sábado, 17 de outubro de 2015


          Mensagem de um Zé 

Por PAULO RENATO BREDARIOL - Contatos: paulo@administradorabreda.com.br

NENHUM GRANDE MESTRE gostaria de lhe converter em uma marionete, porque, então, ele o estaria matando. 

Então seria um assassino. 

Ao contrário, ele lhe ajudará a ser você mesmo. 

E se não puder ser você mesmo na intimidade e na comunicação com seu Mestre, então onde você será você mesmo? 

O Mestre significa uma oportunidade de você ser você mesmo. 

Só as mentes pequenas, as mentes estreitas, que fingem ser Mestres e que não são Mestres, tentarão impor-se sobre você. 

Os grandes Mestres lhe ajudarão a crescer em seu próprio caminho. 

E os grandes Mestres criarão todo tipo de barreiras para que não caia na tentação de seguir (copiar, imitar, ser vítima autômata do seguir, sem pensar ou raciocinar por si mesmo). 

Criarão todo tipo de barreiras! 

Não lhe permitirão isso, porque você terá a tendência de seguir. 

É fácil, a imitação é fácil; ser autêntico é árduo. 

E quando imita, você não se sente responsável por isso; o mestre é responsável. 

Nenhum grande mestre jamais permitiu que alguém o imitasse. 

Ele criará todo tipo de obstáculos para que não possa lhe imitar. 

Levará você a você mesmo por todos os meios. Isto parece contraditório, mas assim é como funciona o mecanismo mais profundo da consciência. 

Os Mestres são misteriosos. 

Você não pode julgá-los; não pode estar seguro do que estão fazendo a menos que a coisa toda aconteça. 

Só então, retrospectivamente, será capaz de saber o que estavam fazendo. 

Agora é impossível. 

Na metade do caminho, não pode julgar o que está acontecendo, o que se está fazendo. 

Mas uma coisa é segura: a imitação não pode ser permitida.

AGORA ENTENDO... Sei bem porque aqui estou, sei porque eu tenho. 

Consigo hoje entender o que me envolve, que me motiva; consigo simplesmente acreditar sem querer provar. 

Tenho ciência que meus obstáculos são meus problemas; meus defeitos, tenho que enfrentá-los. 

Não tenho que querer provar a outros o que sou, o que faço, por que faço; tenho que ter o coração limpo, tenho que ter disposição para o bem, amar de graça, ter respeito sempre, oferecer minha palavra a quem dela possa se alimentar. 

Sei que muito caminho ainda terei a seguir, muitas objeções encontrarei, mas entendo, mesmo sendo difícil aceitar, entendo onde e por que isso devo passar. 

Poder não me fascina, poder não me chama a atenção; prefiro passar sem ser notado, prefiro notar aquele que não é notado. 

Tenho que me reforçar com o desejo que me move, quero olhar nos olhos e ter a atenção a todos que a mim vierem. 

Não posso permitir que a soberba me atinja: quero a simplicidade, quero a verdade. 

Meu nome não ventilarei, mesmo que seja jogado ao vento. 

Não quero propaganda, pois tenho noção, mas quero ter convicção que sou um qualquer, sou povo, sou povão, sou imperfeição. 

Sou aquele que acredita e ama, que anda ao encontro de uma resposta, que acredita no além do horizonte, que vê o brilho do sol no dia de chuva, que acredita na passagem da tempestade. 

Que um dia, marcado com as espadas e machados dos guerreiros do tempo, queimado e marcado com o fogo sagrado, tenho os pés marcados pela sujeira dos tempos, dos mundos, dos submundos. 

Sou aquele que sentiu o frio da madrugada gelada dos perdidos, que viu um sorriso daquele arrependido; sou aquele que um dia acreditou valer a pena. 

Encontrei minhas mães em minha cabeceira, me cuidando para que um dia acordasse, acreditando que um dia me restabeleceria. 

Descobri ser filho de vinte e um, e não de um pai, ser filho de vinte e uma, e não de uma mãe, ter vinte e um ao meu redor e não um. 

Não quero ser rei, dono, patrão, proprietário, mandatário, senhorzinho, capanga, príncipe, faraó... Este sou eu, mas o que quero? 

Quero apenas ser um Zé qualquer.

Vamos Aprender ou relembrar o que as Pedras podem nos auxiliar ?

