quinta-feira, 20 de julho de 2017

Tira Dúvidas nº 188

OS MÉDIUNS FAZEM MILAGRES?

Puxa um Ponto | PONTOS DE OGUM (2)

minha tristeza dentro da umbanda

MINHA TRISTEZA DENTRO DA UMBANDA

nÃO DESEJO DITAR REGRAS, CONTRARIAR A NENHUM SEGMENTO DA UMBANDA, CONTRARIAR A NENHUM DIRIGENTE(A), SACERDOTE, E; MUITO MENOS DEMONSTRAR QUE SEJA UM MÉDIUM MAIS EVOLUÍDO, AO CONTRÁRIO, ME CONSIDERO SIM, UM PEQUENINO EMBORA COM MAIS DE 5 DÉCADAS DENTRO DESSA MARAVILHOSA RELIGIÃO; UM ETERNO APRENDIZ!

tODAVIA, POR TER NESTES LONGOS ANOS, PASSADO, VISITADO A INÚMEROS TERREIROS, CENTROS, TEMPLOS E, VENDO O QUE NARRAREI ABAIXO QUANDO HOJE, POSSUÍMOS INÚMEROS MEIOS DE CORRIGIR, NÃO PODERIA DEIXAR DE MENCIONAR A RAZÃO DE MINHA TRISTEZA:

sABEMOS QUE NOSSOS TERREIROS, CENTROS, TEMPLOS, POSSUEM SEUS DIRIGENTES (AS) , SEUS SACERDOTES(SAS) O QUE ANTERIORMENTE NÃO EXISTIA.

a UMBANDA, NUNCA IRÁ PARAR DE NOS SURPREENDER DEVIDO OS CONTATOS QUE TODOS MANTEMOS COM NOSSOS MENTORES, NOSSOS GUIAS, NOSSOS ORIXÁS .

MAS NÃO SE ENTENDE QUE HOJE EM DIA; AINDA ENCONTREMOS EM TERREIROS, EM CENTROS EM TEMPLOS, FALHAS QUE DEVERIAM SER CORRIGIDAS DE ACORDO COM CADA CASA, MAS QUE DIGAM RESPEITO AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UM MÉDIUM PRATICANTE:

mÉDIUNS QUE NÃO SABEM QUE A PRIMEIRA COISA PARA IR A UMA SESSÃO, DEVE SER SUA PREPARAÇÃO FÍSICA ( BANHOS ) , ISENÇÃO DE ALIMENTOS COMO A CARNE E OUTROS QUE A CASA DETERMINAR,
ISENÇÃO DE AÇÃO SEXUAL E PRINCIPALMENTE SE PREPARAR ESPIRITUALMENTE POR MEIO DE MEDITAÇÃO, LEITURAS, ORAÇÃO.

aO CHEGAR EM SEU TERREIRO, CENTRO, TEMPLO, DIRIGIR-SE AO ZELADOR QUE É A TRONQUEIRA ( CASA DOS EXÚS  E POMBAS GIRAS), SAUDANDO-OS, PEDINDO-OS QUE PROTEJA A TODOS QUE LÁ ESTARÃO, AOS TRABALHOS, QUE NÃO HAJA A INTERFERÊNCIA DE NADA QUE NÃO SEJA INTEGRADO AOS TRABALHOS.

qUE ANTES DE SE PREPARAR( TROCA DE ROUPAS ), NÃO SE ENVOLVAM COM ASSUNTOS QUE NÃO DIGAM RESPEITO À RELIGIOSIDADE COMO, POLÍTICAS, DOENÇAS, FUXICOS, RECLAMAÇÕES, RANCOR, ETC.

