quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Chama Violeta

Uma energia espiritual que pode mudar o mundo.

Inclusive o seu.


Ferramenta espiritual

Imagine uma energia poderosa, capaz de ajuda-lo a resolver problemas e dificuldades. Uma energia que pode ser usada tanto para harmonizar relacionamentos, como para equilibrar a saúde. Que transforma cansaço e estresse em bem-estar, angústia em alegria. Que pode ser empregada inclusive para melhorar as condições ambientais do planeta, ajudar a equilibrar a economia ou evitar guerras. Se você acha que essa “varinha de condão” só existe em contos infantis e filmes de ficção científica, prepare-se para uma surpresa: a descrição acima reproduz exatamente o que a Chama Violeta é capaz de fazer por você.

A Chama Violeta

Conhecida também como Fogo Violeta ou Chama da Misericórdia e do Perdão, a Chama Violeta é uma energia espiritual e luminosa, de cor lilás. Ela pode ser visualizada como uma imensa fogueira com labaredas violetas, que possui uma característica especial: consome as energias negativas, transformando-as em luz. Embora seja um fogo espiritual, sua ação é física. Ela atua como uma espécie de solvente, decompondo as partículas imperfeitas da matéria e restabelecendo sua pureza original.

Como funciona

A atuação da Chama Violeta é bastante profunda. Ela penetra o nosso corpo físico até atingir as células e átomos. Nesse trajeto, remove as toxinas e impurezas que acumulamos nesses espaços em conseqüência de alimentação inadequada, estresse, sentimentos ou pensamentos negativos. A Chama Violeta age também no subconsciente e no inconsciente, ajudando a limpar registros dolorosos, traumas, dificuldades emocionais e psicológicas. Restaura o padrão perfeito e eleva a vibração dos nossos corpos.
Os Mestres Ascensos ensinam que o estresse e emoções como medo, raiva ou ansiedade bloqueiam o fluxo de energia e de luz nos nossos corpos, causando doenças e desequilíbrios emocionais, psicológicos ou espirituais.
A Chama Violeta pode ser invocada por meio de orações e afirmações específicas denominadas decretos. Ela entra imediatamente em ação e começa a atuar nos vários corpos que formam o nosso ser: o físico, o emocional, o mental e o etérico, onde estão arquivadas nossas memórias e lembranças, inclusive de vidas passadas. Invocar a Chama Violeta é como mergulhar em uma solução química lilás, que esfrega e lava as paredes de todos os corpos, regenerando as células, transmutando nosso carma, elevando nossa consciência, melhorando nossa saúde e nosso bem-estar geral.
Todo chamado que fazemos por meio de decretos, inclusiva à Chama Violeta, nunca fica sem resposta. No entanto, dependendo do nosso carma, seus efeitos nem sempre são imediatamente visíveis. Às vezes, a Chama Violeta precisa abrir caminho através de várias camadas de substâncias densas que envolvem nosso ser ou a situação em questão. O que pode levar algum tempo.

O que a Chama Violeta pode fazer por você

A Chama Violeta pode ser usada nas mais diversas situações. Você pode invocá-la para harmonizar um relacionamento difícil. Pode ser útil em caso de doença, ajudando a restaurar o equilíbrio. Pode ser empregada na resolução de problemas emocionais e psicológicos, como depressão; para libertá-lo de hábitos e sentimentos negativos; revigorá-lo e restaurar suas energias e ainda em momentos de dificuldades financeiras ou profissional.
Você pode também invocá-la em favor de outras pessoas que precisam de ajuda, ou de todo o planeta. Ela é um antídoto eficaz contra inúmeros problemas que enfrentamos atualmente: poluição, guerras, desastres naturais, tensão entre nações, crise econômica. Em outras palavras: a ação da Chama Violeta é ilimitada. Você é quem determina que papel ela desempenhará.

Ensinamento reservado

Durante muitos séculos, o conhecimento da Chama Violeta e de sua ação foi transmitido apenas a uma minoria de buscadores espirituais iniciados nas antigas escolas de mistérios do Oriente e do Ocidente.
Na década de 30, o Mestre Ascenso Saint Germain – Senhor do Sétimo Raio e patrocinador espiritual da Era de Aquário –, decidiu tornar esse ensinamento público. Ele desejava que a Chama Violeta fosse usada para ajudar a humanidade nesses tempos em que enfrentamos desafios e dificuldades. Saint Germain transmitiu-a inicialmente a Guy Ballard, fundador do Movimento do I AM. No final da década de 50, passou esse conhecimento a Mark e Elizabeth Prophet, fundadores da Summit Lighthouse, que escreveram livros e fizeram palestras em todo o mundo para divulga-lo.



