segunda-feira, 14 de novembro de 2016

FUNDAÇÃO DA UMBANDA

zelio morais No fim de 1908, uma família tradicional de Neves, São Gonçalo – RJ, foi surpreendida por uma ocorrência que tomou aspectos sobrenaturais: o jovem Zélio Fernandino de Moraes, que fora acometido de estranha paralisia, que os médicos não conseguiam debelar, certo dia ergueu-se do leito e declarou: "amanhã estarei curado".
No dia seguinte, levantou-se normalmente e começou a andar, como se nada lhe houvesse tolhido os movimentos. Contava 17 anos de idade e preparava-se para ingressar na carreira militar na Marinha. A medicina não soube explicar o que acontecera.
Os tios, sacerdotes católicos, colhidos de surpresa, nada esclareceram. Um amigo da família sugeriu então uma visita à Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza.
No dia 15 de novembro, o jovem Zélio foi convidado a participar da sessão, tomando um lugar à mesa. Uma força estranha dominou o jovem Zélio e ele falou, sem saber o que dizia. Ouvia apenas a sua própria voz perguntar o motivo que levava os dirigentes dos trabalhos a não aceitarem a comunicação daqueles espíritos e do porquê em serem considerados atrasados apenas por encarnações passadas que revelavam. Seguiu-se um diálogo acalorado, e os responsáveis pela sessão procuravam doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que desenvolvia uma argumentação segura. Um médium vidente perguntou:
"Por quê o irmão fala nestes termos, pretendendo que a direção aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura
 que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados ? Por quê fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuíta e a sua veste branca reflete uma aura de luz ? E qual o seu nome irmão ?

E o espírito desconhecido falou: "Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa de meu aparelho, para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados.
E se querem saber meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não haverá caminhos fechados. O vidente retrucou: "Julga o irmão que alguém irá assistir a seu culto" ? perguntou com ironia. E o espírito já identificado disse: "cada colina de Niterói atuará como porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei".
04E se querem saber meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não haverá caminhos fechados. O vidente retrucou: "Julga o irmão que alguém irá assistir a seu culto" ? perguntou com ironia. E o espírito já identificado disse: "cada colina de Niterói atuará como porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei".
No dia seguinte, na casa da família Moraes, na rua Floriano Peixoto, nº 30, ao se aproximar à hora marcada, às 20:00 h, manifestou-se o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Declarou que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os espíritos de velhos africanos que haviam servido como escravos e que, desencarnados, não encontravam campo de atuação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os trabalhos de feitiçaria; e os índios nativos de nossa terra, poderiam trabalhar em benefício de seus irmãos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raça, o credo e a condição social. A prática da caridade, no sentido do amor fraterno, seria a característica principal deste culto, que teria por base o Evangelho de Jesus. O Caboclo estabeleceu as normas em que se processaria o culto. Sessões, assim seriam chamados os períodos de trabalho espiritual, diárias, das 20:00 às 22:00 h; os participantes estariam uniformizados de branco e o atendimento seria gratuito. Deu, também, o nome do Movimento Religioso que se iniciava: UMBANDA – Manifestação do Espírito para a Caridade.
A Casa de trabalhos espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como Maria acolheu o filho nos braços, também seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto.
casa fundacao


Neste imóvel, que se localizava na rua Floriano Peixoto, nº 30,em Neves, Niterói – RJ iniciou-se a religião de Umbanda, onde, o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciou o advento da única e genuína religião brasileira.

É uma alegria imensa para nós Umbandistas, em ver  amanhã sendo comemorado mais uma ano da criação de nossa amada UMBANDA.
Todos nós regozijamos em poder independente das demais religiões  que as respeitamos ( embora contra a nossa, ainda exista o preconceito ); de estarmos seguindo os ensinamentos de nosso mestre. 
Seu Sete Encruzilhadas , com todos Orixás, falanges, nos  legou: A humildade, a caridade e o amor incondicional.
Não só a alegria é nossa; temos certeza de que  todos os que comparecem em um terreiro, centro, templo de umbanda; sentem e saem  entendendo que nestes locais, a prática é unicamente o que nos foi ensinado.
Nós umbandistas, encontramos 0caminho que nos permite a cada um  evoluir espiritualmente por meio de nossos Orixás, nossas Falanges, nossos Guias.
Vamos festejar, vamos nos esforçar cada dia que ainda nos restar nesse plano para que mais e mais surjam terreiros, centro, templos umbandistas para que mais e mais, possam nossos irmãos ter a possibilidade de serem acolhidos quer seja para se desenvolver na mediunidade, quer seja para serem atendidos por todas falanges que lá estarão para um aconselhamento, uma palavra de conforto, um passe de limpeza, de energia, uma cura, ou no mínimo um abraço de um preto velho ou de um caboclo.
Salve 15 de Novembro de 2016
Ace 
Estudar em Casa
Live Quarta-feira às 20h!

Antonio Carlos Evangelista,



Nessa quarta-feira, às 20h vou estar na minha fan page fazendo uma live (ao vivo) respondendo perguntas e trazendo um super novidades para nossa comunidade Umbandista.

Traga sua dúvida sobre Umbanda para nossa live.
Espero você lá!

Toques de Incorporação

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...