terça-feira, 3 de janeiro de 2017


Irmãos Religiosos de Umbanda:
Há alguns anos estamos chamando os irmãos para um momento histórico e único em nosso meio. Entendemos que a religião de Umbanda possui uma riqueza ímpar, demonstrada em sua diversidade litúrgica. Porém, o chamado não é para deliberarmos sobre a liturgia das Casas existentes e sim, criarmos uma identidade religiosa que definirá o que somos, respeitando assim, os vários tipos de trabalhos existentes. O pensamento é sempre no coletivo e não apenas em um grupo fechado, fazendo toda diferença neste projeto.
Os temas hoje organizados em formato de documento é a indicação de que não se trata de um apanhado de ideias, e sim, de uma maneira séria de defendermos nossos conceitos.
O intuito de criar o documento está baseado na legitimação e informação em nível organizacional para entendimento social e religioso, fortalecendo a todos os Umbandistas, estabelecendo uma linguagem interpretativa para a sociedade em geral.
O documento intitulado de CARTA MAGNA DE UMBANDA serve como base orientadora para respostas aos estudiosos de teologia, sociologia, filosofia e aos seguidores da religião. É importante frisar que fica disponível a consultas para debates inter-religiosos, onde outros seguimentos poderão entender melhor o que somos; os nossos propósitos e como respondemos assuntos de interesse espiritual, social e humanitário.
O respeito maior deste trabalho está em chamar os irmãos para deliberar sobre a construção deste, que é de benefício a todos, diferente de outras correntes de pensamento que atentaram contra a liberdade de expressão, perdendo oportunidade de criarmos unidade.
Não posso deixar de citar que a versão realizada em novembro de 2015, por algumas federações não é sequer reflexo do documento oficial aqui disposto. Condenamos veementemente qualquer tentativa de monopólio em nosso meio e sempre pediremos respeito às opiniões expressadas nos fóruns já realizados e os que, por ventura, virão.
Este projeto está em pauta desde 2012, com as deliberações por todo o território nacional, contando ainda com encontro internacional realizado em Portugal, na cidade de Leiria, com a participação de líderes da Europa.
Respeitando a diversidade existente em nosso meio, foi determinado que este documento não deverá ser fixo. É necessário que esteja aberto para que sempre seja melhorado, de preferência, a cada dois anos; ficando acertado que todos os temas que foram amplamente discutidos, devem ser respeitados na sua íntegra; sendo criado grupos para as avaliações, caso haja alguma alteração. Mais uma vez chamo a atenção para o pensamento religioso, virtuoso, que levará este projeto para as esferas necessárias, para finalmente termos uma ferramenta de defesa contra o preconceito.
Uma religião que preza a igualdade, respeitando a Declaração Universal dos Direitos Humanos através da Carta da ONU – Organização das Nações Unidas deve ter este documento máximo, a missão de dignificar seus milhares de seguidores, deixando o legado para a posteridade.


Ortiz Belo de Souza – idealizador da CARTA MAGNA DE UMBANDA que foi inspirado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, para este trabalho.