Como utilizar

A Chama Violeta é prática e fácil de usar. A forma mais eficaz é visualizar enquanto recita em voz alta os mantras, afirmações e decretos que compõem este livreto. Ela pode ser invocada a qualquer hora e em qualquer lugar, mas o benefício será maior se você puder reservar diariamente pelo menos 15 minutos, apenas para decretar. Veja como fazer uma boa sessão de decretos:

1.    INVOQUE PROTEÇÃO - Comece com os decretos “Tubo de Luz” e “Proteção do Arcanjo Miguel”. Sua luz azul e branca irá protege-lo quando a Chama Violeta começar a limpar suas energias mais densas.
2.    FAÇA UM PREÂMBULO – Antes de iniciar os decretos de Chama Violeta, peça ajuda aos Mestres e anjos, afirmando: “Em nome da minha amada e poderosa Presença de Deus EU SOU em mim e do meu Santo Cristo Pessoal, invoco Saint Germain e os anjos da Chama Violeta para ______________________________________________________________________________________________________________
                              ( inclua aqui os seus pedidos )

3.    REPITA OS DECRETOS E ACELERE AOS POUCOS – Comece devagar e com intensidade. Aumente aos poucos a velocidade, mas sem forçar o ritmo. Repita os decretos pelo menos três vezes.
4.    USE VISUALIZAÇÕES – Feche os olhos e imagine a Chama Violeta como um fogo brilhante, com cores que variam do azul marinho e rôo ao violeta rosado. Veja seus problemas desaparecendo nessa fogueira
5.    SELE SEUS DECRETOS – Peça que seus chamados sejam multiplicados e ajudem todas as almas necessitadas do planeta. Em seguida, afirme: “Agradeço e aceito que isso se manifeste agora com pleno poder, de acordo com a vontade de Deus”.



Faça visualizações para intensificar a ação dos decretos


Pilar de Fogo Violeta
Imagine-se dentro de um grande pilar de Chama Violeta, que começa sob seus pés e se estende acima da cabeça. Veja o fogo violeta atravessando seu corpo físico, curando órgãos, transmutando as causas de doenças e transformando a energia escura em luz e regeneração.

Esferas de Chama Violeta
Imagine-se dentro de uma grande esfera de luz violeta que gira como uma roda-gigante. Ela penetra nas suas células, átomos, elétrons e órgãos; envolve o cérebro, a memória e o pensamento; satura emoções e sentimentos; cura mágoas, traumas e dores. Lance toda desarmonia na fogueira de Chama Violeta e veja-a se transformando em luz.

Globo terrestre envolto em Chama Violeta
Visualize a Terra em uma grande fogueira violeta, que vai do pólo sul ao pólo norte e envolve continentes, países – o Brasil em especial –, cidades, montanhas, oceanos e a atmosfera. Veja um Sol de Chama Violeta no centro da Terra projetando seus raios em todas as direções. Dirija essa ação para áreas conturbadas por guerras, fome, doenças, cataclismos ou para a proteção e libertação das crianças e do Brasil.



Decretos e mantras de proteção e de Chama Violeta

Proteção em viagem

São Miguel à frente,
São Miguel atrás,
São Miguel à direita,
São Miguel à esquerda,
São Miguel acima,
São Miguel abaixo,
São Miguel, São Miguel
onde quer que eu vá!
EU SOU o seu Amor,
que protege aqui! (3x)

Mantras para a purificação dos chakras

Meu coração é um chakras
de fogo violeta,
Meu coração é a pureza
que Deus deseja!

Meu chakra da garganta é uma roda
de fogo violeta,
Meu chakra da garganta é a pureza
que Deus deseja!

Meu terceiro olho é um centro
de fogo violeta,
Meu terceiro olho é a pureza
que Deus deseja!

Meu chakra da alma é uma
esfera de fogo violeta,
Minha alma é a pureza
que Deus deseja!

Meu chakra da coroa é um
lótus de fogo violeta,
Meu chakra da coroa é a pureza
que Deus deseja!

Mantras para a Era de Aquário

EU SOU um ser de fogo violeta,
EU SOU a pureza que Deus deseja!
[ nome de alguém ] é um ser de fogo violeta,
[ nome da pessoa ] é a pureza que Deus deseja!

Minha família é uma família de fogo violeta,
Minha família é a pureza que Deus deseja!

