segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Vale a pena recordarmos !



            VOCÁBULOS  NA UMBANDA

aGô = lICENÇA ( PEDIDO, bENÇÃO, SAUDAÇÃO )
ALGUIDAR= pRATOS, TIJELA DE BARRO DE DIVERSOS TAMANHOS )
ARUANDA= lOCAL ONDE OS ESPÍRITOS SE SITUAM
ATALAIA= sOB A PROTEÇÃO DE UMA ENTIDADE ESPIRITUAL
AXÉ= ENERGIA, FORÇA VITAL, BENÇÃO
BABALORIXÁ=  PAI DE SANTO
BABALAÔ=  PAI DE SANTO QUE PRESTOU TODOS ORÁCULOS
CAMATUê= CABEÇA DO CONSULENTE
CASUÁ= CASA , RESIDÊNCIA
CALUNGA + gRANDE = CIDADE DOS MORTOS, MAR
CALUNGA+ PEQUENA= CIDADE DOS MORTOS, CEMITÉRIO,
CAPA BRANCA= MÉDICO
CAPA PRETA= JUIZ
COITÉ= CÔCO CORTADO AO MEIO PARA INGERIR BEBIDA
CONGA= ALTAR, PEGI
EBÓ= QUALQUER OFERTA AOS ORIXÁS OU ENTIDADES
FUNDANGA= PÓLVORA PARA DESFAZER TRABALHOS NEGATIVOS OU LIMPEZA
HAMITÁ= FORTE NO PARAGUAI, RESISTêNCIA, cIDADE, oGUM
iAÔ = INCIANTE NA UMBANDA
IALORIXÁ=  MÃE DE SANTO
JUREMA= MESTRES QUE TRABALHAM NESSA ÁREA ( ERVEIROS )
LÓ= ADEUS
MACAIA= ERVAS DAS MATAS
MACUMBA= TAMBOR UTILIZADO EM DIVERSOS TERREIROS

Vamos Relembrar palavras dentro da Umbanda?



                             DICIONÁRIO DA UMBANDA

 

PARA VOCÊ QUE FREQUENTA UM CULTO UMBANDISTA E ÀS VEZES FICA PERDIDO,SEM ENTENDER O QUE A ENTIDADE DIZ,SEGUE AI ALGUMAS PALAVRAS QUE PODERÃO TE AJUDAR.
 
A

AGÔ
LICENÇA

AGODÔ OU OGODÔ
UMA QUALIDADE DE XANGÔ.

AGONJÚ OU AGANJU
UM DOS DOZE NOMES DE XANGÔ CONHECIDOS NO BRASIL.

ALGUIDAR
VASILHA DE BARRO ONDE SE COLOCA COMIDA VOTIVA.

AMALÁ
COMIDA DE SANTO. TAMBÉM SE DENOMINA A TODO RITUAL QUE O UMBANDISTA AO MANIPULAR ALIMENTO DEVE DISPENSAR ATENÇÃO, AMOR E ESPECIAL CARINHO, FAZENDO POR COMPLETO A HOMENAGEM AO ORIXÁ.

AMASSI OU AMACI
LÍQUIDO PREPARADO DE FOLHAS SAGRADAS, MACERADAS EM ÁGUA. É DESTINADO A BANHAR A CABEÇA DOS MÉDIUNS.

APARELHO
DESIGNA A PESSOA QUE SERVE DE SUPORTE 
PARA A “DESCIDA” DA ENTIDADE DO MÉDIUM.

ARUANDA
CÉU; LUGAR ONDE MORA OS ORIXÁS E AS ENTIDADES SUPERIORES.

ARUÊ
SALDAÇÃO A EXU (ARUÊ- EXU OU LAROIÊ EXU} - TERMO TAMBÉM USADO PARA ESPIRITOS DESENCARNADOS.

AXÉ
FORÇA INVISÍVEL, MÁGICA E SAGRADA.
 
B

BABÁ
TERMO QUE ENTRA EM GRANDE NÚMERO DE PALAVRAS, COM DIFERENTES SIGNIFICADOS. NO SENTIDO DE PAI, COMPÕE O NOME DE DIFERENTES SACERDOTES:BABALORIXÁ; BABAOJÊ; BABALAÔ; BABALOSSAIN; ETC. CHEFE FEMININO NOS TEMPLOS DE UMBANDA; TÍTULOS DE ORIXÁ NOS CANDOMBLÉS.