CARTA MAGNA DE UMBANDA PREÂMBULO:
Considerando que a religião de UMBANDA é legitimamente brasileira e foi instituída pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, através da mediunidade de ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, em 15 de novembro de 1908, em Neves/Niterói, no Brasil; anunciando pela primeira vez o termo; “UMBANDA”, como designativo de religião.
A UMBANDA reconhece as derivações oriundas de seu cruzamento com outras religiões, ocasionadas pela diversidade religiosa no Brasil, agregando e adaptando práticas das mesmas, se posicionando totalmente contra qualquer forma de intolerância e discriminação religiosa.
A Religião de Umbanda respeita todas as religiões e busca o Estado Laico existente no Brasil, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e a evolução do ser humano. Assegurando que tem de existir um posicionamento único em relação à própria religião e suas percepções sobre as diversas questões sociais, jurídicas, culturais, filosóficas e humanas.
Considerando que alguns que não comungam desta FÉ, acabam por interpretá-la de maneira errônea, dando conotações equivocadas que influenciam a opinião pública e a mídia.
Tem-se como assente que o presente documento visa proteger os conceitos básicos desta religião, dando força a todas as Casas que professam a FÉ religiosa de UMBANDA. A partir deste instrumento, poder-se-á reivindicar com mais identidade, que respeitem os direitos religiosos e de liberdade de culto elencados na Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), nomeadamente, nos seus artigos 2° e 18°, na declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação baseadas na religião ou convicção, bem como, noutros marcos legais de natureza internacional, supranacional e nacional.
Salientando que a UMBANDA é um conjunto de leis que regem a vida e a harmonia do Universo, como religião ou como ciência, na UMBANDA, tanto na prática ritualística material, como na esfera espiritual das comunidades umbandistas, só se conhece uma hierarquia espiritual: a da evolução de cada Espírito nos diversos planos da Criação e a vibratória estabelecida pelo mérito de cada um. A par do conhecimento perfeito da vida, a UMBANDA aproveita o ambiente material fornecido pela vibração humana para abrir o verdadeiro caminho da sabedoria, onde se aprende que a verdade ou a realidade final do Universo é imutável. Dentro da concepção de que o aproveitamento material fornecido pelo homem é força ativa indispensável à realização da UMBANDA, é sobre o médium que repousa integral responsabilidade, somente excedida pelo sua própria compreensão quanto à missão que lhe é, por escolha, concedida.
Reconhecendo que a UMBANDA é uma síntese expressiva de Amor, Sabedoria, Respeito, Tolerância e Renúncia, como nos ensina JESUS e nos apresentam outros tantos Mestres Crísticos em vários momentos da História e em culturas tão diversas; o Umbandista utiliza-se da religião como meio de progresso, amparo e defesa; mas nunca como instrumento de ataque.
Realçando que a UMBANDA está em vários países, levando a PAZ e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada nação. As bases da CARTA MAGNA DE UMBANDA são o registro dos princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo mundo.
Explicando que a UMBANDA como religião CRISTÃ, NATURAL E ECOLÓGICA, têm em seus seguidores os defensores da Natureza; entendemos que os Sagrados Orixás se manifestam magneticamente com mais intensidade nos sítios vibratórios da natureza, aonde os religiosos de Umbanda vão constantemente, promovendo concentrações para refazimento energético, harmonizações e captação de energias sublimes, reequilibrando-os com as forças da Mãe Natureza.
Claramente que, as oferendas realizadas pelos Umbandistas no seio da Natureza, além de simples, são todas efetuadas com materiais biodegradáveis, que rapidamente se incorporam no meio ambiente. A religião de UMBANDA defende a Natureza, preza pelas matas, mares, rios, cachoeiras e nascentes. Preza também pela fauna e flora, contribuindo, assim, com os Tratados Internacionais de Preservação da Natureza, indicando a necessidade de meios de desenvolvimento que não agridem.
Observando que a CARTA MAGNA DE UMBANDA sugere e defende a necessidade de organização jurídica e administrativa no que diz respeito à organização dos Templos e Federações; entendendo que é fundamental órgão que represente interesses do coletivo, baseando-se no referido documento.
É de suma importância informar que a UMBANDA indica inclusão nas matérias de filosofia, história, sociologia, antropologia e outras. O estudo da CARTA MAGNA DE UMBANDA como fonte didática e como ponto de partida para o diálogo inter-religioso crê na afirmação de que as religiões constituem os diversos caminhos de evolução espiritual que conduzem a DEUS. Assim como as demais religiões, a UMBANDA passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva, seus postulados, dando à UMBANDA uma referência única, tendo por objetivo final, ser um documento nacional e internacional da religião, por meio do qual poderá se diferenciar de trabalhos que não condizem com a essência da umbanda.
Admitindo que o trabalho inicial do presente documento fora iniciado em 2012 e apresentado em reunião dia 14 de abril de 2013, na rua Brigadeiro Jordão, 297 – Ipiranga – São Paulo/SP., com participação de várias lideranças; cada órgão federativo, representado pelos seus diretores, sacerdotes e lideranças se empenharam, ajudando a trazer propostas para o Congresso Nacional de Umbanda. A direção dos trabalhos foi do MPU (Movimento Político Umbandista), com todos os presentes unidos com responsabilidade pela UMBANDA.
Posteriormente, houve necessidade de apresentação do documento em vários estados do Brasil, onde agiram como fonte de ideias e agentes reguladores da CARTA MAGNA DE UMBANDA, lideranças, Templos de Federações que coadunam com a necessidade do documento como organizador das práticas e postulados básicos.
Assumindo que, o Congresso tem por finalidade agregar todas as vertentes: escolas, federações, templos, escritores, pensadores, imprensa, filósofos e outros que estão inseridos na religião de Umbanda, com a finalidade de atingir a opinião pública sobre o que é UMBANDA; sua cultura social, política e religiosa, tendo a responsabilidade de fundamentar um pensamento único, em relação à vários pontos específicos. Esses pontos são aspectos claros existentes em qualquer vertente da Religião de Umbanda, e, passam a ser uma forma de normatizar a base da religião. Porém fica claro aqui não sugerimos que este documento venha, em nenhum momento, ser algum tipo de codificação, deixando livre quem não aceita-lo.
Considerando que, a normatização nada mais é do que uma forma de trazer a unidade, coerente e inteligente para a difusão da religião de Umbanda, respeitando a liturgia e os estudos aplicados em cada vertente. Afinal, a CARTA MAGNA DE UMBANDA propõe a união, não a unificação.
Aponta-se que, após a sua aprovação e instituição como documento referencial para a religião, a cada dois anos, será convocado novo Congresso Nacional e Internacional de Umbanda para reavaliação e aperfeiçoamento da CARTA MAGNA DE UMBANDA, estando previsto o próximo, para o ano de 2018, preferencialmente, no mês de novembro.
Desta forma, fica acordado o seguinte:
Denominamos o documento como: CARTA MAGNA DE UMBANDA.
1. A religião de UMBANDA é genuinamente brasileira, com as seguintes características em sua origem:
É MILENAR, porque seus fundamentos são os mesmos que presidiam o reencontro com DEUS, desde o início da raça humana no nosso planeta.
É CÓSMICA, porque seus fundamentos culminaram com a união preconizada pelo Movimento Umbandista dos quatro pilares do conhecimento humano, que são: a FILOSOFIA, a CIÊNCIA, a
RELIGIÃO e a ARTE.
É EVOLUTIVA, em suas manifestações, porque a UMBANDA se manifesta em seu dia-a-dia, utilizando todos os recursos positivos existentes no ontem, no hoje e, com certeza, se valerá dos que vierem, no amanhã.
É CRÍSTICA, porque os seus aspectos, princípios, postulados e finalidades estão baseados nos ensinamentos dos Mestres da Luz, principalmente no Mestre Jesus, sendo a manifestação e a vivência do Evangelho Redentor. Aceitando tudo o que é bom, rejeitando o que não eleva e caminha ao crescimento do ser humano.
É BRASILEIRA, em suas origens. Como prática religiosa surgiu e desenvolveu-se no Brasil, instituída pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, através da mediunidade de ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, em 15 de novembro de 1908 e, hoje, também em todo o mundo. E, ainda citamos que existe corrente que defende sua existente como milenar, aceito por conta que manifestações espirituais existiram mesmo antes de ZÉLIO; porém, o registro em Cartório se deu primeiramente com o nome de UMBANDA através dele, entendendo sua existência de firma jurídica.

2. A UMBANDA teve na sua origem contribuições positivas das religiões e ou filosofias Espírita, a Natural Indígena, a Africana, sobretudo, a da cultura Banta e Sudanesa, assim como, do Catolicismo Popular, entre outras. Contudo, a Umbanda é isenta de interferências de todas elas, não se submetendo a nenhum dogma relacionado com as religiões e filosofias citadas.

3. A UMBANDA integrou, reinterpretou e adaptou as visões religiosas e filosóficas aludidas, de acordo com sua própria percepção, dando origem a uma religião de base sincrética e universalista.


4. A UMBANDA é: doação, caridade, compromisso, prosperidade e humildade.

5. A UMBANDA tem Hino próprio desde 1961, de autoria de José Manoel (letra) e Dalmo Trindade Reis (música).

a) DOAÇÃO
A UMBANDA tem no voluntariado, no serviço mediúnico a forma de crescimento natural da religião, onde a participação é fundamental. É por meio da doação que o medianeiro aprende a valorizar o seu Templo e a socializar com os seus irmãos.

b) CARIDADE
A ação caritativa é uma das formas da elevação do espírito. Fora da caridade não existe a compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda. A caridade é a expressão máxima do aprendizado religioso em sua plenitude pelo médium de Umbanda.

c) COMPROMISSO
A UMBANDA tem no compromisso do médium com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal e com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.

d) PROSPERIDADE
A prosperidade se dá a todos os níveis pelo esforço de crescimento e desenvolvimento diário em todos os sentidos. A prosperidade não se ganha, se conquista através da prática da honestidade, do esforço, do conhecimento e pelo trabalho individual, onde, amparado por sua fé e merecimento, o individuo conquistará seus objetivos.

e) HUMILDADE
O religioso de Umbanda tem como base espiritual a sua humildade; entendendo que ele, médium, não é melhor que ninguém, mas sim tem a responsabilidade maior e compromisso como instrumento da Espiritualidade em transmitir as mensagens de Luz, passadas pelos planos elevados. Na Umbanda, existe uma hierarquia espiritual que orienta os trabalhos, com Dirigentes Espirituais, Médiuns e Auxiliares; porém, todos sabemos que no plano material somos, em todos os momentos, aprendizes e professores e todos nós estamos em constante aprendizado, não sendo ninguém melhor do que o outro, apenas com funções e responsabilidades diferentes. Entendemos que, quem deve ser glorificado é DEUS e a Espiritualidade, nunca o medianeiro !

