quarta-feira, 27 de março de 2019

Será que me enquadro nesse sentimento?

     
       Ego espiritual X relacionamentos 

No filme "Eu não sou seu guru", Tony Robbins disse mais ou menos assim:

Você pode ter força espiritual, meditar todos os dias e ser o melhor nisso, mas se não sabe se relacionar, não evoluiu nada. Essa é a mais pura verdade!

O que mais vemos por aí é uma galera grande se achando evoluído porque tem uma religião, porque faz caridade, porque faz Yoga, porque é vegetariano, porque medita...

O que nos faz crescer e evoluir são as nossas relações. São elas que nos mostram verdadeiramente quem somos.

De nada adianta fazer tudo isso, se ainda não sabemos nos relacionar e se não estivermos conscientes de que essa é a única forma de crescer.

Porque meditar é fácil! Frequentar casas espirituais também! Ser generoso dentro dos templos é mais fácil ainda! O difícil é trazer tudo isso pro dia a dia, nas relações. Porque nelas experimentamos intimidade, e na intimidade as nossas vulnerabilidades são expostas. 

É aí que mostramos mesmo quem somos. 
É aí que as nossas sombras aparecem. E é aí, no dia a dia das relações que podemos nos trabalhar para melhorar.

Nesse momento da intimidade, as mentiras que contamos pra nós e pro mundo, não se sustentam. Não tem meditação, Yoga, ou Espiritualidade que sustente as nossas mentiras.

É claro que tudo isso nos conduz a um lugar melhor de nós mesmos. É maravilhoso fazer tudo isso. Mas não basta! Todas essas coisas são parte do caminho, parte do caminhar. Todas essas formas de nos acessarmos fazem parte da teoria, mas a prática mesmo são os relacionamentos. 

Não basta meditar todo dia e se aborrecer constantemente com o(a) companheiro(a), ou com os filhos, ou com os pais.
Não basta se espiritualizar, fazer caridade e tratar mal o porteiro, o garçom, o caixa do supermercado.
E não basta achar que somos maravilhosos e seres elevados, se não conseguimos saber, de verdade, quem somos. 

Não adianta fazer de conta que está se aprofundando, quando na verdade o olhar só fica na superfície, colocando a responsabilidade de tudo nos outros. 
O nome que se dá a todas essas pegadinhas é Ego Espiritual. E o mundo tá cheio deles. Pessoas que até têm uma boa intenção de transformação, mas que na maioria das vezes não conseguem reconhecer seus erros, suas falhas e vão colocando as responsabilidades daquilo que não deu certo, no outro.

Então, é preciso estarmos atentos ao nosso ego espiritual. É preciso estarmos atentos a quem somos e o que lá no fundo desejamos.

É preciso reconhecer que se nos julgamos melhores e/ou mais evoluídos porque não comemos carne, porque produzimos menos lixo, porque andamos de bicicleta ou por qualquer outra coisa, tudo o que não somos é evoluídos. Porque seres evoluídos não se comparam e não competem. Eles são o que são, sabem disso e não precisam provar pra ninguém.

E se você descobriu que seu ego espiritual está gritando aí dentro, que bom! Fique feliz por estar se tornando consciente dele. Porque é só através dessa consciência que podemos melhorar.

Seja bem vindo ao mundo dos que são de verdade!!!

(Autor desconhecido)

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...