BABALAÔ
PAI DE SANTO (BABA, PAI; AÔ, COMPLETO, TUDO; "UM PAI PARA TUDO").

BABALORIXÁ
CHEFE MASCULINO DE TERREIRO; SACERDOTE DE CANDOMBLÉ; OU DE UMBANDA (A UMBANDA TAMBÉM O USA = BABALAÔ). DENOMINADO POPULARMENTE “PAI-DE-SANTO”, DIRIGE TANTO O CORPO ADMINISTRATIVO COMO O SACERDOTAL. ORIENTA A VIDA ESPIRITUAL DA COMUNIDADE RELIGIOSA.

BAIXAR
INCORPORAR

BAMBÁ
TEMÍVEL, VALENTE

BANDA
LUGAR DE ORIGEM DE ENTIDADE.

BURRO
TERMO USADO PELOS EXUS INCORPORADOS PARA DESIGNAR O MÉDIUM CALUNGA GRANDE: MAR; OCEANO.

C

CALUNGA PEQUENA
CEMITÉRIO

CAMBONO OU CAMBONE
AUXILIAR DE MÉDIUNS DE INCORPORAÇÃO E O SERVIDOR DOS ORIXÁS. AUXILIAR DE CULTO.

CANJIRA
LUGAR ONDE SÃO REALIZADOS ALGUMAS DANÇAS RELIGIOSAS.

CAPANGUEIRO
TERMO USADO NO SENTIDO DE COMPANHEIRO.

CARICÓ
TEMPLO, TERREIRO.

CARREGADO
PESSOA QUE ESTÁ COM MÁ VIBRAÇÕES ESPIRITUAIS, 
O QUE É DEMONSTRADO POR MAL-ESTAR, MEDO SEM CAUSA, ETC.
CARURUTO
CHARUTO.

CAVALO
PESSOA QUE SERVE DE SUPORTE PARA OS ORIXÁS OU ENTIDADES. É O MÉDIUM.

CAZUÁ
TERREIRO, TEMPLO, LOCAL

COITÉ
FRUTO DO COITEZEIRO - SECO OU PARTIDO COM O MEIO PINTADO POR DENTRO E POR FORA (CUIA). ALGUNS USAM COCO, OUTROS CABAÇA.

CONGÁ OU GONGÁ
A PALAVRA GONGÁ É DE ORIGEM BANTO E É UTILIZADA NO RITUAL DE UMBANDA PARA DENOMINAR O "ALTAR SAGRADO" EXISTENTE DENTRO DO TERREIRO. ESTE ALTAR, CONGÁ OU GONGÁ, COMO É CHAMADO, É COMPOSTO DE IMAGENS DE SANTOS CATÓLICOS, CABOCLOS, PRETOS-VELHOS E OUTRAS.

COMPADRE
DESIGNAÇÃO PARA EXU.

CURIAR
COMER OU BEBER

CURUMIM
DO TUPI KURUMÍ - MENINO.

CURIMAR
CANTAR.

CURIMBA
CONJUNTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DO TERREIRO. OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕE UMA CURIMBA PODE SER ATABAQUES, TAMBOR, AGOGÔS, CHOCALHOS, BERIMBAU, VIOLÕES, ETC. CURIMBA É A ORQUESTRA DE UM TERREIRO.

CURIMBAR
DANÇAR, CANTANDO

D

DAR FIRMEZA AO TERREIRO
RISCAR PONTO NA PORTEIRA, SOB O ALTAR, DEFUMAR, CANTAR PONTOS, ETC. SÃO FEITAS ANTES DE UMA SESSÃO, PARA AFASTAR OU IMPEDIR A ENTRADA DE MÁS INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS.

DAR PASSAGEM
ATO DO ORIXÁ OU GUIA DEIXAR O MÉDIUM PARA QUE OUTRA ENTIDADE NELE SE INCORPORE.

DAR PASSES
ATÉ DA ENTIDADE, ATRAVÉS DO MÉDIUM INCORPORADO, EMITIR VIBRAÇÕES QUE ANULEM AS MÁS INFLUÊNCIAS SOFRIDAS PELOS CLIENTES, ATRAVÉS DE FEITIÇO, OLHO GORDO, INVEJA, ETC. E QUE ABREM OS CAMINHOS.

DEMANDA
DESENTENDIMENTO

DESCARGA
AÇÃO DE AFASTAR DO CORPO DE ALGUÉM OU DE UM AMBIENTE, VIBRAÇÕES NEGATIVAS OU MALÉFICAS POR MEIO DE BANHOS, PASSES, DEFUMAÇÃO, QUEIMA OU PÓLVORA.