ADENTRANDO, NO TERREIRO SABER QUE DEVE PEDIR LICENÇA A TODOS QUE ALÍ ESTÃO PRESENTES ( SOLO SAGRADO ) E SAUDAR NO CONGÁ, BATENDO A CABEÇA PEDINDO AOS ORIXÁS, SEUS CABOCLOS, SEUS MENTORES, SEUS GUIAS EM GERAL, QUE O MEDIUM ESTÁ PRONTO PARA PODER  RECEBER AS INCORPORAÇÕES COM HUMILDADE E QUE VENHAM A TRAZER A CARIDADE PARA SÍ, SEUS FAMILIARES E A TODOS QUE LÁ SE SOCORREREM.

APÓS A DEFUMAÇÃO QUE É UMA LIMPEZA INICIAL DE CADA UM E  DE SUAS GUIAS,

CANTAR O PONTO SEM CONVERSAS. bATER A CABEÇA NO CHÃO, MOSTRANDO  SUA HUMILDADE E SE APRESENTANDO AOS SEUS ELOS DE SUA CORRENTE, SEM CONVERSAS, JÁ ESTANDO INTEGRADOS NA SESSÃO QUE ESTÁ INICIANDO.

AO ATENDER COMO INCORPORADO, SEJA CABOCLO, PRETO VELHO, ERES, 

JAMAIS COLOCAR SEUS CONSULENTES DE COSTAS PARAM O CONGÁ.  
nÃO JOGAR SUAS BAFORADAS DE CHARUTOS, CACHIMBO NAS FACES DOS CONSULENTES QUER SEJA POR FALTA DE SABER QUE MUITOS SÃO ALÉRGICOS  E POR QUE NÃO É  IMPRESCINDÍVEL  A  BAFORADA NO ROSTO DE QUALQUER UM.
INCLUSIVE CARACTERIZA UMA FALTA DE EDUCAÇÃO!

vÁRIOS MÉDIUNS ATENDEM DETERMINADAS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO COM ROUPAS ADEQUADAS ( BLUSAS COM DECOTES, BERMUDAS, MINI –SAIAS E, 
ALÉM DISSO INSISTEM QUE A(O) CONSULENTE INCORPORE UMA ENTIDADE.

oUTROS VEEM  OUTRO MÉDIUM COM UM OBSESSOR:

AO INVÉS DE IR TRATÁ-LO COM RESPEITO, MOSTRANDO-O ONDE ELE ESTÁ MESMO QUE POSSA NÃO ACREDITAR QUE SEJA UM OBSESSOR; GRITAM , O QUE FAZ COM QUE SE HOUVER MESMO UM OBSESSOR; CERTAMENTE IRÁ RETORNAR DE ONDE VEIO E PERDE-SE A POSSIBILIDADE DE SER INSTRUÍDO

cASO NÃO SENDO REALIDADE, A PESSOA EM SI, JAMAIS VOLTARÁ AO LOCAL POR TER SIDO DESTRATADA, ENVERGONHADA E ACREDITAR QUE É UM LUGAR ONDE HÁ REPRESSÃO  E NÃO AMOR, CARIDADE!

nÃO VOU COMENTAR SOBRE AS PECULARIEDADES QUE EXISTE EM DIVERSOS TERREIROS, CENTROS , TEMPLOS QUE PARTICIPEI.

VISITEI, A DE “ PANELINHAS”
PARA NÃO DIZER PRIVILEGIADOS POR DIRIGENTES, sACERDOTES, QUE FAZEM DESSAS PESSOAS DEMONSTRAR AOS DEMAIS DO CONJUNTO SEREM MELHORES, SEUS GUIAS SER DIFERENTES, MAIS FORTES, DESPREZANDO OS DEMAIS.

dURANTE AS CONSULTAS, VI MUITOS CONSULENTES SER ATENDIDOS COM DECOTES, BERMUDAS, COM JOIAS, RELÓGIOS, ÓCULOS, RAPAZES COM CAMISETAS ( SERÁ QUE ELES ENTRARIAM ASSIM NUMA iGREJA QUALQUER E SERIAM ATENDIDOS PELO pADRE OU pASTOR? ).

