quinta-feira, 17 de maio de 2018

Convite sobre vivência Xamânica

Acessar a página da vivência →
Um grande abraço,
Colégio Pena Branca

Acender uma Vela exige entender a finalidade !

O ato sagrado de acender uma vela

Primeiramente quando acendemos uma vela seja para que Entidade ou Guia, Santo, Orixá que for estamos procurando com este ato realizar um religare. O ato de acender uma vela é algo sagrado contido em várias culturas religiosas pelo mundo a fora, e deve-se ser feito com profundo respeito. As velas antigas eram fabricadas utilizando Junco embebidas em sebo, símbolo de iluminação, nos tempos antigos foi considerada artigo de luxo, onde somente pessoas qualificadas tinham a autorização de fabricá-las. Hoje encontramos velas fabricadas de diferentes composições e formatos.
Vamos pegar por base a vela do Anjo da Guarda.
  • A cor da vela do Anjo da Guarda de praxe é branca, podendo também ser usadas velas de mel, é utilizado outras cores principalmente quando se está canalizando a força dos Anjos Cabalísticos.
  • Primeiramente deve-se se escolher um lugar apropriado, limpo. Não se deve acender vela para Anjo da guarda em solo que não seja sagrado, infelizmente já soube de casos de pessoas que acendiam a vela no chão do banheiro, só para constar o banheiro é o lugar mais negativo de uma residência, não se acende vela para entidades e guias nenhum no banheiro. Acredito que não precise se dizer do porquê.
  • No caso do Anjo da Guarda de preferência  utilizar um prato branco, eu particularmente quando compro um prato num estabelecimento seja ele de artigos religiosos ou não, eu costumo lavar bem primeiramente com água, e depois jogo um pouco de água com açúcar e lavo novamente. A água com sal descarrega, mas tira todas as energias tanto negativas quanto positivas, a água com açúcar mantém as positivas.
  • O prato não deve estar lascado, só lembrando que pratos lascados se usa para trabalhos de almas, então cuidado nesses pormenores.
  • Deve-se ungir a vela de preferência com azeite doce, lhe dando um propósito sagrado, fazemos o sinal da cruz, e esfregamos em nossas mãos onde mentalizamos o que queremos e o que estamos buscando alcançar com aquele ato, quando esfregamos as mãos estamos passando a nossa energia para a vela.
  • A árvore  da Oliveira é considera uma árvore sagrada em várias tradições e culturas, foi nela uma das primeiras aparições de Jesus Cristo.
  • Coloca-se um copo de água do lado da vela, a água é vida, não se deve beber a água do anjo da guarda, a não ser que ela tenha um propósito de cura, nesse caso é muito comum colocar umas gotinhas de azeite doce na água e ofertar para a corrente médica do espaço juntamente, caso contrário não se bebe, lembrando que essa forma de canalização sempre vem após uma recomendação de um guia que saberá orientar como deverá ser feito. Na água de anjo da guarda podemos notar que sua forma pode mudar apresentando um aspecto diferente de quando foi colocada, muitas vezes podem aparecer, bolhas, a água ficar turva, nebulosa, gordurosa, a água pode diminuir, pode sair fumaça dela, a água puxa muitas vezes a energia que a pessoa está, principalmente a negatividade que está sendo tirada. Lembrando que muitos desses sinais são ocorridos pela ação do magnetismo.
  • Num assentamento de Anjo da Guarda, que é uma firmeza diferenciada de Anjo da Guarda, essa água é colocada numa quartinha, é muito comum se ver sinais na quartinha como se o Anjo da Guarda estivesse mandando avisos, e ela reflete muitas vezes o próprio estado emocional do filho.  Nunca é bom envolta das quartinhas haverem e aparecerem formigas, caso isso aconteça o dirigente deverá ser comunicado. As formigas simbolizam perda, animais altamente contaminadores, por isso a nível de ritualística ele é considerado negativo. Numa obrigação de assentamento ou firmeza de Anjo da Guarda poderá ser utilizado outros utensílios de acordo com a tradição de cada casa, ex: incensos, essências, cristais, flores etc.
  • A mesma coisa é a presença de ratos, a coisa mais lamentável que existe é ver ratos onde há imagens, velas acesas, ibás etc.
  • Procure sempre depois que a vela apagar, jogar a água do copo no pé de uma planta forte e bonita, mas que não solte leite, e nem tenha espinhos.
  • O astral superior não entende nada de negativo, não pertence a sua sintonia energética. Então quando forem pedir algo sempre positivamente. Por exemplo: Ah meu Anjo da Guarda NÃO tenho saúde, NÃO consigo emprego, estou desesperado. Opte por rezar assim: Gratidão Meu Anjo da Guarda pela boa saúde, pela prosperidade e fartura, pela paz do meu lar. A força da palavra tem grande poder no plano astral.
Velas para guias e Orixás, deve-se ter o mesmo respeito, variando é claro as cores das velas de acordo com a raiz de cada casa. Eu particularmente todas as minhas velas são ungidas e consagradas.
Independente da cor, o que vale mesmo é a INTENÇÃO. Se você precisa acender uma vela para Iança e não tem a vela de sua cor, acenda o branco. Apenas um exemplo.
Esse grande detalhe juntamente com a questão de MERECIMENTO, fazem toda a diferença para que o RESULTADO  seja alcançado.
Um detalhe importantíssimo em toda firmeza para Orixá não deve faltar ÁGUA.
ÁGUA SIMBOLIZA A VIDA.
