9 FILMES QUE TODO UMBANDISTA PRECISA ASSISTIR

Essa seleção não busca encerrar o assunto sobre filmes indicados para Umbandistas, mas são dicas de obras que falam sobre sobre espiritualidade, entidades de Umbanda, vida pós morte,Orixás dentre outros aspectos vivenciados pela crença Umbandista. Deixe nos comentários suas indicações de filmes para Umbandista assistir! #partiufilmedesabado
Besouro
Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.
Fonte: Povo de Axé
Chico Xavier
Filme brasileiro de 2010 dirigido por Daniel Filho, com roteiro de Marcos Bernstein baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior. Em 6 de maio de 2010, havia sido visto no cinema por três milhões de pessoas.
Cafundó
No filme estrelado por Lázaro Ramos, os diretores Clóvis Bueno e Paulo Betti ambientam o roteiro de vida de João de Camargo, religioso brasileiro, nascido escravo e conhecido por seus feitos milagrosos. Nhô João como era chamado, ficou conhecido por depositar sua fé em divindades de diferentes crenças. Para ele oferecer um canto à Oxalá e rezar à Ave-Maria era algo natural e desta forma, entendendo que a espiritualidade não se apega a limites humanos de crença, congregou centenas de fiéis em torno do que veio a se tornar praticamente sua própria religião.
João de Camargo propiciou um culto, que em muito podemos enxergar a prática de Umbanda. Com conversa com Exu, incorporação de Pombagira, Cafundó é um dos filmes que mais retratam as manifestações presentes também nos terreiros.
Santo Forte – documentário 
A produção de Eduardo Coutinho, conta a história de personagens reais e suas experiências na comunicação com a espiritualidade. Dentro da trama, encontramos vivências de pessoas que tiveram ou mantêm contato com entidades de Umbanda e a forma como cada uma dessas se relaciona com esse sagrado.
É um documentário para refletir sobre a concepção e relação que se estabelece com a espiritualidade popular, sincrética e brasileira.
Guardiões da Noite
Na batalha entre Luz e Escuridão, existem os seres que protegem a humanidade e outros que jogam suas pragas sobre os mesmos.
Mais de 1000 anos atrás, uma trégua foi feita entre Gesser, Lorde da Luz, e Zavulon, General da Escuridão. Eles concordaram que ninguém poderia ser forçado para o bem ou para o mal, as pessoas deveriam escolher livremente por elas mesmas. Para cumprir a trégua, cada lado estabeleceu suas forças do submundo; os soldados da luz seriam chamados de Guardiões da Noite, se assegurando que os Outros da Escuridão estavam obedecendo à trégua. Os soldados da Escuridão seriam chamados de Guardiões do Dia, para que fizessem o mesmo.
Mesmo que não cite e nem faça referência direta a entidades de Umbanda, o filme russo dirigido por Timur Bekmambetov e lançado em 2004 traz à tona muito do trabalho que acontece por intermédio dos Nossos Guardiões Exus.

A Chave Mestra
Caroline Ellis (Kate Hudson) é uma jovem que acompanha doentes terminais, com o objetivo de juntar dinheiro para poder cursar a escola de enfermagem. Em um de seus trabalhos ela aceita acompanhar um senhor inválido, Ben Devereaux (John Hurt), que mora com sua esposa Violet (Gena Rowlands) em um terreno isolado na cidade de Nova Orleans. O local é famoso pela quantidade de cerimônias místicas lá realizadas, mas Caroline não acredita nestas crendices. Ben sofreu um derrame recentemente, que o deixou praticamente paralisado e mudo.
Para que Caroline possa percorrer a casa à vontade, Violet lhe entrega uma chave mestra que abre todas as portas. Porém em suas andanças ela encontra uma porta escondida, localizada atrás de uma estante e no fundo do sótão. Caroline abre a porta com a chave mestra e lá encontra várias antiguidades, espelhos que foram retirados de todos os demais cômodos e ainda artefatos aparentemente ligados à prática de algum tipo de magia.
Fonte: Adoro Cinema

Pierre Fatumbi Verger: o mensageiro entre dois mundos 
Documentário sobre a vida e obra do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Narrada e apresentada por Gilberto Gil, a produção foi dirigida por Lula Buarque de Hollanda e mostra como, após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Pierre Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946. Foi onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin, na África, debruçando-se nas pesquisas sobre o Candomblé.
O mistério da Libélula
Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson) esteja tentando falar com ele do mundo dos mortos, usando para isso pacientes que estejam à beira da morte. Além disto, Joe passa a ser perseguido por estranhas e misteriosas libélulas, que o fazem se lembrar cada vez mais da falecida esposa.
Fonte: Adoro Cinema

Beleza Oculta 
Quando um bem-sucedido executivo da publicidade (Will Smith) de Nova York sofre uma grande tragédia, ele se isola de tudo. Enquanto seus preocupados amigos tentam desesperadamente se reconectar com ele, o executivo procura respostas do universo escrevendo cartas para o Amor, Tempo e Morte. Mas é somente quando suas ações trazem responsabilidades pessoais inesperadas que ele começa a entender como essas constantes se relacionam com uma história plenamente vivida, e como até a maior das perdas pode revelar momentos de descoberta e de beleza.

Texto: Júlia Pereira