NORMALMENTE OS QUE NÃO ESTÃO INCORPORADOS  AO INVÉS DE ESTAR EM SILÊNCIO A DISPOSIÇÃO DOS INCORPORADOS; FICAM CONVERSANDO .

aO TERMINO DA SESSÃO, NÃO ENTENDEM QUE DEVERÃO PASSAR NOVAMENTE NA TRONQUEIRA  PARA AGRADECER AOS eXÚS E pOMBAS gIRAS PELA SESSÃO.

SOLICITAR-LHES QUE OS GUIE PARA SUAS RESIDÊNCIAS.  

sERÁ QUE SABEM OS GESTOS QUE DEVERÃO FAZER OU ACREDITAM QUE SOMENTE MENTALIZAR É O SUFICIENTE?

vOU PARAR POR AQUI POIS SÃO TANTAS FALHAS QUE PASSAM DESPERCEBIDAS, MAS QUE FAZ COM QUE UMA SESSÃO NÃO SEJA TÃO EFICIENTE COMO DEVERIA SER SE ESSES CUIDADOS FOSSEM PREVISTOS E REALIZADOS.

pOR ISSO É QUE ANTERIORMENTE JÁ EXISTIAM TODOS ESSAS FALHAS!

FICO TRISTE EM NOTAR QUE AO VISITAR OUTROS TERREIROS, HOJE EM DIA, COM TODOS MEIOS DE APRENDIZADO, EMBORA SEMPRE SEGUINDO OS PRECEITOS DE CADA TERREIRO, DE CADA TEMPLO;  ESTAMOS CAMINHANDO PARA QUE NOSSA uMBANDA SEJA REALMENTE RESPEITADA NÃO SOMENTE PELOS QUE LÁ VÃO PEDIR ALGO, MAS PRINCIPALMENTE POR CADA UM DE NÓS QUE NOS LIGAMOS A MEDIUNIDADE, POIS SEMPRE A VERDADE É E SERÁ” uMBANDA É coisa sériA “.

ace

Convite para se alegrar e ajudar ao Centro de Iluminação Nosso Lar !

   Centro de Iluminação Nosso Lar


Posted: 19 Jul 2017 08:30 AM PDT





Sábado - 22.07.2017 - 13:00

O Centro de Iluminação Nosso Lar vai preparar uma 

tarde incrível de sábado, com uma festa junina fora 

de época, deliciosos doces, salgados, bebidas, 

muita música e a brincadeira do bingo.

Participe dessa divertida reunião e concorra a 

prêmios no bingo.


É importante dizer que todo o valor arrecadado será 

aplicado em melhorias no espaço.

Não deixe de participar, traga sua família e seus 

amigos.


Contamos sempre com a colaboração de todos.

Convite aos Médiuns que participam da Casa !