DESCARREGAR
LIVRAR ALGUÉM DE VIBRAÇÕES MALÉFICAS OU NEGATIVAS.

DESCER
ATO DE ORIXÁ OU ENTIDADE INCORPORAR.

DESENCARNAR
ATO DO ESPÍRITO DA PESSOA DEIXAR O CORPO – MORRER.

DESENVOLVIMENTO
APRENDIZADO DOS INICIADOS PARA MELHORIA DE SUA CAPACIDADE MEDIÚNICA; COM A FINALIDADE DE INCORPORAÇÃO DE ENTIDADES.
 
E
 
EGÚN
NOME GENÉRICO DOS ESPÍRITOS DOS MORTOS.
 
ENCOSTO
ESPÍRITO DE PESSOAS MORTAS. QUE SE JUNTA A UMA PESSOA VIVA, CONSCIENTEMENTE OU NÃO, PREJUDICANDO-A COM SUAS VIBRAÇÕES NEGATIVAS.

ENCRUZA
LOCAL ONDE HABITAM OS EXUS; É O CRUZAMENTO DOS CAMINHOS, VIAS FÉRREAS, RUAS, ETC.

ENDÁ
É COMO OS ANTIGOS CHAMAVAM OS BABALORIXÁS DE UMBANDA QUANDO VISITAVAM UM OUTRO TERREIRO E OS OGÃS PUXAVAM A CANTIGA:
SARAVA O ENDÁ
SARAVÁ OXALÁ A COROA DO BABÁ"

ENGIRA
O MESMO QUE GIRA – TRABALHO – SESSÃO.

ENGOMA
ATABAQUES.

ENTIDADES
SERES ESPIRITUAIS NA UMBANDA.

ESPÍRITO DE LUZ
ESPÍRITO MUITO DESENVOLVIDO, É SUPERIOR, É PURO.

ESPÍRITOS OBSESSORES
ESPÍRITOS SEM NENHUM DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, QUE SE APOSSAM
DAS PESSOAS, FAZENDO-AS SENTIREM DOENTES, PREJUDICANDO-AS EM TODOS OS SENTIDOS.

F

FALANGE
O MESMO QUE LEGIÃO, CONJUNTO DE SERES ESPIRITUAIS QUE TRABALHAM DENTRO DE UMA MESMA CORRENTE (LINHA). SUBDIVISÃO DAS LINHAS DE UMBANDA, CADA UMA COM SUAS FUNÇÕES DEFINIDAS E DIRIGIDAS POR UM “CHEFE” – ESPÍRITO SUPERIOR.

FECHAR A GIRA
ENCERRAR UMA SESSÃO OU UMA CERIMÔNIA EM
QUE TENHA HAVIDO FORMAÇÃO DE CORRENTE VIBRATÓRIA.

FILHO DE FÉ
DESIGNAÇÃO DO MÉDIUM INICIANTE OU NÃO.

FIRMAR
CONCENTRAR-SE PARA A INCORPORAÇÃO.
 
FIRMAR PORTEIRA
RISCAR A ENTRADA DO TEMPLO, UM PONTO ESPECIAL PARA PROTEGÊ-LO DE MÁS INFLUÊNCIAS OU FAZER DEFUMAÇÃO NA ENTRADA, FIRMAR = DAR SEGURANÇA.

FIRMAR ANJO DA GUARDA
FORTALECER POR MEIO DE RITUAIS ESPECIAIS E OFERENDAS DE COMIDA VOTIVAS E ORIXÁ PATRONO DO MÉDIUM.

FIRMAR PONTO
CANTAR COLETIVAMENTE O PONTO (CÂNTICO) DETERMINADO PELA ENTIDADE QUE VAI DIRIGIR OS TRABALHOS PARA CONSEGUIR UMA CONCENTRAÇÃO DA CORRENTE ESPIRITUAL.

FIRMEZA
O MESMO QUE SEGURANÇA, CONJUNTO DE OBJETOS COM FORÇA MÍSTICA (AXÉ); QUE ENTERRADOS NO CHÃO PROTEGEM UM TERREIRO E CONSTITUEM SUA BASE ESPIRITUAL.

FORÇA ESPIRITUAL
PODERES E CONHECIMENTO QUE UM MÉDIUM TEM QUANDO EM TRANSE E QUANDO AS ENTIDADES QUE O PROTEGE TÊM. GRANDE PODER, SÃO FORTES E IMPORTANTE NO MUNDO ASTRAL.

