quarta-feira, 22 de novembro de 2017

As energias do terreiro explicadas de forma didática


      PRÓXIMO DO SAGRADO

coracao






Axé a todos!!! Nossa Umbanda é Divina! Ela é ativa, vibrante, quente, leve, movimentadora, mágica, bela, simples, surpreendente e maravilhosamente poderosa!
Também posso afirmar que Ela é Sagrada e que graciosamente nos permite, em qualquer circunstância e em qualquer momento, estarmos próximos de seu Sagrado.
Para isso não precisamos de muito, precisamos de algumas chaves que nos permitam abrir as portas do transcendente.
São muitas essas chaves e estão soltas no tempo, no vento, no pensamento e no querer de nosso íntimo. Estão à disposição na terra, na água, na mata e na alma.
Uma dessas chaves são as oferendas ritualísticas que por séculos, fiéis de TODAS as religiões praticam.
A oferenda é a oferta, uma espécie de dádiva oferecida à(s) Divindade(s). É uma das formas que temos para demonstrar nossa gratidão e amor, é também o meio de nos aproximarmos, de sermos ouvidos de forma mais íntima e intensa.
Na Umbanda a oferenda ritual abre determinado campo da natureza, potencializa e aproxima a energia vegetal, telúrica, ígnea, eólica, entre outras, do médium e cria entre ele e o Orixá, regente desse campo, uma ligação, uma linha direta de comunicação por meio da qual poderá invocar as forças e os poderes da divindade.
Existem várias formas de oferendar, mas acredito que duas coisas são importantes: a quem oferendar e o que oferendar. Obviamente que essas duas questões não devem ser baseadas por deduções ou achismos. Entendo que necessitam de boa orientação, que o pai espiritual ou o Guia Espiritual deve nortear, guiar e cuidar para que tudo aconteça da melhor forma possível e da forma mais correta e sagrada.
***
DE MANEIRA BEM SIMPLES, ESCREVO SOBRE ALGUMAS DAS QUALIDADES DE ALGUNS ORIXÁS E O QUE ELES PODEM NOS PROPICIAR AOS OFERENDÁ-LOS:
OXALÁ corresponde à fé, à esperança, compaixão e perdão. É a paciência e a tolerância vivenciadas pela bondade do ser.
– OFERENDAMOS Oxalá quando necessitamos fortalecer ou despertar em nosso íntimo os sentimentos de fé, paciência, tolerância, perdão e compaixão. Quando precisamos colocar em nossas vidas mais esperança, bondade e compreensão.
OXUM corresponde ao equilíbrio emocional, à concórdia, à complacência, ao amor e à amorosidade. É a capacidade de conceder.
– OFERENDAMOS Oxum pedindo que Ela amoleça o nosso ou outros corações, a fim de se tornarem mais amorosos. Pedimos a Ela que estimule a união através dos sentimentos de amor puro e fraternal, favorecendo e gerando a prosperidade em todos os sentidos da vida.
OXÓSSI corresponde à saúde, à energia vital, ao equilíbrio fisiológico e mental.  Influencia nossa capacidade de expansão e expressão, e ainda nos permite uma mesa sempre farta e o gosto pelo convívio familiar.
– OFERENDAMOS Oxóssi para que cure nossos mentais desequilibrados e nos ajude no raciocínio consciente trazendo o conhecimento, o esclarecimento e a sabedoria em todos os sentidos da vida. Para que cure nossos corpos físico e astral através de suas ervas sagradas e para que nos ajude no sustento de nossa família, através do trabalho digno e seguro.
XANGÔ corresponde à capacidade de discernir, ao senso de justiça e de sabedoria. É o raciocínio concreto, metódico e a capacidade de determinar preservando a lealdade.
– OFERENDAMOS Xangô para buscar e pedir equilíbrio entre a razão e a emoção, a justiça, a sensatez, a razão, a determinação e a coragem para recebermos aquilo que merecemos. Pedimos a Ele que nos mantenha sensatos e livres de quaisquer julgamentos.
OGUM corresponde à energia de defesa e de ataque, à prontidão para ação, a determinação e a tenacidade. É o foco e o trabalho incansável.
– OFERENDAMOS Ogum para que ele nos envolva com sua força guerreira e nos encha de coragem e determinação. Para que abra nossos caminhos, para que nos mantenha focados em nossas necessidades e para que tenhamos a proteção de seus Guardiões da Lei.
IANSàcorresponde às mudanças, deslocamentos, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos. É a direção e a alegria na vida e da vida.
– OFERENDAMOS Iansã para pedir movimento e direção em todos os sentidos da vida, a Ela solicitamos que nos envolva com sua Força guerreira para nos ajudar em nossas mudanças e conquistas, portanto, a oferendamos quando estamos com nossas vidas estagnadas, quando nos encontramos depressivos, sem energia, sem direção, perdidos e cheios de dúvidas. Pedimos também a força e o movimento de Iansã para que envolva e encaminhe todos os eguns, espíritos negativos que desvirtuam nossa caminhada material, emocional e espiritual.
OBALUAYÊ corresponde à nossa necessidade de compreensão de carma, de regeneração, de evolução, transformações e transmutações cármicas.
– OFERENDAMOS Obaluayê para que Ele nos ajude em nossa evolução espiritual e que nos traga a sabedoria junto com a paciência – a sapiência. Também pedimos para transmutar e transformar nossos sentimentos doentios.
IEMANJÁ corresponde à vida familiar estruturada pelo amor maternal e a capacidade criacionista permitindo a geração de novas possibilidades.
– OFERENDAMOS Iemanjá para que Ela gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida, que favoreça a vida familiar e em grupo.   
***
AGORA, QUANTO AO “O QUE OFERENDAR” PENSO QUE A MELHOR E A MAIS SÁBIA DAS OPÇÕES É O QUE SUGERE ALGUMAS ENTIDADES DO ASTRAL SUPERIOR:
– Um pacote de amor, em pó, para que qualquer brisa possa espalhar para as pessoas que estiverem perto ou longe de você;

– Um pedaço (generoso) de fé, em estado rochoso, para que ela seja inabalável;

– Algumas páginas de estudo doutrinário, para que você possa entender as intuições que recebe;

– Um pacote de desejo de fazer caridade desinteressada em retribuição, para não “desandar” a massa.  

Junte tudo isto num alguidar feito com o barro da resignação e determinação e venha para o terreiro.

Coloque em frente ao Congá e reze a seguinte prece:

“Pai, recebe esta humilde oferenda dada com a totalidade da minha alma e revigora o meu físico para que eu possa ser um perfeito veículo dos teus enviados. Amém!”

Pronto! Você acabou de fazer a maior oferenda que qualquer Orixá, Guia ou Entidade pode desejar ou precisar…

Você se dispôs a ser um MÉDIUM!
Salve, Salve!!!
Salve a Umbanda e todos aqueles que respeitam seus fundamentos.
Axééééé…
por Mãe Mônica Caraccio

OBSESSOR, KIUMBA, SOFREDOR E EGUM

UMBANDA | Como Identificar um Kiumba

Tira Dúvidas nº 223

Webinário #65 Como cultuar seu Exu em casa

As energias do terreiro explicadas de forma didática

Mensagem do Colégio Pena Branca

Newsletter Confira as nossas últimas novidades Nesse momento de pandemia as atividades presenciais do C...