domingo, 27 de setembro de 2015

O ritual do terreiro

 O ritual do terreiro: Ritual de pintura: acontece em tempo de guerra e celebrações sagradas         "O ritual do terreiro é preciso para ordenamento dos t...

Gasparetto, Calunga, 19-10-2011. Por que a minha vida é assim? Você é a ...

Luiz Gasparetto, Calunga. BELEZA INTERIOR ( Parte 3).

Luiz Gasparetto, Calunga. BELEZA INTERIOR ( Parte 2).

Luiz Gasparetto, Calunga. BELEZA INTERIOR ( Parte 1).

UMBANDA: o que são orixás, ancestrais e falangeiros???

Compartilhada publicamente  -  Ontem à(s) 16:16
                               
SALVE AS CRIANÇAS!!!
SALVE IBEJADA!
!!

Na tradição iorubana Ibeji é um orixá cuja palavra significa "Parir dois" ou "Gestação dupla", indicando, pois, o nascimento de gêmeos. 

A primeira criança a nascer recebe o nome de Táiwò que significa "Aquele que vai conhecer a vida" ou "Primeiro a chegar", apesar de ser o primeiro a nascer é considerada a mais nova. 

"Segundo a chegar": é a criança mais velha, embora nasça depois, isto é, a segunda criança a nascer é espiritualmente mais velha e, portanto, hierarquicamente superior à que nasceu antes dela.
Se a mãe dos gêmeos tiver outro parto, posteriormente a este, a terceira criança receberá o nome de Ìdòwú e, como seu nome indica, será considerada um elemento de equilíbrio das crianças Ibeji. 

No Brasil, especificamente na religião de Umbanda, Ibeji é sincretizado com Cosme e Damião, santos do panteão católico, sempre acompanhado de seu irmão menor, Doún, palavra que é corruptela de Ìdówù – nome atribuído pelos iorubás ao primeiro filho nascido após parto de gêmeos.
Ibeji proteje a morte prematura, acalma o sofrimento material e espiritual dos seus devotos, orienta o ori daquelas crianças ou jovens que morrem antes de chegar à idade adulta, para que trilhe corretamente os seus caminhos. 

Atrai o progresso econômico e desenvolvimento espiritual, harmoniza os aspectos materiais e espirituais da existência, proporciona sentimento de paz, tranquilidade, serenidade e confiança, favorece a fertilidade e transforma lágrimas em sorrisos.
É associado à duplicidade, por exemplo, entre o existir e o não existir, o fazer e o não fazer.
As pessoas passam a adquirir características ao cultuar Ibeji como boa saúde, calma, alegria, jovialidade, sociabilidade, confiança, esperança, lealdade, comunicabilidade, versatilidade ( tendência de abraçar diversas atividades ao mesmo tempo) e apreço a música e dança.
Os símbolos são duas estátuas culpidas – uma figura masculina e outra feminina – representando gêmeos e búzios. 

As crianças gêmeas são consideradas uma representação física de Ibeji.

Fonte: EXU E A ORDEM DO UNIVERSO
Ed. Oduduwa

Casa Das Pedras: Significado das Pedras

Casa Das Pedras: Significado das Pedras: Ágata Indicações: Proteção, amizade, justiça e vitalidade.      Propriedades: Desenvolve a coragem e a autoconfiança. Ajuda no ...

UMBANDA: a iniciação; o iniciador e o iniciando.

UMBANDA: falsas incorporações inconscientes.

UMBANDA: o preparo dos médiuns - basta fazer a "caridade"???

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...