quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Alexandre Cumino, Historinha #002, O Dragão do Lenhador - LIVE #umbandae...

Tira Dúvidas nº 94

Alexandre Cumino, Umbanda, FRU #059

Visualizar como página web
JUS Besouro

Olá Antonio,
Enquanto alguns “chutam a macumba” outros não chutam porque têm medo, e ambos tem o mesmo preconceito. Um tempo atrás ficou conhecido um vídeo em que policiais chutavam uma oferenda de Exu enquanto filmavam tudo.

Para eles, naquele momento, parecia um ato de coragem “chutar a macumba”. E assim muitos “chutam a macumba” como um ato de valentia, para mostrar que não tem medo ou para mostrar que “o seu deus (minúsculo mesmo) é maior”, como se Deus estivesse preocupado com a valentia e a infantilidade de cada um.

A ideia é que aquela “macumba” (oferenda) tem um dono e se você mexer nela ele vai te pegar. No filme “Besouro”* , o personagem Chico, que está revoltado com a vida e com a sua própria situação, se rebela e, a caminho da feira, chuta uma oferenda.

A Mãe de Santo vendo aquilo ainda lhe adverte dizendo: “Chico: é de Exu!”. Na feira, Chico tem uma barraca de peixes e quem aparece ali para lhe provocar?

EXU! Isso mesmo, ninguém menos que Exu! Apenas Chico e Besouro consegue ver Exu. A Mãe de Santo apenas sente a presença de Exu e saca o que está por vir. Então Exu vai, calmamente, na direção de Chico e lhe pergunta do peixe, joga o peixe pro ar, lhe provoca, e começa a discussão com Chico que destrói a própria barraca.

Para os outros, que não estão vendo Exu, Chico está louco, falando sozinho e quebrando tudo. Para quem está assistindo ao filme parece mesmo é que Exu veio se vingar, porque Chico chutou sua oferenda.

Será que é isso mesmo? 
Exu vem se vingar?

Com certeza não! Exu não se vinga. No entanto, Exu representa a Vida. Exu é o mensageiro da Vida cobrando o desrespeito de uma pessoa pelo que é sagrado para o outro.

Exu é mensageiro da vida que vem para dar uma lição aos arrogantes, soberbos, prepotentes, vaidosos, preconceituosos, intolerantes, valentões e outros que necessitam conhecer um novo caminho, talvez o caminho da dor, para um novo aprendizado de humildade, reverência, respeito e amor ao próximo.

Exu é a vida trazendo uma nova lição ao “aprendiz” carente de novos ensinamentos. *O filme “Besouro”, narra a história de um lendário capoeirista brasileiro.

Durante as cenas, personagens e Orixás ocupam um mesmo espaço no qual aparece uma forma pela qual é possível um relacionamento entre ambos.

Produzido de forma ímpar, podemos dizer que Exu rouba a cena literalmente quando vemos a perfeição em que é retratada sua imagem, postura e atitude.

Se você ainda não viu este filme nacional corra que está perdendo uma preciosidade de nossa cultura e universo religioso em particular.

✔ Este texto e outros você encontra no Jornal de Umbanda Sagrada de agosto de 2016.

Curta a Fanpage do Jornal de Umbanda Sagrada👍
Um abraço,
Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca

SERES DE LUZ: 15 Sintomas | Espiritualidade na Prática #123

SERES DE LUZ: 15 Sintomas | Espiritualidade na Prática #123

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...