FUNDAMENTOS
LEIS DE UMBANDA, SUAS CRENÇAS.

FUNDANGA
PÓLVORA.

G

GANGA
A PALAVRA GANGA, NA REALIDADE "NGANGA" PALAVRA DE ORIGEM KIMBUNDO SIGNIFICA MÁGICO, FEITICEIRO OU VIDENTE... PARA OS ANGOLA-CONGOLENSES SERIA A DENOMINAÇÃO DO CHEFE SUPREMO, SERIA O MESMO QUE TATA OU O GRANDE ALUFÁ... ERA DENOMINADO COM ESSE NOME GANGA, OS CHEFES DOS ANTIGOS TERREIROS CABINDAS...

GIRA
SESSÃO RELIGIOSA, COM CÂNTICOS E DANÇAS PARA CULTUAR AS ENTIDADES ESPIRITUAIS. GUIA: COLAR RITUALÍSTICO ESPECIAL PARA CADA ENTIDADE. ENTIDADE ESPIRITUAL, ESPÍRITO SUPERIOR. ALGUNS SÃO O GUIA PROTETOR DO TEMPLO, OUTROS DO MÉDIUM. GERALMENTE O GUIA DO TERREIRO INCORPORA NO DIRIGENTE ESPIRITUAL DO TEMPLO.

GUIA DE CABEÇA
ORIXÁ OU ENTIDADE PRINCIPAL DO MÉDIUM, SEU PROTETOR.

GUIA DE FRENTE
O MESMO QUE GUIA DE CABEÇA.

H
 
HOMEM DAS ENCRUZILHADAS
EXU.

HOMEM DE RUA
EXU.

HUMAITÁ
RELATIVO A OGUM, SUA MORADA.
 
I
 
INCORPORAR
ENTRAR EM TRANSE “RECEBER” A ENTIDADE.

J

JACUTÁ
DENOMINAÇÃO DE ALTAR. CASA DO SANTO.
NO CANDOMBLÉ É UM TÍTULO DADO A XANGÔ QUE SIGNIFICA "LUTAR COM AS PEDRAS".... ESSE NOME TBM SE REFERE AO 5º DIA DA SEMANA IORUBÁ, NO QUAL XANGÔ É CULTUADO...

JUNTÓ OU AJUNTÓ
CONJUNTO DE FORÇAS DOS ORIXÁS.

JUREMÁ
NA UMBANDA OS CABOCLOS VEM DE ARUANDA, NO CATIMBÓ ELES VEM DO JUREMÁ.
O JUREMÁ COMO NO NOSSO MUNDO REAL, É COMPOSTO DE ALDEIAS, CIDADES E ESTADOS OU REINADOS. NESTES ESTADOS E CIDADES MORAM OS ENCANTADOS, MESTRES E CABOCLOS. A JUREMA É A CIDADE, O LUGAR, DESSE MUNDO ESPIRITUAL.

K

KANZUÁ, CANZOÁ, CANZUÁ
VEM DO KIMBUNDO E SIGNIFICA LITERALMENTE CABANA (CABANINHA)... MAS AQUI NO BRASIL É UMA PALAVRA QUE QUER DIZER TERREIRO, SALÃO, ONDE SÃO REALIZADAS AS CERIMÔNIAS, RITUAIS AFRO-BRASILEIROS, GERALMENTE UTILIZADA EM TERREIROS BANTOS...

KARMA
É A CONSEQÜÊNCIA DE VIDAS PASSADAS, AS QUAIS DIRIGEM A PRESENTE E ORGANIZAM AS FUTURAS ENCARNAÇÕES.

L

LEGIÃO
EXERCÍCIO DE SERES ESPIRITUAIS, O MESMO QUE FALANGE. CONJUNTO DE SERES ESPIRITUAIS DE GRANDE EVOLUÇÃO, CONJUNTO DE ESPÍRITOS ELEMENTARES (EXUS) EM EVOLUÇÃO.

LEI DA UMBANDA
A CRENÇA DA UMBANDA E SEUS RITUAIS.

