sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Que a força, energia de COSME E DAMIÃO ESTEJA NOS COBRINDO, livrando-nos de todos males!


terça-feira, 9 de setembro de 2008

       Cosme e Damião - História

Sua festa é celebrada em 27 de setembro. 

Cosme e Damião foram dois irmãos e médicos, martirizados, eram chamados de Anaryroi, ou seja, "os sem dinheiro" por causa dos seus serviços de caridade. 

Eles estudaram medicina na Síria e ficaram famosos pelas suas habilidades, as quais eles usavam para curar pessoas sem cobrar nenhuma taxa ou consulta. 

Algumas das suas curas são tidas como milagrosas. 

Durante a perseguição aos cristãos, os irmãos foram presos e levados à frente de Lysias, governador de Cilicia em Cyrrhus (moderna Turquia). Eles foram torturados e por fim decapitados. 

Diz a tradição que eles, milagrosamente não sentiam as torturas com fogo, água, óleo fervendo, ou a roda por isso foram finalmente decapitados. 

As relíquias de Cosme e Damião, mais tarde foram levadas para Roma. 

Na Idade Média muitas lendas as mais lindas, sempre os envolveram. 

Na arte litúrgica da igreja eles são mostrados como médicos, segurando instrumentos cirúrgicos. Eles são os patronos dos médicos, junto com São Lucas, e padroeiros de Florença, dos químicos e farmacêuticos. 

Alguns escolares os afirmam eram gêmeos e com isso eles são considerados também padroeiros dos gêmeos. 

São muito venerados na Grécia, Rússia e na Igreja Ortodoxa. 


Sincretismo 

Na época da escravatura os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho. 

Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como Sebastião, Jorge e Jesus, e ainda outros como Crispim, etc. Isto é chamado de sincretismo.

Erê e Curumim eram invocados como Cosme e Damião e sua festa é celebrada por eles no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo. 


Parece que o costume de distribuir doces as crianças, no dia 27, também foi um costume introduzido pelo Candomblé. 


TERCEIRA LINHA DA UMBANDA 

YORI – A MANIFESTAÇÃO DA POTÊNCIA DIVINA 

Representa para o ser humano o terceiro raio cósmico, a inteligência ativa. É a energia dirigida em ondas puras. É a inteligência e o domínio das ciências. 

YORI é a energia dos anjos de Olorum, Deus supremo do povo iorubá, criador do mundo É a potência divina manifestando-se e formando a coroa dos inocentes do espaço. 

Representa a manifestação da criação em toda a sua pureza ( da potência criadora do pai e da mãe nasce o filho). sendo considerada como a única linha que consegue realmente dominar a magia como um todo. 

Todas as forças para entrarem ou saírem da aruanda ( céu, morada das entidades superiores) tem que passar pela vibração de criança. Uma criança do espaço brincando com um carrinho, uma bola está em trabalho de descarrego fluídico. 

O sentido mágico desta força está na formação da palavra: 

YO= vitalidade saindo da luz ou da energia e
RI= rei ou potência maior manifestando-se. 


Isto significa que YORI é a força que representa a manifestação da potência que sai da luz ou da energia. 

É a linha de grande força que irradia a alegria que ronda as matas, os rios, as praias, as pedreiras os campos floridos, os jardins e todos os lugares em que se fizer necessária a sua ajuda de força. 

PLANETA REGENTE - MERCÚRIO
ARCANJO - RAFAEL
DIA DE COMEMORAÇÃO – 27 DE SETEMBRO
COR VIBRATÓRIA – COR DE ROSA OU AZUL
LOCAL PARA OFERENDAS - CONFORME A VIBRAÇÃO
CHACRA CORRESPONDENTE - LARÍNGEO
PEDRAS CORRESPONDENTES - TURMALINA VERDE, E QUARTZO VERDE.
SUAS LEGIÕES:
1) TUPANZINHO

2) DOUM
3) ALABÁ
4) DANSU
5) SANSU
6) DAMIÃO (CRISPINIANO)
7) COSME (CRISPIM)

1) TUPANZINHO
Legião de crianças, na sua maioria de índios, cuja força de sua irradiação está presente nas matas e em todos os lugares onde existem grama e mato verde. 