Meu lar é um lar de fogo violeta,
Meu lar é a pureza que Deus deseja!

Minha cidade é uma cidade de fogo violeta,
Minha cidade é a pureza que Deus deseja!

O Brasil é um país de fogo violeta,
O Brasil é a pureza que Deus deseja!

A Terra é um planeta de fogo violeta,
A Terra é a pureza que Deus deseja!


Decretos de coração, cabeça e mão

Coração
Fogo violeta, divino Amor,
No meu coração reluz teu fulgor!
És misericórdia em manifestação,
Mantêm para sempre a nossa união. (3x)

Cabeça
Luz do EU SOU, Cristo em mim
Liberta a minha mente agora;
Fogo violeta, brilho sem fim
Minha mente envolve nesta hora.

Deus que me dás o pão diariamente
Teu fogo violenta preenche minha mente,
E com a tua celeste radiação
Minha mente se torna luz em ação. (3x)

Mão
EU SOU a mão de Deus em ação,
A vitória sempre conquistando,;
Minha alma pura com satisfação
O caminho do meio vai trilhando. (3x)


Tubo de luz

Presença do EU SOU tão amada,
Sela-me no tubo de Luz
Da chama dos Mestres Ascensos
Em nome de Deus agora invocada.
Que ele liberte o meu templo
De toda discórdia que me é enviada.

A Chama Violeta invoco agtora
Para todo desejo consumir,
E arder pela liberdade
Até no seu fogo me fundir. (3x)

Perdão
EU SOU o perdão aqui atuando,
Dúvidas e medos epulsando,
Com asas de Cósmica Vitória
Os homens para sempre libertando.

Com pleno poder invoco agora
O Perdão a toda hora;
Toda vida sem exceção
Envolvo com a Graça do Perdão. (3x)

Abundância
Estou livre de medo e incerteza,
Expulso agora miséria e pobreza,
Pois a Abundância pura, estou ciente
Dos Reinos do Alto é proveniente.

EU SOU a Fortuna Divina em ação
Tesouros de Luz concedendo,
Suprindo aqui toda a provisão
Abundância agora recebendo. (3x)

Perfeição
EU SOU vida, divina Direção,
A Luz da Verdade brilha em mim,
Concentra aqui divina Perfeição,
Para que toda a discórdia tenha fim.

Mantém sempre a minha união
Com a Justiça do Teu plano –
EU SOU a Presença da Perfeição
Deus vivendo no ser humano! (3x)

Transfiguração
O esplendor do novo dia,
Em mim novas vestes tece;
Com o Sol do Entendimento
Todo o meu ser resplandece

EU SOU Luz por dentro e por fora;
A Luz do EU SOU em tudo aflora.
Envolve, liberta e glorifica!
Sela, cura e purifica!
E transfigurado sou descrito:
Estou brilhando como o Filho,
Como o Sol eu também brilho! (3x)

Ressurreição
EU SOU a Chama da Ressurreição
Luz de Deus em mim irradiando.
Em mim já não há mais escuridão,
Meus átomos estou agora elevando.

EU SOU a Luz da Presença Divina
Vivendo a eterna Liberdade
Da Vitória agora se aproxima
A chama divina da Eternidade. (3x)

Ascensão
EU SOU a Luz da Ascensão,
Vitória fluindo livremente,
Todo bem obtive enfim
Agora e eternamente.
EU SOU Luz, não há mais dor.
Novas alturas alcanço;
O meu canto de louvor
Com Poder Divino lanço.


EU SOU a Chama Violeta
EU SOU a Chama Violeta que atua em mim e reluz
EU SOU a Chama Violeta só me submeto à Luz
EU SOU a Chama Violeta Cósmico Poder, farol
EU SOU a Chama Violeta radiante como um sol
EU SOU a Luz de Deus a toda a hora brilhando
EU SOU o poder de Deus que a todos vai libertando.


Mais fogo violeta
Presença de Deus EU SOU em mim,
Escuta, agora, o que decreto:
Derrama as bênçãos que agora invoco
Sobre o Santo Cristo de cada um.

Que o fogo violeta da Liberdade
Pelo mundo avanço a todos curando;
Que sature a Terra e os povos também
Com resplendor Crístico cada vez maior.

EU SOU esta ação de Deus no alto
Mantida pela mão do Amor dos Céus,
Transmutando as causas da discórdia aqui,
Extraindo o núcleo, derrotando o medo.

