sábado, 19 de setembro de 2015

                             A ORIGEM DA DOUTRINA

No Núcleo Mata Verde seguimos uma doutrina umbandista chamada Umbanda Os Sete Reinos Sagrados.
Esta doutrina vem se formando há mais de 30 anos e podemos afirmar que teve uma forte influência da ritualística seguida pelo Primado de Umbanda e pelos ensinamentos do Caboclo Mirim.
Em 2007 orientado pelo Caboclo Mata Verde e pelo Sr. Exu das Sete Encruzilhadas, recebemos autorização para iniciarmos a divulgação de forma sistemática, inclusive com a publicação do livro Umbanda Os Sete Reinos Sagrados – Ed. Ícone.
Atualmente seus princípios são ensinados aos membros do Núcleo Mata Verde, aos participantes de cursos presencias e através do portal de ensino  distância (www.ead.mataverde.org )
Para entendermos como os princípios ensinados pelo Caboclo Mirim chegaram até o Núcleo Mata Verde, estamos publicando este pequeno texto, que em breve será desdobrado com informações mais detalhadas.
É importante registrar que atualmente não possuímos nenhum vínculo com o Primado de Umbanda e nem com a Tenda Mirim e que a doutrina dos sete reinos sagrados tem características próprias.
Queremos externar nossos agradecimentos ao Caboclo Mirim, nosso mestre espiritual, por todo conhecimento adquirido nestes anos.
Dentro da diversidade de fundamentos e rituais existentes na Umbanda, podemos dizer que a doutrina seguida pelo Núcleo Mata Verde, tem forte influência dos fundamentos indígenas e espíritas, procurando sempre buscar na ciência a interpretação dos fenômenos umbandistas, favorecendo a prática da umbanda de forma simples e racional.
A seguir um pouco da história da origem  destes princípios.
CABOCLO PENA ROXA
Em meados de 1977 era fundada na cidade de Araraquara/SP a Tenda Espírita de Umbanda Pai Oxalá – comandada pelo Caboclo Pena Roxa.
D. Inês Bombarda através de sua mediunidade incorporava o Caboclo Pena Roxa e foi nesta época que iniciamos nossa caminhada na Umbanda incorporando o Caboclo Mata Verde.
Nesta Tenda seguíamos as orientações do Primado de Umbanda; posteriormente D. Inês se afastou do Primado e seguiu um ritual próprio de sua casa, embora ainda mantendo muitos fundamentos do Primado de Umbanda.
Foi a partir desta data que começou a tomar forma a doutrina UMBANDA OS SETE REINOS SAGRADOS , seguida pelo  Núcleo Mata Verde.
CABOCLO FOLHA VERDE
D. Inês era portadora de uma mediunidade excelente e durante a década de setenta, depois de conhecer alguns Terreiros, encontrou na cidade de São Carlos a Tenda Espírita de Umbanda Caboclo Folha Verde que lhe daria os fundamentos necessários para abrir sua Tenda de Umbanda.
Tenda de Umbanda do Caboclo Folha Verde, na cidade de São Carlos, era dirigida pelo Senhor Gevaer, um senhor alto, forte, de cabelos brancos, bem determinado e também iniciado nos mistérios da ordem maçônica.
Tive oportunidade de conhecer seu Gevaer, mas poucas vezes pudemos manter uma conversa, eu era um médium iniciante, jovem, com meus dezessete anos, e ainda bem inexperiente nos mistérios desta maravilhosa religião.
Seu Gevaer, como era conhecido, abriu seu Terreiro na década de sessenta na cidade de São Carlos e seguia as orientações do Primado de Umbanda do estado de São Paulo que nesta época era dirigido pelo senhor Felix Nascente Pinto, médium do Caboclo Arranca Toco.
CABOCLO ARRANCA TOCO
Nesta época o Primado de Umbanda era uma Federação muito forte e estava presente em vários estados, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.








Primado de Umbanda nesta época, em São Paulo, era comandado pelo senhor Felix Nascente Pinto, médium do Caboclo Arranca Toco.
Seu Felix Nascente era natural do estado do Rio de Janeiro e por volta de 1925 iniciou seu desenvolvimento mediúnico na Tenda Mirimque era dirigida pelo senhor Benjamim Gonçalves Figueiredomédium do Caboclo Mirim.

Durante os anos de 1937 a 1940 concluiu a escola de formação de Chefe de Terreiro (CCT) e em 1950 fundou sua Tenda de Umbanda, a Tupã Oca do Caboclo Arranca Toco.
Em 1960 a convite do senhor Benjamim Gonçalves Figueiredo, funda no estado de São Paulo o Primado de Umbanda.
PRIMADO DE UMBANDA
A origem do Primado de Umbanda é na cidade do Rio de Janeiro e sua fundação foi em 05 de outubro de 1952, como uma Organização Federativa Nacional de caráter religioso e iniciático.
Seu primeiro Primaz foi o senhor Benjamim Gonçalves Figueiredo, médium do Caboclo Mirim.
CABOCLO MIRIM
Quem era o Caboclo Mirim?
Benjamim Gonçalves Figueiredo, começou a incorporar o Caboclo Mirim, a partir de 1920 em reuniões espíritas, nos moldes Kardecistas, que eram realizadas em sua casa.
Foi a partir desta data que o Caboclo Mirim ordenou que os trabalhos não mais seguissem os princípios Kardecistas e que seguissem a linha branca de Umbanda iniciada pelo Sr.Zélio de Moraes em 1908.
O Caboclo então apresentou a doutrina que seria seguida pela casa.




TENDA ESPÍRITA MIRIM
No dia 13 de Março de 1924 é fundada na cidade do Rio de Janeiro, por ordem do Caboclo Mirim, a Tenda Espírita Mirim.Tenda Espírita Mirim existe até os dias de hoje, e podemos afirmar que é seguramente uma das maiores Tendas de Umbanda do Brasil, contando com mais de dois mil médiuns e 12 filiais.
Finalizando, queremos dizer que neste pequeno texto apresentamos  as origens da ritualística seguida pelo Núcleo Mata Verde; fizemos uma volta ao passado, fomos de 1920 com o início das manifestações do Caboclo Mirim até os dias atuais, são noventa anos de umbanda (outubro/2010).
Registramos nossos agradecimentos aos Caboclos que permitiram que o Núcleo Mata Verde pudesse existir.
Nossas homenagens a esta falange maravilhosa de Caboclos de Oxossi:
Caboclo Mata Verde (Saravá meu Pai espiritual)
Caboclo Pena Roxa (Saravá meu Avô espiritual)
Caboclo Folha Verde (Saravá meu bisavô espiritual)
Caboclo Arranca Toco (Sua benção)
Caboclo Mirim (Saravá meu mestre!)
Salve todos os Caboclos!
Saravá Oxossi!
Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde

O PAI NOSSO E OS SETE RAIOS

A UMBANDA praticada no G.U. Triângulo da Fraternidade.

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...