6. O religioso de Umbanda segue o que foi anunciado pelo seu fundador, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, bem como, os ensinamentos dos inúmeros Espíritos Crísticos e os Mestres do Amor, como via evolutiva para se chegar a uma espiritualidade superior.

7. A UMBANDA trás em si a base religiosa que deve ser respeitada: AMAR, RESPEITAR, NÃO JULGAR, NÃO CALUNIAR, ATUAR SEMPRE COM A VERDADE, NA BASE DO BEM, DA EDUCAÇÃO E DA ELEVAÇÃO. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais predicados, manifestados pelos verdadeiros religiosos.
8. Os médiuns e assistidos, em geral, são vistos como religiosos e devem agir como tal, com FÉ em DEUS, nos ORIXÁS e Guias Espirituais; possuir os atributos da FÉ, AMAR SEU SEMELHANTE, NÃO JULGAR, NÃO CALUNIAR, SER PACIFICADOR, ESTAR AO SERVIÇO DO BEM E JAMAIS UTILIZAR O SEU CONHECIMENTO DE FORMA TORPE.
9. Esses atributos são posicionamentos éticos e morais para todos os que comungam da FÉ UMBANDISTA.
10. A UMBANDA atua na elevação, na educação religiosa e na evolução dos espíritos praticando trabalhos que visam o progresso do ser humano, direcionando a reforma íntima por meio dos postulados de Jesus, da vibração dos Orixás e dos ensinamentos dos Mestres Iluminados de todos os tempos, que são transmitidos pelos Guias Espirituais que se manifestam nos Templos de Umbanda.
11. A UMBANDA é uma religião que crê na existência de um DEUS ÚNICO, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS, ETERNO, IMUTÁVEL, IMATERIAL, ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, SOBERANAMENTE JUSTO E BOM, INFINITO EM TODAS AS SUAS PERFEIÇÕES.
12. A UMBANDA crê no Mestre JESUS, sincretizado com OXALÁ, pautando o aspecto doutrinário, baseado nos seus ensinamentos de amor universal.
13. A Umbanda crê na existência de um panteão divino, onde existem divindades, denominadas por nós de ORIXÁS, responsáveis diretos por toda a criação do universo e sustento do planeta Terra e alicerces para direcionarmos nossas condutas na prática do amor, da caridade e da fé. Não são deuses, mas sim, denominações humanas para uma classe de Poderes Reinantes do Divino Criador.
14. A Umbanda reverencia a Mãe Natureza, por ser nela que se encontra a mais pura manifestação Divina, por onde os Sagrados Orixás se manifestam energeticamente com mais intensidade e, também, porque vamos buscar e nos harmonizar com as forças ali reinantes, sustentadoras de toda a forma de vida planetária; atraindo ainda forças do universo para complementar tais vibrações já existentes em nosso Planeta, unindo assim, poderosas forças divinizadas existentes nos planos espirituais.
15. A Umbanda crê na existência da comunicação mediúnica por meio de medianeiros preparados para tal tarefa, em trabalhos caritativos, em atendimentos fraternos dos Guias Espirituais.

16. A UMBANDA prima pela simplicidade de seus rituais, o que permite a dedicação integral do tempo das sessões ao atendimento fraterno dos que a ela recorrem.

17. Nos atendimentos fraternos está o cerne do assistencialismo da UMBANDA, sempre de forma caritativa.

18. UMBANDA é sinônimo de prática religiosa e caritativa, não se coadunando com cobranças abusivas. Não faz parte de seus fundamentos a retribuição financeira pelos atendimentos fraternos ou pelos passes realizados. Contudo, é lícito, quando necessário para sustentação, manutenção e desenvolvimento dos Templos, assim como, para proporcionar conforto e bem- estar a seus frequentadores, o chamamento dos médiuns e das pessoas que frequentam o Templo para contribuírem para esses fins. Todavia, a contribuição far-se-á conforme o critério de cada Templo, mas de uma forma moderada e ajustada às necessidades, sem que haja discriminação ou preconceito para com aqueles que não possam contribuir.

19. No caso específico de sacerdotes/sacerdotisas umbandistas que passaram a dedicar-se integralmente ao Culto, em determinadas situações e regiões, cobrando nomeadamente por suas consultas, as sessões (giras) devem continuar públicas e abertas, onde é facultada a solicitação de contribuições voluntárias aos membros e assistidos.

20. A UMBANDA possui sacramentos e ritos próprios, tais como: o batismo, o casamento e o fúnebre.

21. Os principais ritos da UMBANDA são realizados por meio de orações, pontos cantados, que podem ser ritmados através de instrumentos musicais.

22. A UMBANDA realiza sessões e trabalhos de limpeza espiritual e energética denominados de descarrego, assim como o de aconselhamento e tratamento espiritual, que visam o bem-estar e o desenvolvimento espiritual, consciencial, emocional e moral do indivíduo. Nesses trabalhos são utilizados o passe energético, o uso ritualístico do tabaco e dos elementos vegetais, designadamente, em DEFUMAÇÕES, em BANHOS e ou AMACIS. A Umbanda ainda se utiliza de componentes minerais, tais como: pedras, cristais, metais e a PEMBA, que são elementos condensadores de energia, como também, da energia essencial dos quatro elementos básicos da natureza.

23. A UMBANDA recorre às orações, descarregos, desobsessões, ou, se preciso for, às oferendas de flores, bebidas, frutos, sucos, chás, alimentos, incensos e velas. A oferenda, além de operação espiritual/vibracional, é também uma reverência espontânea aos Sagrados Orixás e é recomendada a sua prática aos seus fiéis. Visto que entendemos que esses elementos possuem elevadas vibrações energéticas que podem ser manipuladas espiritualmente em beneficio de algo ou alguém. Entendemos também que um dos objetivos da Umbanda é o de elevar e sublimar o espírito e seus iniciados e assistidos pela ética de Cristo.