EU SOU, EU SOU, EU SOU
O poder do Amor da Liberdade
Que ergue a Terra inteira aos Céus.
O fogo violeta, radiante agora,
Em vivida beleza é a Luz de Deus

Que neste instante e para sempre
Dá ao mundo, ao meu ser e a toda a vida
Liberdade eterna na Perfeição do Mestre Ascenso!
Onipotente EU SOU!
Onipotente EU SOU!
Onipotente EU SOU! (3X)


EU SOU a luz do coração
Eu sou A Luz do Coração
Que brilha nas trevas do ser
E tudo transforma
No tesouro dourado
Da Mente de Cristo.
O meu Amor eu envio para o mundo
Para apagar todos os erros
E todas as barreiras derrubar.
EU SOU o poder do Amor infinito,
Que se expande até alcançar a Vitória,
No mundo que não tem fim!



*   *   *


“O uso da Chama Violeta
consumidora é mais valiosa
para vós e para a
humanidade do que toda
a riqueza, ouro e jóias
deste planeta”.


Saint Germain
O VIRTUAL
E O REAL


Estamos vivendo um período em que dois mundos se confundem: o virtual e o real.

Muitas pessoas, especialmente jovens, adolescentes e crianças, dedicam horas do seu dia no mundo virtual.

Por falta de alguém que lhes oriente ou lhes faça companhia no mundo real, buscam suprir essa carência na Internet.

Batem longos papos...  virtuais.  Olhos nos olhos?  Não.  Talvez nem se conheçam.

Trocam abraços apertados, mas não sentem o calor humano.

Enviam flores...  virtuais.  Sem perfume, sem textura, sem graça...

É um mundo atraente, porque oferece uma grande variedade de opções e exige esforço mínimo.

Nesse mundo, gastam horas e horas sem perceber que o tempo passou.

Sentam-se confortavelmente diante de um microcomputador e viajam pelo mundo...  sem sair de casa.

Não é preciso enfrentar problemas no trânsito, nem pagar passagem, nem sofrer com a chuva, com o calor ou o frio.

Muitos entram pelas portas desse fascinante mundo virtual em plena luz do sol e só se dão conta que já raiou um novo dia quando o sono avisa que a madrugada chegou.

Nesse mundo em que amigos imaginários se encontram, pouco importa a realidade de uns e de outros.

Eles não se conhecem, ou se conhecem pouco, mas trocam inúmeras informações, nem sempre verdadeiras, pois isso não tem tanta importância. 

Vivem intensamente esse mundo, onde a imaginação tem asas...

Onde se pode fazer o que se deseja sem que ninguém saiba.  Conectar-se com os mais variados assuntos e obter prazeres imaginários.

Poderíamos até dizer que para alguns esse mundo virtual é mais fascinante que a realidade.

Mas será que o uso desmedido desse recurso não está nos tornando insensíveis, falsos, viciados, promíscuos?

Será que não estamos navegando em águas sombrias e perigosas?

A Internet é um avanço importante para facilitar nossa vida e abrir novas portas de comunicação e integração entre criaturas.

No entanto, não surgiu para que fechemos a porta do mundo real..

Não surgiu para que evitemos o contato físico com nossos familiares, nossos vizinhos e amigos.

O mundo virtual, por mais atraente que seja, não tem calor, nem perfume, não tem a vibração da natureza, nem o brilho do sol.

É um mundo onde tudo é válido...  Mas nem tudo é verdade.

Sem o contato pessoal não se pode perceber o apoio num sorriso, a compaixão num olhar, o calor de um aperto de mão, nem a docilidade de um gesto de ternura.

Quem se isola no mundo virtual acaba perdendo a sensibilidade e desenvolvendo a indiferença diante dos acontecimentos reais..

A Internet surgiu para abrir novas possibilidades em nossas vidas, e não para que nos isolemos em casa, fugindo da realidade para viver da imaginação.

Nossa caixa de mensagens pode estar abarrotada de beijos, abraços, bom dia e boa noite, feliz aniversário e outras felicitações...  Virtuais.

Isso tudo pode ser deletado com apenas um clique ou com um defeito qualquer na máquina.

Mas quando um abraço aproxima dois corações e uma voz deseja um bom dia com convicção, os registros ficam gravados na alma, onde nada, nem ninguém, pode apagar.

Por todas essas razões, abra as portas e as janelas para que o sol penetre em sua vida.

Note os vizinhos...  Eles podem estar precisando de alguém que lhes diga: “olá!  Tenha um bom dia!” Ouça o choro ou a gargalhada de seus irmãos.  Eles são reais e não estão no mesmo lar que você por acaso.