MAGIA DAS PEDRAS E                      UMBANDA –                 ALEXANDRE CUMINO

Magia das Pedras e Umbanda

Por Alexandre Cumino
Olá a todos, alguns dias atrás enviei um texto sobre a Magia das Pedras em que lembrava o uso milenar das pedras nas várias tradições místicas e religiosas.
Agora envio mais este texto para colocar algumas das utilizações que as mesmas têm na Umbanda, pois esta é uma religião que envolve diversas prática de magia e que carecem ainda de melhores explicações. Tanto nós que estamos dentro da religião quanto os de fora vamos levar ainda muitos anos até que se esclareçam a infinidade de recursos que a Religião de Umbanda se utiliza. No entanto muitos destes recursos só chegam até nós por meio da Magia Divina ou seja da pratica de Magia fundamentada em Deus e suas Divindades, os Orixás – Tronos de Deus. Muito do que se aprende em Magia Divina nos ensina quais são e onde estão boa parte dos fundamentos das praticas dos guias de Umbanda.
Vemos Caboclos, Pretos velhos e outras entidades se utilizarem de colares de pedras e outros elementos minerais, usam de pedras dentro de alguns pontos riscados e até trabalham muitas vezes com uma pedra na mão. O Assentamento de forças de um terreiro tem seu ponto forte numa pedra – o Otá – que fica geralmente abaixo do altar. A Tronqueira de um terreiro é assentada com elementos identificados e solicitados pelo guardião e guardiã deste templo. No entanto é comum solicitarem o uso de pedras e mais ainda a larga utilização de pedras pretas para Exu e vermelhas para Pomba Gira.
Assim muitos Exus se utilizam de Mica Preta, Turmalina Negra, Ônix Negro, “Vassoura de Bruxa”, Quartzo Negro, Estaurolita e ouras.
Pomba Gira usa Mica Rosa, Ágata de Fogo, Granada e outras.
Podemos ainda fazer uma relação de pedras e Orixás como:
Oxalá – Quartzo Branco
Logunãn – Quartzo Fume Rutilado
Oxum – Quartzo Rosa ou Ametista
Oxumarê – Fluorita ou Opala
Oxossi – Quartzo Verde ou Esmeralda
Obá – Madeira Fossilizada ou Calcedônia
Xangô – Jaspe Vermelho, Pedra do Sol ou Marron
Iansã – Citrino
Ogum – Granada, Rubi, Sodalita ou Hematita
Egunitá – Calcita Laranja, Topazio ou Ágata de Fogo
Nanã – Ametrino ou Rubelita
Obaluayê – Ametista ou Turmalina Negra
Iemanjá – Água Marinha, Zircão ou Diamante
Omulu – Ônix Negro
Também podemos relacionar os orixás com minérios:
Oxalá – Estanho ou Ouro
Logunãn – Estanho
Oxum – Ouro, Cobre ou Pirita
Oxumarê – Antimônio
Oxossi – Manganês
Obá – Hematita
Xangô – Pirita ou Ouro
Iansã – Níquel
Ogum – Ferro, Hematita ou Limonita
Egunitá – Magnetita
Nanã – Prata
Obaluayê – Cassiterita
Iemanjá – Platina
Omulu – Molibidênio
Vemos que algumas pedras ou minerais são compartilhados, como por exemplo a Ágata de Fogo posso usar para Egunitá, Xangô, Ogum e Pomba Gira pois estes três Orixás e Pomba Gira vibram no vermelho e encontram recursos nesta pedra, assim como em outras. Da mesma forma que de dá com os vegetais, os minerais não são exclusivos deste ou daquele Orixá. Mas encontram eles melhores recursos numa ou noutra pedra dependendo de qual ação vai se realizar. Algumas Pedras podem estabelecer uma relação de afinidade com certa força da natureza facilmente identificada por sua cor, o que facilita sua utilização na Umbanda e em Magia de Forma geral. No entanto um estudo a cerca da composição química de algumas pedras pode nos ser útil. Não sou um especialista em pedras, nem um “litoterapeuta”, mas tive bons mestres. Em Magia das Pedras fui iniciado por Rubens Saraceni, e no conhecimento de algumas pedras aprendi um pouco com minha irmã na fé Angélica Lisante que desenvolveu curso e técnica de “Litoterapia”. Também conto com um grande irmão chamado Ricardo Luiz, profundo conhecedor da utilização mágica das pedras. Por este fato algumas das informações que passo recebi de meu mestre, de alguns irmãos ou literatura que se possa confiar.