Por um Bem Maior

Por um Bem Maior

De tempos em tempos os terreiros, os centros, as religiões de forma geral recebem algumas permissões e até obrigações para trabalharem determinados rituais a fim de promoverem um Bem Maior. Alguns envolve o contexto espiritual, outros o emocional, outros a fé e assim por diante na busca de transformarem o íntimo de seus fieis e de promoverem melhoras intensas, límpidas e vívidas devido a egrégora que se forma em torno de um ritual.
Rituais são gestos, palavras, formalidades, pensamentos e ações que estão ligados a alguma crença, religião ou costume popular que facilitam o acesso ao Sagrado, ao Transcendente. Também conecta o fiel com o que realmente lhe importa e com o verdadeiro sentido das coisas, além de ajudar nos ciclos da vida. Claro que nada acontece com o estalar dos dedos, não aqui para nós encarnados… Muitos detalhes precisam ser levados em conta, muita sustentação, muita permissão e muito, muito esforço de todos, principalmente dos participantes que na maioria das vezes sofrem as pressões do Baixo Astral dificultando alcançar o real objetivo: a Melhora.
Sim, os rituais obedecem algumas regras e é importante o esforço, o entendimento, assim como participar com consciência, vontade, fé e atenção (principalmente nas orientações) para que ele cumpra seu papel por completo.
Em Nossa Casa, daqui a poucos dias, vamos iniciar um ritual Cármico sem nenhuma pretensão de interferir no carma, mas com a forte intenção de promover melhoras nesse processo.
Sei que muitos de vocês são nossos amigos de longa data e que outros estão conosco em nossas giras assim já me ouviram falar rapidamente deste ritual, portanto vou aproveitar para pontuar alguns significados e sentidos, okkk… só esclareço e SALIENTO: o formato desse ritual que executamos em nossa Casa é formado e sustentado por NOSSA CASA. Entendam, cada casa, religião, grupo tem suas próprias formalidade e procedimentos. Não vale aqui JULGO DE VALOR!!!  Ou TENTAR COPIAR, pois qualquer ritual precisa ser sustentado pelo Astral Superior, precisa ter fundamentos e precisa seguir atos e conceitos próprios que o líder da comunidade conhece e adquiriu por seu grau e hierarquia, portanto, não deve ser inventado, copiado ou julgado.
Bom, nosso Ritual Cármico começa com uma Gira Espiritual específica e com a intenção de promover limpeza espiritual, a função é afastar espíritos negativos que estão envolvidos pelo sentimento de vingança. Um trabalho puxado e difícil, precisa haver muito foco, permissão e sustentação. Um respirar fundo certo de onde queremos e precisamos chegar.
No dia seguinte acontece a Queima do Carma, é um ritual muito forte que mexe demais com nossas emoções fazendo com que consigamos nos livras dos sentimentos ruins que nos amarram. Emoção pura versos Fé, Entrega e Certeza. Sim, sem esses três atributos não há fluidez nessa parte do ritual, portanto, esforço e leveza são as palavras chaves aqui.
E “termina” (entre muitas aspas) no terceiro dia com o Ritual aos Antepassados. Esse já entra na energia da gratidão, entendimento, amor, compreensão e principalmente, desapego. Com esses sentimentos verdadeiros baseados no agradecimento atraímos nossos ancestrais de forma agraciada e quebramos aqueles quadros repetitivos de nossas vidas, aqueles que não sabemos o porquê, mas se repetem em atos, pensamentos e historias de vidas, entendem?
E a busca de uma genética espiritual melhor, mais equilibrada e mais forte um resgate daquilo que há de melhor de nossos ancestrais. Nesse ritual nossos antepassados nos visitam, sentem nossa gratidão, nosso amor e nos abençoam para construirmos um futuro melhor. Divino! Eis uma boa palavra para representar esse ritual.
Também fazem parte banhos específicos de ervas, muita reza, muito compartilhar, muita colaboração… mesmo porque, não é fácil ou simples um ritual dessa magnitude.
Não tento a permissão de me prolongar mais… espero, com muita fé, que essas poucas palavras tragam sentidos e sentimentos mais profundos e íntegros diante desse ou qualquer outro ritual.
Na mesma potência, desejo que todos aqueles que se consideram ‘um fiel’, que o seja verdadeiramente e que ajudem, trabalhem, comunguem, lutem, vibrem e exerçam a bondade e a generosidade com suas Casas Santas e com seus líderes religiosos, pois esses labutam muito, muito e muito, por vocês e por um Bem Maior.
Axééé!!!