Não se tranque em seu mundo virtual.

Sinta o perfume das flores...

Ouça o canto dos pássaros...

Ande na areia e deixe a espuma das ondas tocar seus pés...

Vivendo intensamente o mundo real, você perceberá que o mundo virtual terá outro significado em sua vida.

Um significado mais belo e mais abrangente.

Deixará de ser fim para ser um excelente meio de progresso.

Pense nisso!


Texto da equipe de Redação do Momento Espírita. 
TU E ALGUÉM
 
- Alguém falou mal de ti?
Perdoa.

E além de perdoar, aproveita a lição: quem sabe foi dito algo de verdadeiro que merece ser analisado para ser corrigido?

- Alguém te feriu?
Abençoa esse alguém.

Se agiu assim não sabe o que fez: quem pode atirar a primeira pedra?

- Propalas o mal que alguém te fez?
Disciplina-te. 

Nunca mais faças isso: olvidar o mal é o princípio do bem de que todos necessitamos.

- Demonstras mágoa reprovativa para com alguém?
Domina-te.

Não lhe dês satisfações prejudiciais. Ajuda a esse alguém e passa adiante exemplificando o amor fraternal.

- Tens insônia ruminando mentalmente o caso que te aborrece?
Vigia.

Pensa o menos possível no mal que outrem te fez: quem estende o sofrimento alheio recebe sempre sofrimento maior.

- Não cogitas de reconciliação?
Pondera.

Concilia-te na primeira oportunidade, com todos aqueles que te ofenderam, mostrando a iniciativa da boa vontade sem orgulho que te ensombre e sem bajulação que te avilte.

- Dizes perdoar e não queres mais ver os que te feriram?
Reconsidera.

Perdoemos não só com os sentimentos mas também com as ações transformando-nos em colaboradores, ainda que ocultos e indiretos, da felicidade e da paz de quantos se levantam por nossos adversários.

- Queres esquecer sem perdoar?
Reflete.

Perdoa incondicionalmente aqui e agora: uma restrição que imponhas é nuvem para o futuro cujos pormenores desconhecemos.

- Afirmas que perdoarás amanhã?
Medita.

Perdoa tão depressa quanto possível, aproveitando o dia que passa e ainda esta noite o teu sono será mais tranqüilo.

- Não te sentes com força de perdoar?
Ora.

A Providência Divina dar-te-á energias novas com que possas plantar humildade no coração e maturidade no espírito.

- Mentalizas a vingança?
Repara. O ódio é suplício que impomos a nós próprios; perdão é alegria e amizade que partem de nós para fortalecimento da alegria e da amizade no mundo inteiro.

- Alguém não te entende a mensagem de reaproximação e bondade?
Acalma-te.

Se esse alguém permanece inabordável e irredutível, asserena a consciência e aguarda confiante, servindo quanto puderes, na certeza de que estarás junto desse alguém ao lado do amor infinito de Deus, que auxilia e espera sempre.
 pelo Espírito André Luiz - Do livro: Sol nas Almas, Médium: Waldo Vieira.

VONTADE !!!!!!


Vontade
A vontade é a maior de todas as potencialidades da alma.

Sua ação é comparável a de um imã.

A vontade de viver desenvolve em nós a vida.

Atrai-nos novos recursos vitais.

A vontade de evoluir oportuniza-nos chances de crescimento e de progresso.

O uso persistente e tenaz dessa faculdade soberana permite-nos modificar nossa natureza, vencer todos os obstáculos.

É pela vontade que dirigimos nossos pensamentos para alvos determinados.

Na maior parte dos homens os pensamentos flutuam sem cessar.

Essa mobilidade constante impossibilita a ação eficaz da vontade.

É necessário saber concentrar-se, sintonizando com as esferas superiores e com as nobres aspirações.

A vontade pode agir tanto durante o sono quanto durante a vigília.

Isso porque a alma valorosa que, determinada, busca alcançar um objetivo na vida procura-o com tenacidade em todos os momentos da vida.

Funciona como uma correnteza poderosa e constante que mina devagar e silenciosamente todos os obstáculos que se apresentem.

Se o homem conhecesse a extensão dos recursos que nele germinam, ficaria deslumbrado.

Não mais temeria o futuro, tampouco se julgaria fraco.

Compreenderia sua força e acreditaria na possibilidade de ele próprio alterar seu presente e seu futuro.

O poder da vontade é ilimitado.