PRINCÍPIO DE IGUALDADE

24. A UMBANDA defende a todos um tratamento digno e igualitário, pois ninguém pode ser privilegiado, favorecido, prejudicado, discriminado, privado de direitos ou dispensado de deveres em razão de ascendência, descendência, sexo, orientação sexual, cor, etnia, raça, idade, língua, religião, descrença religiosa, grau de instrução, condição econômicae social, território de origem, convicção política, ideológicae filosófica.

DIREITO À VIDA

25. A religião de UMBANDA defende que a vida humana é inviolável.

26. Não é admissível para a UMBANDA a pena de morte.

SUICIDIO / EUTANÁSIA / DISTANASIA / HOMICIDIO

27. A UMBANDA, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do Carma e aprendizados importantes ao espírito.

28. A UMBANDA defende que ninguém tem o direito de abreviar voluntariamente a sua vida pelo suicídio.

29. Só o Criador, através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência, sabe o momento do desenlace carnal de qualquer individuo.

30. Assim, mesmo no caso em que a morte é inevitável e a pessoa esteja em situação de sofrimento, a Eutanásia ativa praticada por pessoas, mesmo que com motivação altruística é compreendida pela UMBANDA como a falta de resignação e de submissão à vontade do Divino Criador.

31. A DISTANÁSIA que é prolongamento da vida por tratamentos extraordinários e a ORTOTANÁSIA, que é a decisão de não se submeter a tais tratamentos considerados paliativos, do ponto de vista clínico, legal e espiritual, não ferem o conceito religioso de Umbanda porque o paciente é livre para submeter-se ou não a tratamentos e cirurgias consideradas ou não de risco, e se o fizer, virá a falecer de causas naturais da evolução da doença, sem interferências de pessoas no processo do Criador.

32. Práticas que atentam contra a vida humana ou animal, não são aceitas pela Umbanda.

33. Porém, homicídio cometido em legítima defesa própria ou de terceiros, ou por erro não censurável, não acarreta ônus espirituais sobre tais fatos.

ABORTO


34. A UMBANDA é contra a prática do aborto considerado interrupção da gestação.

35. Na UMBANDA entende-se que a partir da concepçãoda vida pré-embrionária já existe um Espírito que anseia por sua evolução.

36. Os progenitores com ou sem auxílio deterceiras pessoas que provoquem o aborto por qualquer meio, e em todo período da gestação, cometerão uma transgressão à Lei de Deus, porque isso impede o espírito de passar pelas provas necessárias à sua evolução, necessitando do corpo em formação como seu instrumento.

37. Quando o nascimento da criança colocar em perigo a vida da mãe, é preferível, por bom senso e na forma da lei, manter a vida da genitora.

38. O aconselhamento direto com os Guias Espirituais é fundamental para que as ações se baseiem sempre na Espiritualidade e na particularidade de cada situação que envolva a formação e desenvolvimento de vida humana.

39. No caso de ocorrer ou ter ocorrido o aborto por decisão de qualquer natureza, a UMBANDA jamais condenará os envolvidos, ocupando-se, antes, em acolhe-los e prestar-lhes orientação e conforto espiritual.
DIREITO À INTEGRIDADE PESSOAL


40. A religião de UMBANDA defende que a integridade moral e física das pessoas é inviolável.

41. Ninguém pode ser submetido à tortura física ou mental, nem a maus tratos ou penas cruéis, degradantes ou desumanas.
PEDOFILIA / MAUS TRATOS
    
42. A UMBANDA não aceita qualquer forma ou ato que atente contra a integridade física e moral da criança e doadolescente, em especial os casos de pedofilia praticada por todo e qualquer meio, inclusive por internet, assim comoas condutas de maus tratos, defendendo que as leis já estabelecidas devam ser aplicadas, nomeadamente, a Convenção dos Direitos da Criança.

43. Pessoas que possuem desvio de conduta em relação às crianças e adolescentes podem estar obsediadas e necessitam de orientação espiritual e acompanhamento psicológico, além de se submeterem à aplicação das leis civis e criminais pertinentes.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

44. A UMBANDA não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para os Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas, Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Carta das Nações Unidas (O.N.U.), segundo os quais os direitos da pessoa humana devem ser preservados. No âmbito doméstico, a prática do respeito, aceitação das diferenças, e convivência de harmonia devem ser cultivados entre os familiares de todas as idades.
As relações sexuais, dentro e fora do casamento ou da união estável devem ser sempre consentidas pelas pessoas envolvidas, sendo que a UMBANDA condena qualquer ato sexual obtido mediante violência ou contra a vontade da pessoa.
PRECONCEITO ÉTNICO

45. A UMBANDA não aceita o preconceito étnico e racial. O preconceito racial é antes de tudo, uma demonstração de atraso espiritual e desconhecimento das Leis Divinas. Aquele que diminui ou persegue o irmão pela cor da pele ou por qualquer outra característica étnica, viola a regra de ouro presente nas mais diversas tradições espirituais e religiosas: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO”.
ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO

46. NA UMBANDA todo ser humano é visto como irmão (ã) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual e identidade de gênero. Assim, a religião entende e acolhe espíritos, e não o gênero ou a sexualidade. Discriminação e preconceito não são ensinados pelo nossos Guias, posto que a Umbanda acolhe a todos. Desta forma, é fundamental respeitarmos a condição de cada indivíduo: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, transexualidade e intersexualidade são questões de foro íntimo e pessoal.
O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE E NA UMBANDA

47. A UMBANDA defende o direito de igualdade, sendo que a mulher deve ocupar qualquer posição na sociedade e no mercado de trabalho, com o mesmo tratamento, conforme o vertido na Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

48. As mulheres na UMBANDA estão em todos os níveis hierárquicos da religião, inclusive na CURIMBA, não apenas no canto, mas também no toque.
CRIANÇAS NA UMBANDA

49. NA UMBANDA todas as decisões que digam respeito às crianças devem ter em conta o seu melhor interesse consideradas suas peculiaridades de pessoa em desenvolvimento, em harmonia com o estipulado na Convenção dos Direitos da Criança.
50. A UMBANDA reconhece que a presença das crianças nas sessões é um processo importante na sua própria formação espiritual, assim como para sua educação e assistência religiosas.

51. A UMBANDA garante às crianças, o direito de conhecer segundo os preceitos da religião, a mensagem universal da JESUS, sincretizado com OXALÁ, com sua magnitude em DEUS e nos ORIXÁS, através do atendimento mediúnico, do batizado, passes e desenvolvimento. Promovendo o respaldo moral, físico e espiritual contra todas as formas de violência.