Existem algumas curiosidades importantes sobre pedras e cristais como: a Pirita, o ouro de tolo, que é uma excelente pedra para Oxum, contém enxofre, logo não deve ser colocada no banheiro por exemplo. O Citrino “Amarelão” que compramos em sua maioria é Ametista queimada, que ao ser submetida em uma temperatura muito elevada muda de cor do Violeta para o amarelo, logo sua composição química não é original desta vibração, mas podemos usar suas qualidades referentes ao amarelo, tanto para Oxum quanto para Iansã. A Pedra do Sol que encontramos facilmente à venda e que parece uma massa de “purpurina” não é natural, podemos encontrá-la em todas as cores e é fabricada em um Mosteiro Italiano. Existe sim a verdadeira Pedra do Sol, mais difícil de encontrar e mais cara também, assim como o Citrino Real. Muitas das pedras coloridas que se compra facilmente por aí são apenas ágata tingida…
Cada vez fica mais difícil identificar as pedras naturais, pois os chineses dominam este mercado e fabricam em escala industrial vários tipos de pedras quase idênticas as naturais.
Os Orixás não se limitam a esta ou aquela cor, existem sim cores em que eles vibram com maior intensidades um de seus mistérios, contudo embora Ogum vibre no vermelho pode vibrar no azul escuro. Assim como Xangô vibra no marrom pode vibrar no vermelho, Oxum pode vibrar no rosa, amarelo, azul claro e escuro. Omulu no roxo ou no Branco/Vermelho/Preto. E Oxumaré que é em si o mistério das cores vibra em todas elas, é trabalhado com as sete cores do aro-íris ou com sete cores diversas, podendo ainda se identificar com o Azul Turquesa. Podemos dizer que se não fosse o mistério de Oxumaré o mundo seria algo totalmente sem cor e daí cada um que imagine até onde vais este mistério das cores, não apenas no visual mas no que despertam em nossa razão e emoções. Afinal quando estamos alegres vemos tudo colorido não é? E as crianças se identificam demais com um “Mundo Colorido”… Há muito ainda para estudar e aprender em cada um dos infinitos mistérios que envolve cada Divindade – Trono – Orixá na Criação.
Assim como estes mistérios transcendem a Umbanda, a Magia Divina também a transcende, está aberta a todos que queiram estudar e praticar, adquirindo uma nova ferramenta para ajudar a si e ao próximo.
Por meio desta Magia Divina, das Pedras, tomamos conhecimento de um universo mágico de recursos inesgotáveis e temos a oportunidade de praticar com todos os recursos minerais, de pedras a cristais, que o plano material der acesso…
Na Magia Divina das Sete Pedras Sagradas aprendemos como adentrar nesta realidade, como trabalhar com o poder mágico das pedras, que se diferencia em muito de seu uso energético apenas, pois em magia por exemplo as pedras não se carregam de energias negativas. Trabalhamos com invocações, abertura de mistérios e portais por meio dos quais as pedras são como chaves de acesso a outras dimensões nas quais se descarregam energias negativas e outras que nos alimentam de energias positivas.
Para concluir afirmo que só ministro cursos de Magia Divina porquê sua prática já fez e faz muita diferença em minha vida. Não assumimos a postura de dar depoimentos ou contar milagres realizados na pratica destas magias, mas todos que já tiveram um mínimo de contato com as pedras sabem ou imaginam seu poder. Muitos nem sabem o porque de tantas pedras que compram ou ganham, apenas fazem questão de mantê-las em sua proximidade.
Para quem se interessa em literatura que venha a abordar a questão recomendo:
Magia Divina das Sete Pedras Sagradas – Rubens Saraceni e Editora Madras
Código de Umbanda – Rubens Saraceni e Editora Madras
Templos de Cristal – Rubens Saraceni e Editora Madras
Cristais e os Orixás – Angélica Lisante e Editora Madras
Magus – Francis Barret – Ed. Mercúrio
“Umbanda é Linda;
Umbanda é Tudo de Bom;
Umbanda é Religião,
Portanto Só Pode Praticar o BEM!!!”
Alexandre Cumino

UMBANDA: o que é e o que faz EXU - AGENTE MÁGICO UNIVERSAL?

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...