por Mãe Mônica CaraccioDe tempos em tempos os terreiros, os centros, as religiões de forma geral recebem algumas permissões e até obrigações para trabalharem determinados rituais a fim de promoverem um Bem Maior. Alguns envolve o contexto espiritual, outros o emocional, outros a fé e assim por diante na busca de transformarem o íntimo de seus fieis e de promoverem melhoras intensas, límpidas e vívidas devido a egrégora que se forma em torno de um ritual.
Rituais são gestos, palavras, formalidades, pensamentos e ações que estão ligados a alguma crença, religião ou costume popular que facilitam o acesso ao Sagrado, ao Transcendente. Também conecta o fiel com o que realmente lhe importa e com o verdadeiro sentido das coisas, além de ajudar nos ciclos da vida. Claro que nada acontece com o estalar dos dedos, não aqui para nós encarnados… Muitos detalhes precisam ser levados em conta, muita sustentação, muita permissão e muito, muito esforço de todos, principalmente dos participantes que na maioria das vezes sofrem as pressões do Baixo Astral dificultando alcançar o real objetivo: a Melhora.
Sim, os rituais obedecem algumas regras e é importante o esforço, o entendimento, assim como participar com consciência, vontade, fé e atenção (principalmente nas orientações) para que ele cumpra seu papel por completo.
Em Nossa Casa, daqui a poucos dias, vamos iniciar um ritual Cármico sem nenhuma pretensão de interferir no carma, mas com a forte intenção de promover melhoras nesse processo.
Sei que muitos de vocês são nossos amigos de longa data e que outros estão conosco em nossas giras assim já me ouviram falar rapidamente deste ritual, portanto vou aproveitar para pontuar alguns significados e sentidos, okkk… só esclareço e SALIENTO: o formato desse ritual que executamos em nossa Casa é formado e sustentado por NOSSA CASA. Entendam, cada casa, religião, grupo tem suas próprias formalidade e procedimentos. Não vale aqui JULGO DE VALOR!!!  Ou TENTAR COPIAR, pois qualquer ritual precisa ser sustentado pelo Astral Superior, precisa ter fundamentos e precisa seguir atos e conceitos próprios que o líder da comunidade conhece e adquiriu por seu grau e hierarquia, portanto, não deve ser inventado, copiado ou julgado.
Bom, nosso Ritual Cármico começa com uma Gira Espiritual específica e com a intenção de promover limpeza espiritual, a função é afastar espíritos negativos que estão envolvidos pelo sentimento de vingança. Um trabalho puxado e difícil, precisa haver muito foco, permissão e sustentação. Um respirar fundo certo de onde queremos e precisamos chegar.
No dia seguinte acontece a Queima do Carma, é um ritual muito forte que mexe demais com nossas emoções fazendo com que consigamos nos livras dos sentimentos ruins que nos amarram. Emoção pura versos Fé, Entrega e Certeza. Sim, sem esses três atributos não há fluidez nessa parte do ritual, portanto, esforço e leveza são as palavras chaves aqui.
E “termina” (entre muitas aspas) no terceiro dia com o Ritual aos Antepassados. Esse já entra na energia da gratidão, entendimento, amor, compreensão e principalmente, desapego. Com esses sentimentos verdadeiros baseados no agradecimento atraímos nossos ancestrais de forma agraciada e quebramos aqueles quadros repetitivos de nossas vidas, aqueles que não sabemos o porquê, mas se repetem em atos, pensamentos e historias de vidas, entendem?
E a busca de uma genética espiritual melhor, mais equilibrada e mais forte um resgate daquilo que há de melhor de nossos ancestrais. Nesse ritual nossos antepassados nos visitam, sentem nossa gratidão, nosso amor e nos abençoam para construirmos um futuro melhor. Divino! Eis uma boa palavra para representar esse ritual.
Também fazem parte banhos específicos de ervas, muita reza, muito compartilhar, muita colaboração… mesmo porque, não é fácil ou simples um ritual dessa magnitude.
Não tento a permissão de me prolongar mais… espero, com muita fé, que essas poucas palavras tragam sentidos e sentimentos mais profundos e íntegros diante desse ou qualquer outro ritual.
Na mesma potência, desejo que todos aqueles que se consideram ‘um fiel’, que o seja verdadeiramente e que ajudem, trabalhem, comunguem, lutem, vibrem e exerçam a bondade e a generosidade com suas Casas Santas e com seus líderes religiosos, pois esses labutam muito, muito e muito, por vocês e por um Bem Maior.
Axééé!!!
por Mãe Mônica Caraccio

ACADEMIA: Texto= Renovação da Umbanda Urbana contemporânea: Por Luan Rocha de Campos

Dear Antonio, You read the paper " Algumas observações em torno da renovação na Umbanda urbana contemporânea "...