52. A UMBANDA incentiva a criança para que reconheça desde cedo sua importância, valor e caráter, concedendo-lhe o direito de livre escolha condizente à sua pureza e maturidade às nossas crenças, garantido sempre o seu amparo. É admissível e reconhecido a prática da Evangelização Infantil, a fim de instruir crianças e adolescentes em condutas morais e éticas, além de proporcionar aulas educativas a respeito da umbanda e as culturas afro existentes.
         
IDOSOS NA UMBANDA
53. A UMBANDA defende que os idosos devem ter acesso aos recursos educativos, culturais, recreativos e espirituais da sociedade.

54. Os idosos devem ser tratados de forma justa, independentemente de sua idade, não podendo ser privados do acolhimento dentro da religião e do desenvolvimento mediúnico.

55. A UMBANDA preconiza o respeito, o amparo e a assistência aos idosos, no âmbito familiar e social, com base no amor, na caridade, no reconhecimento e na legislação em vigor, em especial nos Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas.
DEFICIENTES

56. NA UMBANDA, nenhuma pessoa portadora de deficiência congênita ou adquirida, seja de natureza física, sensorial ou intelectual é privada de acolhimento ou desenvolvimento mediúnico.

57. A UMBANDA compreende que as deficiências se restringem à carne e não ao espírito, portanto, as limitações do corpo material se tornam nulas, mediante a nossa fé e o Plano Espiritual. Porquanto, como disseminadores de amor ao próximo, não nos cabe desmerecer ou restringir quaisquer que sejam as condições físicas, mentais ou psicológicas de um irmão, pois somos livres de julgamentos e permitimos que todos aqueles que buscam a doutrina umbandista sejam tratados com igualdade e respeito.

58. Aos dirigentes de Templos de Federações pede-se privilegiar a acessibilidade, conforme a caridade, o bom senso e as leis vigentes, designadamente, a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Em âmbito internacional segue a Carta das Nações Unidas, que reconhece a dignidade e valor inerentes e os direitos iguais e inalienáveis.

ÁLCOÓLATRAS E TOXICÔMANOS
59. Todos que recorrem aos Terreiros de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico e o alcóolatra devem ser tratados sem preconceito e discriminação, tendo total assistência por parte da Umbanda.

60. A UMBANDA respeita a vontade e o livre arbítrio do indivíduo de buscar e aceitar o tratamento espiritual. Nos tratamentos devem ser observados e respeitados o lado psicológico, a dependência química e a atenção espiritual deve ser fornecida para o dependente e sua família.
CASAMENTO

61. A UMBANDA defende que o casamento deve dar-se por amor e livre arbítrio, onde o casal é orientado e acolhido também espiritualmente. Independentemente, da orientação sexual, etnia, instrução, condição social e religião.

62. Na visão umbandista é irrelevante a heterossexualidade, a homossexualidade, bissexualidade, a transexualidade e a intersexualidade,ou se um dos consortes não professar a religião umbandista. Reservamos a todos, direitos iguais de matrimônio, respeitando a orientação sexual de cada um.

63. A UMBANDA compreende que o casamento religioso funciona como base espiritual para a família e tanto o corpo mediúnico quanto a assistência, têm o direito a este sacramento.

64. NA UMBANDA, o matrimônio também é assegurado como direito àqueles que já se divorciaram.

DIVÓRCIO
65. Os Conselheiros Espirituais Umbandistas não incentivam o divórcio. Porém, não compactuam com relacionamento aparentemente feliz, mas com espírito abalado pelo ódio, pelo sofrimento, pelo desrespeito, pela falta de amor que, por muitas vezes, pode causar riscos à integridade física, moral e espiritual de um dos cônjuges ou ao casal, e por consequência, traumatizar familiares, filhos e amigos.

66. O casamento indissolúvel é criação humana, por dogmas religiosos e/ou de ordem social e econômica. Na UMBANDA, acredita-se que o carma do casal pode ser breve ou durar uma vida inteira, de acordo com o que sua própria missão espiritual determina, e não se impõe uma convivência de infelicidade ou violênciadoméstica e sexual.
ADOÇÃO
67. O posicionamento da UMBANDA não é apenas favorável, mas também incentivador à
adoção.

68. O acolhimento físico, moral e espiritual do adotado, sempre levando em consideração as condições dos pais, é o de respeito, carinho, amor e proteção para o resgate da criança e do adolescente e sua inserção nos princípios de cidadania, favorecendo-o a ser consciente de suas responsabilidades e voltado para a prática do bem. Esse ser humano, bem como aqueles que serão seus pais, precisam da compreensão de sua condição humana e espiritual, devendo exercer a criação e educação do adotado segundo os preceitos da dignidade humana, paternidade responsável e do planejamento familiar, como determina a Convenção dos Direitos da Criança.

69. Acreditamos no mesmo direito por parte de pais e mães heterossexuais, homossexuais,
bissexuais, transexuais e intersexuais, pois a amplitude desse ato não se reserva à condição sexual ou de gênero e, sim, ao resgate cármico em condições tanto materiais quanto emocionais para a educação da criança e do adolescente.

PRESERVATIVOS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

70. A UMBANDA apoia o uso de preservativos e métodos contraceptivos, como meios de proteção contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e prevenção de gravidez indesejada. Cada qual deve saber e escolher o momento de gerar um novo ser, que necessitará de amor, compreensão, educação, orientação e discernimento ao longo de sua vida. Nesse sentido, o uso de métodos contraceptivos é um modo de proteger a vida.

71. O uso de contraceptivo é aceito pela religião da UMBANDA, pois respeita o livre arbítrio, o controle de natalidade e o planejamento familiar.
DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

72. A Doutrina UMBANDISTA vê com bons olhos a doação de órgãos, em vida e depois da morte, nos limites da legislação vigente em cada país.

73. A UMBANDA defende mesmo que a separação entre o espírito e o corpo físico não se tenha completado, como nos casos de morte cerebral, deste modo a Espiritualidade dispõe de recursos para impedir impressões penosas e sofrimentos ao espírito doador.

74. A doação de órgãos não é contrária às leis da Natureza, porque beneficia outras pessoas e o próprio espírito do doador em sua evolução espiritual e, além disso, é uma oportunidade para que se desenvolvam os conhecimentos científicos no plano material, colocando-os à serviço de vários necessitados.

