o seu amor e também proteção e família. É usar toda poesia, força e magia. Nunca deixe outra pessoa pegar o xale, não derrubar, pois ele é a sua essência feminina. Enfim, dançar com o xale é agradecer, exibir e proteger suas estrelas.”



facebook: Minha Umbanda e Eu - Mãe Mônica Caraccio
Informações sobre Nossa Umbanda
 (11) 3483-1223 (quintas e sextas após as 16hrs)

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...