LINHA
FAIXA DE VIBRAÇÃO, DENTRO DA CORRENTE VIBRATÓRIA ESPIRITUAL. UM ORIXÁ TAMBÉM CHAMADO PROTETOR E QUE É CHEFE DOS SERES QUE VIBRAM E ATUAM NESSA FAIXA. CONJUNTO DE FALANGES E QUE SE SUBDIVIDE UMA FAIXA VIBRATÓRIA. CONJUNTO DE REPRESENTAÇÕES (CORPORAL, DANÇA, CORES, SÍMBOLOS) E RITUAIS (COMIDAS, BEBIDAS, DIA DA SEMANA), ETC.; DE CADA ORIXÁ OU ENTIDADE. CONJUNTO DE CERIMÔNIAS RITUAIS DE DETERMINADO TIPO. EX. LINHA DE UMBANDA, LINHA BRANCA, ETC.

LINHA CRUZADA
RITUAL COM INFLUÊNCIA DE DUAS OU MAIS PROCEDÊNCIAS. LINHA DAS ALMAS CORRENTE VIBRATÓRIA QUE CONGREGA OS ESPÍRITOS EVOLUÍDOS DE ANTIGOS ESCRAVOS AFRICANOS.

LINHA DE CURA
RITUAL QUE SE OCUPA MAIS COM A CURA FÍSICA E ESPIRITUAL DO ADEPTO.

LINHA DO ORIENTE
CONGREGA ESPÍRITOS QUE VIVERAM EM POVOS DO ORIENTE.


EM IORUBÁ SIGNIFICA PARTIR... NO CASO ESSE PARTIR TERIA UM SENTIDO DE DESINCORPORAR, IR PARA O ALÉM, SE REFERINDO MESMO A "CANTAR PRA SUBIR", O ATO DE O ORIXÁ OU ENTIDADE SUBIREM...


M

MACAIA
FOLHAS SAGRADAS. LOCAL DAS MATAS ONDE SE REÚNEM OS TERREIROS.

MACUMBA
ANTIGO INSTRUMENTO MUSICAL USADO OUTRORA NOS TERREIROS AFRO-BRASILEIROS. NOME QUE OS LEIGOS USAM PARA DENEGRIR A UMBANDA. NOME QUE OS LEIGOS USAM PARA DESIGNAR “DESPACHO” DE RUA (PEJORATIVO).

MALEIME
PEDIDO DE PERDÃO.

MANDINGA
FEITIÇO, ENCANTAMENTO, TAMBÉM PRAGA ROGADA EM VOZ ALTA.

MANIFESTAÇÃO
INCORPORAÇÃO, TRANSE MEDIÚNICO.

MARACÁ
DO TUPI MBARAKÁ - CHOCALHO USADO EM SOLENIDADES.

MARAFO
AGUARDENTE, TERMO MUITO USADO PELOS EXUS.

MATÉRIA
CORPO, PARTE MATERIAL DO HOMEM, A MAIS AFASTADA DA PUREZA ESPIRITUAL.

MÉDIUM
PESSOA QUE TEM A FACULDADE ESPECIAL DE SERVIR DE INTERMEDIÁRIO ENTRE O MUNDO FÍSICO E ESPIRITUAL. TERMO DO ESPIRITISMO, ADOTADO PELA UMBANDA.

MIRONGA
SEGREDO, MISTÉRIO.

O

0BÍ
FRUTO DE UMA PALMEIRA AFRICANA (COLA ACUMINATA, SCHOTT. & ENDL. – STER-CULIACEAE) ACLIMATADA NO BRASIL. USADA NO CANDOMBLÉ E NA UMBANDA, ONDE SERVE DE OFERENDA PARA OS ORIXÁS E É USADO NAS PRÁTICAS DIVINATÓRIAS , CORTADO EM PEDAÇOS.

OGÃ
NA UMBANDA, OS OGÃS SÃO NATURALMENTE E NORMALMENTE OS TOCADORES DE ATABAQUES.

OLORUM
ENTIDADE SUPREMA, FORÇA MAIOR, QUE ESTÁ ACIMA DE TODOS OS ORIXÁS (DEUS).

ORI
CABEÇA.

ORIXÁ DE CABEÇA
ORIXÁ PRINCIPAL DO MÉDIUM.

ORIXÁ DE FRENTE
O MESMO QUE ORIXÁ DE CABEÇA.

P

PATUÁ
AMULETO QUE SE LEVA PENDURADO AO PESCOÇO OU PREGADO NA ROUPA.
PA =ERRADICAR DOENÇAS, ANTÍDOTO, TU = PROPICIAR, WA = VIVER, EXISTIR (VIVER, SEM DOENÇAS).

PEMBAS
ESPÉCIE DE GIZ DE DIFERENTES CORES QUE É USADO PARA TRAÇAR DESENHOS MÁGICO-RELIGIOSOS E DE CARÁTER INVOCATÓRIO. E MAIS FREQÜENTEMENTE EMPREGADO NOS RITOS DE UMBANDA.