75. O mesmo se dá em relação à doação de sangue, medula e qualquer tecido orgânico que venha proporcionar ajuda ao semelhante. A UMBANDA, assim como qualquer religião, necessita incentivar a prática de doação para amparar milhões de irmãos necessitados pelo mundo.
CREMAÇÃO
76. A UMBANDA não rejeita a cremação.

76. A CREMAÇÃO é legítima para todos aqueles que a desejam, desde que haja um período de, pelo menos,

77 horas de expectação para a ocorrência em qualquer forno crematório, o que poderá verificar-se com o depósito de despojos humanos em ambiente frio. Esse período é necessário, pois existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espírito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o tônus vital, nas primeiras horas sequentes ao desenlace, em vista os fluídos orgânicos que o Espírito ainda solicita para as sensações da existência material.

78. O sepultamento ou a cremação nada mais representam para o espírito, que a desagregação mais lenta ou mais rápida das estruturas entretecidas em agentes físicos, das quais se libertou.

CANDIDATOS À POLITICA NA UMBANDA
79. A UMBANDA chama a atenção para o pensamento sobre a política pública participativa. É relevante a construção de organização política, pois só assim, conquistaremos o que é de direito de qualquer cidadão que professa sua fé.

80. A participação do religioso deve ser incentivada através da consciência de institucionalizarmos nossos ideais.

81. Os representantes públicos necessitam comprometer-se com a comunidade religiosa a qual está inserido; deixando seu gabinete aberto para todos os projetos que visam o coletivo religioso.

LIVRE ARBÍTRIO:

82 – A umbanda, com sua plenitude, assegura aos indivíduos a sua liberdade e felicidade, não compactuando com a ideologia de “acorrentar” filhos de fé ou adeptos em detrimento da casa.

83 – Além disso, não compactua/comunga com o emprego de ameaças e violências psicológicas ou morais para garantir o narrado no tópico anterior.

84 – Umbanda preza pela liberdade individual e o direito de “Ir e Vir” dos adeptos, não
interferindo no livre arbítrio dos indivíduos, sendo este, uma das leis divinas de nossa religião e da própria espiritualidade. Também não exerce qualquer tipo de violência (moral e psicológica),
falseando verdades sobre a liturgia umbandista para restringir o direito de escolha de seus fieis.

85 - A Umbanda aceita os estudos teológicos desde que respeite todas as vertentes a ela atribuída, sem ações tendenciosas que crie conflitos sobre a diversidade existente em seus estudos. Do ponto de vista acadêmico de historiadores e antoprólogos entende-se que a absorção do documento Carta Magna de Umbanda é de fundamental importância. A Umbanda por sua miscigenação e pluralidade de interpretações não pode estar presa a ideologias que não coadunam com o respeito aos itens 1- 2-11-12-13 e 14, onde demonstra uma diversidade interpretativa de sua origem e jamais se fixando em um conceito fechado, mas respeitando a todas as formas de entendimento. Ação ÚNICA desta religião que não se compara a nenhuma outra existente, portanto deve ser classificada por antropólogos por este olhar peculiar da religião de Umbanda que demonstra ser uma grande síntese universal.

******* Vocabulário ******* :
REFORMA ÍNTIMA: é o processo de elevação da consciência e da condição de um ser humano. É um processo de auto melhoramento, tanto a nível pessoal quanto social.
RITUAL RELIGIOSO: que visa a limpeza energética e espiritual de um beneficiário, visto que a Umbanda entende que tal como o nosso corpo físico pode ficar carregado de sujidade, nossa componente espiritual, astral e energética também, necessita de uma ação de higienização.
AMACI: é o principal ritual litúrgico da UMBANDA e possui várias finalidades dentro da mesma que vai de uma simples limpeza no ORI/COROA/CHAKRA CORONÁRIO a estabelecer, energizar ou fixar uma força espiritual sobre o mesmo.
ELEMENTO CALCÁRIO: que possui fundamentos litúrgicos e mágicos dentro da religião.
DESOBSESSÃO: é um tratamento espiritual de pessoas que estejam sofrendo de forma prejudicial interferência de espíritos negativos que são encaminhados à esferas de tratamento.

Tira Dúvidas nº 132

AB Responde | QUAL A DIFERENÇA ENTRE CRUZAR E CONSAGRAR?

                                               Apresentação do Curso

              Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi

Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Este curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê é um aprendizado para sua vida e irá transformar
seu conhecimento perante este mistério de Deus.

De forma simples e natural repassarei a todos um estudo e dedicação a este Pai Orixá , de
15 anos de pesquisa com muita reverência e respeito em ser uma humilde serva e
instrumento do Orixá Pai Obaluaiê, que atua em nossas vidas muito mais do que compor
somente a coroa(Ori), este Orixá atua todo o tempo e o tempo todo, sendo a própria
evolução Divina.

Senhor Pai da Misericórdia e Caridade na mais pura essência Transformadora.
Este Pai Orixá curou as minhas doenças físicas e espirituais e principalmente tem
transformado minha reforma intima, reforma esta que so esta começando...

Meus respeitos aos Ancestrais, mais velhos e Anciões mantenedores do saber Sagrado e
Oculto.
Me curvo diante dos mestres e sábios, gratidão

Atôtô meu Pai Obaluaiê!!!!


                                                    Objetivos do Curso

O Objetivo deste curso é a prática simples da caridade, reverência e conhecimento em
poder ativar o portal ; atuar como instrumento da Divindade de Deus em que intitulamos
como Pai Obaluaiê.

Será um aprendizado único e transformador em sua vida.
Obaluaiê manifesta-se nos campos (estado)
Obaluaiê vibra nos ossos (forma)
Obaluaiê é cultuado na terra (campos limpos, cemitério).

                                                      Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

                                        Ir r a d ia ç õ e s d a E v o lu ç ã o

Olorum tudo cria e tudo gera. Na sua criação está sua estabilidade e nos seres está Sua
mobilidade ou evolução incessante.
Estabilidade e evolução, eis a sexta irradiação divina, que está em tudo e todos porque é
uma qualidade do Divino Criador.
Essa sua qualidade, sua estabilidade, proporciona o meio ideal para os seres viverem, e na
sua mobilidade gera os recursos para que evoluam.