Elas se cruzam com a linha de Oxossi e protegem os lenhadores e os animais. 

Vibram nas cores rosa e verde e aceitam em suas obrigações o guaraná, doces em geral, apetrechos indígenas bem enfeitados, velas rosa, pano rosa e fitas verdes. 


2) DOUM
Legião de crianças que nasceram no cativeiro e eram filhos de pais africanos ou africanos com índios.


Possuidora de grande força e divindade, a legião de Doum é conhecida pela ação de sua força curativa e de grandes trabalhos, fazendo sentir suas radiações nas praias e jardins. 

Costuma proteger os médicos e os enfermos, dando aos primeiros descontração no atendimento e aos segundos a alegria de viver. 

Vibra na cor rosa ( flores, velas, pano, fitas ), aceita guaraná, doces em geral. Sua vibração cruza-se com a linha dos Pretos Velhos. 


3) ALABÁ
Legião de espíritos de crianças, cujo reino está cruzado entre a guerra e a cachoeira, e desta cruza-se com o mar, formando um círculo entre a força, o amor e a bondade. 


De seu cruzamento com Ogum recebe a força, o amor e a bondade. 

De seu cruzamento com Ogum recebe a força protetora; de seu cruzamento com Oxumaré ( orixá do arco-íris, preside o bom tempo ) recebe a força mágica do amor: do seu cruzamento com Yemanjá recebe a força da geração e da bondade. 

Protege os que vão para a guerra, dando bondade e resignação aos que vestem farda. 

Aceita em suas obrigações guaraná, doces em geral, vela rosa, fita vermelha, pano rosa e flores diversas. 

As cores do arco-íris atraem muito os espíritos desta legião. Suas obrigações são entregues na parte de baixo da cachoeira, em dias ensolarados. 


4) DANSU
Legião de espíritos de crianças, cuja radiação de força cruza com Xangô. 


Seu local de circulação são as pedras da cachoeiras e banhadas por suas águas. 

Sendo uma energia cósmica, chega à Terra com os temporais, guardando e protegendo as crianças e adultos dos perigos das tormentas, materiais ou espirituais. 

Acompanham as entidades correspondentes à vibração de Xangô. Aceitam em suas obrigações guaraná, doces em geral, vela rosa, fita marrom, seixos rolados. 


5) SANSU
Legião de espíritos de crianças do sexo feminino, cuja vibração corresponde à energia que parte do esplendor de Olorum ( DEUS), como filha de Yemanjá, para irradiar sobre a Terra a sua onda de ternura. 


Os africanos apresentam-na como sendo a estrela maior que com as outras três, forma o Cruzeiro do Sul que se reflete no mar. 

Aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fita azul-claro, conchas e outras coisas do mar, sendo tudo entregue na praia. 


6) DAMIÃO
Legião de espíritos de crianças, cuja radiação de força cruza com Cosme e Doum, assumindo as características das duas forças. 


Vibra na cor rosa e aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fita branca, flores brancas, sendo tudo entregue em jardins ou praias. 


7) COSME
Legião de espíritos das crianças que vibram com Oxalá. 


É Cosme quem cuida dos inocentes do espaço, crianças que partiram da Terra e que são guardadas por ele e alimentadas com mel, pois o mel da abelha é considerado o alimento puro da natureza. 

Vibra nas cores rosa e branca e aceita em suas obrigações, guaraná, doces em geral, vela rosa, fitas brancas e mel de abelha, sendo tudo entregue em jardins bem floridos. 

ERVAS
As mais utilizadas são as seguintes: folha de amoreira, folhas de manjericão, alfazema, flores de camomila, erva-doce e trevo. 


Elizabeth Miriam N.Passos 

Diretora Espiritual FSMYBZ

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...