PERNA DE CALÇA
SIGNIFICADO HOMEM NA LINGUAGEM DE EXU E PRETOS VELHOS.

PITO
CACHIMBO (PRETOS-VELHOS).

PONTEIRO
PEQUENO PUNHAL UTILIZADO EM MAGIAS E DIVERSOS RITUAIS.

PONTO CANTADO
LETRA E MELODIA DE CÂNTICO SAGRADO, DIFERENTE PARA CADA ENTIDADE. É UMA PRECE EVOCATIVA CANTADA QUE TEM POR FINALIDADE ATRAIR AS ENTIDADES ESPIRITUAIS, HOMENAGEÁ-LAS. QUANDO CHEGAM E DESPEDI-LAS QUANDO DEVEM PARTIR. ASSIM OS PONTOS PODEM SER APENAS DE LOUVOR OU CANTADOS COM FINALIDADES RITUAIS DURANTE DETERMINADAS CERIMÔNIAS.

PONTO RISCADO
DESENHO FORMADO POR UM CONJUNTO DE SINAIS CABALÍSTICOS, QUE RISCADO COM PEMBA AJUDA A CHAMAR A ENTIDADE AO MUNDO TERRENO. QUANDO RISCADO PELO MÉDIUM INCORPORADO IDENTIFICA A ENTIDADE.

PORTEIRA
ENTRADA DO TEMPLO.

POVO DA ENCRUZA
EXUS.

POVO DE RUA
EXUS.

PRECEITO
DETERMINAÇÃO. PRESCRIÇÃO FEITA PARA SER CUMPRIDA PELOS FIÉIS.

PUXAR O PONTO
INICIAR UM CÂNTICO. É GERALMENTE FEITO POR UM OGÃ.
 

Q
 
QUEBRAR DEMANDA
É ANULAR, DESMANCHAR O EFEITO DE UM TRABALHO PARA PREJUDICAR OU PERTURBAR UMA PESSOA.

QUIUMBAS
ESPÍRITOS ATRASADÍSSIMOS, SÃO OBSESSORES. SÃO AINDA MISTIFICADORES, FAZENDO-SE PASSAR POR ESPÍRITOS MAIS ELEVADOS. CHAMADOS TAMBÉM “RABOS DE ENCRUZA”.

QUIZILA
TABU, IMPLICÂNCIA, INTERDIÇÃO, INDISPOSIÇÃO EM RELAÇÃO A ALGO OU ALGUÉM, CONJUNTO DE PROIBIÇÕES.

R

RISCAR PONTO
FAZER DESENHOS DE SINAIS CABALÍSTICOS QUE REPRESENTAM DETERMINADAS ENTIDADES ESPIRITUAIS E QUE POSSUEM PODERES DE CHAMAMENTO DAS MESMAS OU LHE SERVEM DE IDENTIFICAÇÃO.

RONKÓ
QUARTO ONDE ESTÃO OS ASSENTAMENTOS DOS ORIXÁS.

S

SAMBORE
TAMBÉM VEM DO CABULA E DO OMOLOKÔ = SAMBA = É PULAR COM ALEGRIA = MOMENTO DE GRANDE ENERGIA ONDE AS SAMBAS DO CABULA E DO OMOLOKÔ - PULAVAM COM ALEGRIA - SAMBORE, PEMBA DE ANGOLA - QUANDO RISCA O PONTO, CANTA O PONTO PARA A FIRMEZA DOS TRABALHOS.

SARABUMBA
SALVE, O MESMO QUE ARUÊ.

SINCRETISMO
FENÔMENO DE IDENTIFICAÇÃO DOS ORIXÁS COM OS SANTOS CATÓLICOS.

T

TRONQUEIRA
LOCAL DESTINADO À SER FEITA A SEGURANÇA PRIMEIRA DO TERREIRO E LOCALIZA-SE DE FRENTE PARA A RUA, DO LADO ESQUERDO DE QUEM ENTRA.

TUIA
O MESMO QUE FUNDANGO, PÓLVORA.

TUMBA
É UMA PALAVRA CONGO-ANGOLESA [KIMBUNDU] QUE SIGNIFICA PARENTE OU PESSOA ÍNTIMA.

V

VIRAR NO SANTO
ENTRAR EM TRANSE.

Z

ZAMBI (NZAMBI)
O DEUS SUPREMO.

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...