                                                      Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Sem estabilidade um ser não evolui, pois tem que tê-la em todos os aspectos da sua vida.
Então, Olorum gerou nessa sua qualidade uma divindade dual ou de dupla qualidade,
tornando-a em si mesma essa as qualidades estabilizadora e evolutiva.E surge Obaluaiê,
Orixá que, por suas duas qualidades divinas, rege a evolução dos seres.
Mas essa dupla qualidade esta na própria gênese, pois sem estabilidade nada se sustenta
e sem transmutação tudo fica paralisado.
Obaluaiê é a dupla qualidade que tanto sustenta cada coisa no seu lugar como conduz
cada uma a ele.
Ele está no próprio Universo, pois é a estabilidade que sustenta cada corpo celeste no seu
devido lugar, como é o movimento da mecânica celeste, que mantém todos os corpos em
movimento contínuo. Por isso Obaluaiê é passivo na sua qualidade estabilizadora e ativo
na sua qualidade mobilizadora e transmutadora.
Obaluaiê não é Omulu, pois este Orixá paralisa os processos genéticos ou a vida dos
seres desequilibrados.

Bem, retomando nosso comentário, o fato é que evoluir é crescer mentalmente, é passar
de um estagio para o outro , e ascender numa linha de vida forma contínua e estável. E
tudo isso Deus proporciona aos processos genéticos e aos seres.

Então surge Obaluaiê, divindade unigênita gerada dessa qualidade do Divino Criador, que o
torna em si mesmo a estabilidade e a mobilidade de tudo o que existe, seja animada ou
inanimada.
Então vemos surgir o Divino Orixá da evolução, que é essa qualidade dupla de Deus.
- Por que ela é a dupla?
Porque ela proporciona tanto a estabilidade quanto o movimento, condições
imprescindíveis á evolução da vida.

Obaluaiê está em todas as outras qualidades divinas como a estabilidade ou eternidade de
cada uma delas e como a mobilidade ou atuação delas em tudo o que existe.

Ele, por ter sido gerado nessa qualidade dual e por sê-la em si mesmo, também a gera de
si, fazendo surgir a hierarquia dos Orixás da Evolução, como gera de si, irradiando sua
qualidade a tudo e todos, despertando em cada um essa vontade irresistível de seguir
adiante, de alcançar um nível de vida superior, de chegar mais perto de Deus.

Sim, Obaluaiê, na sua irradiação aceleradora da vida, da evolução e dos processos
genéticos, desperta tudo isso nos seres.

Então ele não é só o Orixá da cura, mas também do bem-estar, da busca de dias
melhores, de melhores condições de vida, etc.

                                                     Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Na umbanda, Obaluaiê é evocado como senhor das almas, dos meios aceleradores de sua
evolução, e todos sentem uma calma e um bem-estar incrível quando um ser natural de

Obaluaiê baixa num médium e gira no templo, pois ele trás em si a estabilidade, a calmaria,
alem da vontade de avançar, de seguir adiante e de ir para mais perto de Deus.

É certo que, por ser uma divindade, nos auxilia em todos os sentidos. E se um povo da
África o cultuou como o “Deus” da varíola é porque ele cura, mesmo, os enfermos.
Essa natureza medicinal de Obaluaiê tem sido evocada na Umbanda e muitos têm sido
curados após clamarem por sua intervenção em favor dos enfermos.

Obaluaiê é, também, um Orixá curador. E a linha das almas ou corrente dos preto- velhos
é regida por ele, que podemos vislumbrar quando conversarmos com espíritos dessa
corrente: Eles nos transmitem paz, confiança e esperança, e quando deixamos, após
consultá-los, temos a impressão de que tudo se transformou e nos sentimos bem.
Obaluaiê gera de si, e os preto-velhos são os espíritos que captam dele suas irradiações,
tornando-se, também, irradiadores dessa qualidade divina que estabiliza e transmuta a vida
de quem os consultar.
A própria forma de os preto-velhos, incorporarem já é um reflexo dessa qualidade de
Obaluaiê, diante da qual todos se curvam, se aquietam e evoluem calmamente.
Sim, Obaluaiê é um Orixá terra-água.
- Terra = estabilidade
- Água = mobilidade
Observem que tudo isso acontece com a maioria dos espíritos sem consciência disso,
pois, como qualidades de Deus, Nanã e Obaluaiê realizam sem que saibamos que, ou
como, estão atuando sobre nós, sempre visando nosso bem-estar e nossa evolução
continua.
Resumidamente, definimos Obaluaiê e Nanã Buruquê assim:
- Obaluaiê, Orixá que rege a evolução dos seres e é o senhor das passagens dos estágios
e dos planos de vida.
- Nanã Buruquê, Orixá que rege sobre a evolução, decanta os seres de seus vícios e
desequilíbrios e os adormece, preparando-os para a reencarnação.

                                                 O r ix á O b a lu a iê

                                                     Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Obaluaiê é o Orixá que atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as
passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro.

O Orixá Obaluaiê é o regente do pólo magnético masculino da linha da evolução, que surge
a partir da projeção do Orixá essencial do Saber ou Orixá da Evolução.

O orixá da Evolução é um dos sete Orixás Essenciais que forma a Coroa Divina regente do
planeta e em sua projeção faz surgir, na Umbanda, a linha da Evolução, em cujo pólo
magnético positivo, masculino e irradiante está assentado o Orixá natural Obaluaiê, e em
cujo pólo magnético negativo, feminino e absorvente esta assentada a Orixá Nanã
Buruquê. Ambos são Orixás de magnetismo misto e cuidam das passagens e dos estágios
evolutivos.

Ambos são Orixás Terra-água (magneticamente falando). Obaluaiê é ativo no magnetismo
telúrico e passivo no aquático. Nanã é o contrário.Mas ambos atuam em total sintonia
vibratória, energética e magnética. E onde um age passivamente, o outro atua ativamente.

Nanã decanta os espíritos que irão reencarnar e Obaluaiê estabelece o cordão energético
que une o espírito ao corpo (feto), que será recebido no útero materno assim que alcançar o
desenvolvimento celular básico (órgãos físicos).

É o mistério “Obaluaiê” que reduz o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho
do corpo carnal alojado no útero materno. Nessa redução o espírito assume todas as
características e feições do seu novo corpo carnal, já formado.

Muitos associam o Divino Obaluaiê apenas com o Orixá curador, que ele realmente é, pois
cura mesmo! Mas Obaluaiê é muito mais do que já o descreveram. Ele é o “Senhor das
Passagens” de um plano para o outro, de uma dimensão para a outra, e mesmo do espírito
para a carne e vice-versa.

Obaluaiê é o senhor do axé, das passagens, ele é o único que abre tudo o que se
fechou e fecha tudo o que se abriu demais

                                         E v o lu ç ã o e R e g r e s s ã o

Muito se fala em evolução e regressão dos espíritos, mas pouco sabemos como realmente
elas acontecem

                                                 Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Um ser bondoso desenvolve um magnetismo positivo que atrai vibrações cada vez mais
sutis e elevadas. Já um ser maldoso desenvolve um magnetismo negativo que atrai
vibrações cada vez mais densas e baixas.

