Ex seminarista, com estudos, cursos diversos na amada UMBANDA incluindo o de teologia, praticante desde 1978; vi a necessidade de poder repassar o que aprendo todos dias, quer sejam textos, cursos, vídeos, e-books, aos que possam desejar, sem compromisso algum com quem quer que seja a não ser a DIVULGAÇÃO DE NOSSA AMADA UMBANDA.
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HISTÓRIA DA CABOCLA JUREMA A Cabocla Jurema é uma das entidades mais reverenciadas em todos os terreiros.
Sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá.
Jurema foi cacique de sua tribo e ao desencarnar, veio a terra na forma da grande Cabocla Jurema.
Jurema é entidade de força, de poucos risos, mas de um carinho fora do normal.
Foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome; e cresceu forte, bonita, como formosura da noite e firmeza do dia.
Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força e agilidade e manejo das armas e da ciência da mata, se tornara uma lenda por todo continente; onde contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria mãe Divina encarnada.
Nada causava medo na Cabocla, ate que um dia ela encontrou seu maior adversário; o amor.
Jurema se apaixonou por um caboclo chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada Filhos do Sol, que fora preso numa batalha.
Jurema que aprendera a resistir ao conto do boto, ao veneno da cascavel e da madeira, já resistira bravamente a centenas de emboscadas e que sentia o cheiro à distância de ciladas, não conseguiu resistir ao amor que fluía do seu peito por aquele guerreiro.
Decidiu libertá-lo, mesmo sabendo que seria expulsa da sua tribo.
Na fuga, seu próprio povo a perseguiu, e em meio a chuva de flechas voando na direção do caboclo fugitivo, foi Jurema que caiu, salvando o seu amado e recebendo a ponta da morte que era pra ele, no seu próprio peito.
Conta a Lenda, que o Caboclo Huascar voltou a Terra do Sol e fundou um império nas montanhas andinas e mandou erguer um templo chamado Matchu Pitchu em homenagem a Jurema, onde, só as mulheres da tribo habitariam e lá aprenderiam a serem guerreiras como a mulher que salvara a sua vida.
E no lugar onde a Jurema caiu, nasceu uma planta rebusca e muito resistente que dá flor o ano inteiro, cujo formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso chamou atenção de todas as tribos, pois tudo dessa planta poderia ser utilizado, desde as sementes, até as flores e o caule; e porque as flores dessa planta estão sempre viradas para o astro maior; ela ficou conhecida como Girassol.
Acredita-se até que a árvore da Jurema é sagrada onde residem os Orixás, e é desta árvore que se faz a base do chá chamado “Daime”.
Esta Cabocla linda é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo Tupinambá.
A história da demonização de Exu pela sociedade em geral está diretamente ligada ao racismo, onde toda e qualquer manifestação da religião afro é tida como nefasta.
No entanto, podemos destacar dois marcos onde essa associação foi feita com mais evidência:
1-) A tradução da bíblia para o yorubá pelo bispo Samuel Crowther. A Bibeli Mimo (bíblia traduzida) associava o nome de Exu ao Diabo.
2-) O sincretismo feito pelo escritor Aluizio Fontenelle onde os nomes de Exu eram sinônimos de nomes de demônios da Goécia.
EXU FAZ O BEM E FAZ O MAL?
Aqui recorro a obra de Pai Alexandre Cumino - Exu não é Diabo, para lembrar que..
"Exu na Umbanda é LEI, é LUZ, é VIDA [...] Exu é o espelho de nós mesmos. Se conheço minha sombra, minhas trevas, meu ego, meus vícios, minhas paixões e me proponho trabalhar esses sentimentos, pensamentos, palavras e atos, então esse conhecimento me torna forte.
Exu e Pombagira nos ajudam a lidar com essas questões, ajudam a lidar com nosso ego, com nossas dores, com nossas paixões, para vencermos nossos desejos desequilibrados e curar nossos sentimentos."
EXU É ORIXÁ?
Na Umbanda o primeiro escritor a trazer uma bibliografia dedicada a tratar de Exu enquanto Orixá é Pai Rubens Saraceni. Entendemos que existe Exu enquanto divindade e Exu Entidade - Espírito Humano, que conhecemos como o "Exu de Trabalho", que por sua vez, possuem diversos nomes e manifestam-se nos terreiros.
EXU NA UMBANDA É DIFERENTE DE EXU NO CANDOMBLÉ?
A concepção de Exu nessas duas religiões possuem entendimentos diferentes, lembrando que no Candomblé ortodoxo, não há manifestação de espíritos humanos, somente Orixá.
Portanto, temos a compreensão de Exu Orixá como divindade, energia, força e axé que se assemelha muito a culto de Exu no Candomblé.
Falaremos mais disso durante os 7 Dias de Exu Ao Vivo com Pai Alexandre Cumino.
POSSO ACENDER VELA PARA EXU EM CASA?
Pode, mas se isso for um problema pra você, aconselhamos que primeiro desconstrua a ideia que tem de Exu, entenda-o como um guardião e aquele que está junto para somar e só depois realize algo dentro de sua casa.
Essa desconstrução também será tema dos ao vivos com Pai Alexandre!
Texto por Júlia Pereira - Blog Umbanda EAD
Do dia 01 a 07 de Setembro, Pai Alexandre Cumino estará AO VIVO todos os dias, às 21h30 no Youtube da Umbanda EAD!
Dá uma olhadinha abaixo na agenda dos AO VIVOS: • DIA 01 (Terça-Feira, 01 Setembro)
EXU: Por Que É o Primeiro?
• DIA 02 (Quarta-Feira, 02 Setembro)
EXU: Faz o Bem e Faz o Mal?
• DIA 03 (Quinta-Feira, 03 Setembro)
Exu de Umbanda e Exu de Candomblé: existe diferença?
• DIA 04 (Sexta-Feira, 04 Setembro)
O Que é “Esquerda” da Umbanda?
• DIA 05 (Sábado, 05 Setembro)
Firmeza de Exu
• DIA 06 (Domingo, 06 Setembro)
Carranca, Tridente, Falo e Elementos de Exu
• DIA 07 (Segunda-Feira, 07 Setembro)
Onde Vive Exu?
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