Algumas pessoas optam por acender as velas nos campos naturais, vamos ter bom senso, e responsabilidade, não se acende velas por exemplo encostadas em troncos de árvores, deve-se limpar bem o chão tirando o excesso de folhas secas, tomando todo o cuidado para que essa vela queime com segurança.
Evitem de acender uma vela grudada na outra, a não ser que seja um trabalho especifico que exija esse tipo de manipulação.
Um outro detalhe importante, não é necessário acender velas de Anjo da Guarda acima da cabeça, tipo colocar em cima de armários, lugares altíssimos, é muito perigoso, porque se essa vela tombar poderá causar incêndios e provocar sérios danos. A vela deve estar na altura do chakra raiz.
Um outro detalhe, se for sair de casa é aconselhável colocar o prato dentro de uma forma, dessas de bolo, com água, porque se a vela tombar do prato, ou mesmo algum animal de estimação tocar nela e a derrubar, não irá causar danos porque irá estar amparada com uma forma cheia de água.
A forma de água é muito útil quando queremos deixar uma oferenda num altar, protege para que não chegue insetos na mesma.
Jamais deve-se acender uma vela sem ter um dono a qual está sendo ofertada. Caso contrário espíritos não muito idôneos podem se canalizar na mesma. Em caso de falta de luz elétrica é um caso aparte, mas assim que a luz voltar apague as velas.
As cores das velas fora a representação dos nossos Orixás, também possuem significados próprios, quanto a intenção e energia.
Vermelha: corresponde a pedidos mais urgentes e específicos
Amarela: sabedoria, prosperidade e discernimento
Verde: saúde
Azul: tranquilidade e paz
Lilás: corresponde a pedidos relacionados a mudanças na vida
Laranja: energia, vigor e força
Branca: neutra; pode ser usada para qualquer pedido, Universal.
Preta:  usada na alta magia (tanto para o bem quanto para o mal), podendo seu propósito variar de acordo com a intenção do manipulador.
(apenas alguns exemplos)
Uma vela bem acesa ela emite sinais que muitas vezes podem surpreender, algumas chegam a mudar a cor da chama ficando azuladas, outras aumentam absurdamente de tamanho suas chamas, algumas chamas podem partir em duas, outras cospem labaredas. A vela é um dos mais antigos instrumentos de magia por isso que o ato de acender uma vela tenha que ser visto com maior responsabilidade e cuidado. E muita concentração para que não haja desvios de canalização.
Muitas vezes as pessoas acendem uma vela para o Anjo da Guarda achando que o Anjo precisa da Luz da vela, mas na realidade essa Luz é para nós mesmos, com esse ato estamos nos iluminando nos religando ao sagrado, trazendo ele mais perto de nós e para nossa proteção.
Quando acendemos uma vela estamos a busca de Paz, de conforto, é o momento que estamos sobre as graças do divino.
Muitas pessoas ficam muito impressionadas por exemplo quando uma vela chora, derrete, sempre acham algo negativo, e nem sempre o é. Primeiramente precisamos verificar alguns detalhes, a qualidade da vela, do material e da parafina, tem velas que compramos para durar 7 dias elas duram 2 e olhe lá, entrada e correntes de ar podem provocar que essa vela queime de uma forma errada, vela acendidas juntas obviamente o calor de uma irá aquecer a outra, apesar de não ser uma regra porque já vi velas unidas queimarem perfeitamente. Muitas vezes as próprias entidades e guias mandam sinais pelas ceras das velas, uma recordação muito bonita que tenho foi uma vez que acendi uma vela para Iemanjá e na cera formou sua imagem.
O sagrado também lê seu coração, então não adianta estar acendendo uma vela e estar pensando bobagens e coisas ruins. Precisa-se ter firmeza, pureza de intenções e muita concentração.
Não entrarei no mérito dos reinos e povos de Exú e Pombogira, porque algumas questões quanto as suas firmezas já entram em méritos de fundamento. E devem ser aprendidos dentro do terreiro.
As cores das velas desses povos e reinos são de acordo com os campos de atuação e magia as quais pertençam. Apenas um ex. Um exú que responda ao reino das matas pode utilizar uma vela metade preta e verde por exemplo.
Um detalhe importante o ato de acender uma vela nunca fica impune, sempre a pessoa deixa seu magnetismo nela, cuidado e reveja para que objetivo esteja utilizando esse instrumento. Se for algo ruim lembre-se você deixou algo seu ali, uma parte sua, e algumas energias vão mas podem voltar e você sentir na própria pele suas intenções. Lembre-se sempre da história do carvão, o mal é como carvão, não ficamos de mãos limpas após tocá-lo. Muita prudência e seriedade neste momento, em caso de duvida consulte um guia idôneo ele saberá te orientar de como proceder.
Espero que com esses toques sutis, possam mostrar a todos que o ato de acender uma vela pode aparentemente ser algo simples mas não o é. Por isso muita cautela, comprometimento e seriedade, ao manipular elementos. A vela é um símbolo de alta magia, um dos instrumentos essenciais em vários ritos religiosos.
Basta enxergar quando nossos guias firmam seus pontos e colocam suas velas, a forma com que manipulam, usam os elementos, as vezes nas situações tão costumeiras que muitas vezes passam desapercebidas pela desatenção dos médiuns, os médiuns deixam de aprender lições preciosas. A vela muitas vezes simboliza a destruição, mas também o renascimento.
ANTES DE ACENDER A VELA NO PLANO FÍSICO OBSERVE SE A VELA QUE AQUECE SUA ALMA TAMBÉM ESTÁ ACESA.

Cristina Alves
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira.

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...