Acercando-nos de vibrações elevadas, atraímos a companhia de espíritos luzeiros. Já as
vibrações baixas só atraem espíritos obsessores, zombeteiros, vampirizadores, vingativos
e trevosos.

As vibrações estabelecem contatos com faixas vibratórias afins, assim como inundam o
ser com as energias das faixas as quais esta ligado magneticamente. As energias das
faixas ás quais está ligado magneticamente. As energias das faixas vibratórias positivas
ou luminosas são saturadas de fatores positivos dos mais diversos tipos. Já as energias
das faixas vibratórias negativas contem fatores negativos entre os quais um se destaca
porque tem por função bloquear as faculdades mentais dos seres que vivem nelas (fator
bloqueador).

Evolução - é a abertura de faculdades mentais (avanço racional e conscientizador)

Regressão - é o fechamento das faculdades mentais(retorno ao instivismo e á
emotividade).

Todos os seres são gerados por Deus com o mesmo potencial evolutivo e com as mesmas
possibilidades de regredirem caso não deem uso correto a este potencial

Só há um problema: caso alguém negative seu magnetismo mental por causa do mau uso
de suas faculdades, as energias que deixam de subir pelo seus canais condutores e
acumulam-se nos órgão geradores espirituais ou descem, perdendo-as para a terra , onde
são descarregadas. E, com isto acontecendo o resultado é a regressão porque as
faculdades começam a ser paralisadas pela interrupção do fluxo energético que as
alimentam a partir do próprio ser.

Nós sabemos que a inteligência é uma conquista adquirida com a própria evolução. Mas
muitas pessoas inteligentíssimas não sabem como direcioná-las por faltarem-lhes
faculdades totalmente aberta, pois desenvolvidas elas já haviam sido antes de encarnarem
pela primeira vez.

Saibam que todos já vivemos já vivemos nos planos da vida, anteriores ao nosso sexto
plano, e neles desenvolvemos nossas faculdades mentais, as quais a lei que rege a
encarnação adormece para que, pouco a pouco, elas despertem ordenadamente, enquanto
vivermos nossa evolução humana, que é sétupla, pois se fundamenta no desenvolvimento
harmônico dos sete sentidos da vida.

                                                          Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

O mau uso de uma faculdade, por alguém encarnado, implica um rompimento automático
da onda fatoral que o mantém ligado á Divindade responsável pela abertura mental dela. E
esse rompimento não só a fecha no mental de quem lhe deu o mau uso, como também
liga-o a um polo eletromagnético esgotador do negativismo surgido a partir do
desvirtuamento de uma faculdade.

Esses polos magnéticos negativos puxam os espíritos para seu nível vibratório, onde
esgotará, seu negativismo pela dor porque as energias ali existentes, ao serem absorvidas,
provocam reações doloridas no corpo energético, que sofre deformações acentuadas.

Agora, regressão mesmo é quando uma pessoa dá tanto mau uso ás suas faculdades, que
acontecem tantos fechamentos de faculdades que ela retorna ao instivismo primitivo ou ao
estagio inicial da evolução.

Caso alguém absorva esse fator negativo, negativar-se á em todos os sentidos, ai seu
magnetismo mental fechara suas faculdades e abrirá seus instintos básicos de
sobrevivência, emocionando-o tal ponto ate seu corpo energético regredira a uma forma
animalesca, pois estará absorvendo a parte negativa oposta de seu fator original, assim
como, dependendo da extensão de sua regressão, absorverá partes negativas de outros
fatores, assumindo uma aparência assustadora.

Estas aparências nada mais são que o resultado da absorção das partes negativas dos
fatores, destinados ás criaturas e as espécies inferiores.

Como fatores formam “ cadeias genéticas”, logo um ser negativado em todos os sentidos
começa a desenvolver órgãos análogos aos das criaturas. E aí surgem seres com cabeças
ou membros de animais ou com asas de rapina e cabeça de réptil, etc.., assustando quem
os vê.

Isto é regressão, pois as faculdades mentais foram fechadas e a absorção das partes
negativas dos fatores, destinados ás criaturas e as espécies inferiores.

Esses seres regridem realmente, pois daí em diante são movidos só pelo instinto, e isto é
diferente de que são aprisionados pela Lei maior em corpos que ele tem a forma de
animais.

Um caso é regressão, o outro é prisão.

Sim, porque a lei maior, por meio de seus agentes cósmicos(tronos negativos responsáveis
pela sua aplicação nas sombras), recorre a esta modalidade de prisão, na qual o ser sabe
que não é uma criatura, mas da qual não pode fugir, pois a vibração magnética que o
aprisionou na forma de u cão ou de uma serpente também o impede de reassumir
(Plasmar) sua antiga aparência humana ...ou natural.

Daí surgem as formas assustadoras, mas que não regrediram totalmente, pois mantiveram
suas faculdades abertas e conservaram suas inteligências aguçadíssimas.

                                                     Pai Obaluaiê

Curso Portal de Luz do Pai Obaluaiê | Por Mônica Berezutchi
Estudar em Casa | www.estudaremcasa.com.br

Isto é também regressão, mas só na aparência, já que a lei ainda vê nesses seres uma
possibilidade de retornarem suas evoluções. Mas, caso o negativismo continue aumentar,
esta forma plasmada assumira em definitivo a aparência do ser que ostenta, pois suas
faculdades começam a ser fechadas e ele começará a absorver as partes negativas dos
fatores destinados a criatura.

Com isso, fica claro que, se o espirito não morre, no entanto ele regride, pois fecham-se
suas faculdades mentais e abrem-se fontes geradoras de energias alimentadoras dos
instintos básicos ou de sobrevivência.

Já o inverso acontece com os seres(espíritos ou naturais) que se virtualizam cada vez
mais, pois mais e mais vão absorvendo as partes positivas dos fatores, que lhe vão
abrindo suas faculdades mentais e sutilizando seus corpos energéticos, chegando em
momento em que são só as luzes, irradiadas pelos seus mentais.

A abertura de faculdades proporciona aos seres mais entendimento, conhecimento,
sensibilidade, agilidade mental no raciocino e mais compreensão de Deus, desuas
Divindades e de toda a criação Divina, chegando a um ponto que se divinizam também.
Portanto, optem: Razão ou instintos, evolução ou regressão!

Centro de Iluminação Nosso Lar: Feliz Ano Novo

Centro de Iluminação Nosso Lar: Feliz Ano Novo: Regência de 2017 - Oxum e Oxóssi! Axé!

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...