O homem consciente de si mesmo e de seus recursos latentes sente crescer suas forças na razão de seus esforços.

Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se.

É consolador e belo poder dizer: "Sou uma inteligência e uma vontade livres. Edifico lentamente minha individualidade e minha liberdade.

Conheço a grandeza e a força que existem em mim.

Hei de amparar-me nelas e elevar-me acima de todas as dificuldades.

Vencerei até mesmo o mal que existe em mim.

Hei de me desapegar de tudo que me acorrenta às coisas grosseiras e levantar vôo para realidades mais felizes.

Para frente, sempre para frente.

Tenho um guia seguro que é a compreensão das leis da vida.

Aprendi a conhecer-me, a crer em mim e a crer em Deus.

Hei de me conservar firme na vontade inabalável de enobrecer-me e elevar-me.

Atrairei, com o auxílio de minha inteligência, riquezas morais e construirei para mim uma personalidade melhor."

É chegada a hora de despertar do pesado sono que nos envolve.

É necessário rasgar o véu da ignorância que nos prejudica o entendimento.

Cabe-nos aprender a conhecer a nós próprios e as nossas potencialidades.

Compete-nos utilizá-las.

Não nos entreguemos ao desespero.

Não nos julguemos fracos.

Basta-nos querer para sentirmos o despertar de forças até então desconhecidas.

Creiamos em nossos destinos imortais.

Creiamos em Deus.

Lembremo-nos: podemos ser o que efetivamente quisermos.

 
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base na terceira parte, item XX, do livro "O problema do ser, do destino e da dor", de Léon Denis.


  • O pão é a bênção da sementeira.
  • O progresso é a bênção do trabalho.
  • A ordem é a bênção da disciplina.
  • O conhecimento é a bênção do estudo.
  • A realização nobre é a bênção do esforço digno.
  • A cooperação é a bênção do entendimento.
  • A experiência é a bênção do trabalho.
  • A simpatia é a bênção da gentileza.
  • O discernimento é a bênção do raciocínio.
  • A coragem é a bênção da confiança.
  • O respeito conquistado é a bênção do dever bem cumprido.
  • A oração é a bênção da fé.
  • A caridade é a bênção do Amor Divino.


Pelas bênçãos mais nobres da Terra,
Deus, em sua Infinita Bondade, protege o homem;
mas pela caridade, que é a bênção do Divino Amor,
o homem eleva-se para Deus.

Emmanuel





São muitos os talentos que recebemos e que podemos
e devemos multiplicar através da diligência,
da vontade, do esforço, da perseverança.

São riquezas espirituais que nos acrescentam
e nos elevam a estágios mais altos.

E é através da caridade que exercitamos
o maior dos sentimentos, que é o amor.
Porque é através da caridade que realmente
nos aproximamos uns dos outros,
como filhos do mesmo Pai.

Que sua semana seja, então, só caridade.
Para com você, para os em redor.
E em a praticando, você perceba e vivencie
a riqueza espiritual que ela lhe proporciona.
Com carinho sincero,
                                             Cláudia Rinvenuto
Valor de Um Sorriso
Não custa nada e rende muito...

Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá.

Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.

Ninguém é tão rico que dele não precise. E ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.

Leva a felicidade a muita gente e a toda parte.

É o símbolo da amizade, da boa vontade. É alento para os desanimados; repouso para os cansados; raio de sol para os tristes; consolo para os desesperados.

Não se compra nem se empresta.

Nenhuma moeda do mundo pode pagar seu valor.

Você já sabe do que se trata?

Trata-se do sorriso.

E não há ninguém que precise tanto de um sorriso, como aqueles que não sabem mais sorrir.

Aqueles que perderam a esperança...

Os que vagueiam sem rumo...

Os que não acreditam mais que a felicidade é algo possível...

É tão fácil sorrir! Tudo fica mais agradável se em nossos lábios houver um sorriso.

Tudo fica mais fácil se houver nos lábios dos que convivem conosco um sorriso sincero.

Alguns de nós pensamos que só devemos sorrir para as pessoas com as quais simpatizamos.

São tantas as que cruzam o nosso caminho diariamente... Algumas com o cenho carregado por levar no íntimo as amarguras da caminhada áspera.

Poderemos colaborar com um sorriso aberto, no mínimo, para que essa pessoa se detenha e perceba que alguém lhe sorri, já que o sorriso é um alento.

O sorriso é uma arma poderosa, da qual nos podemos servir em todas as situações.

Se ao levantarmos pela manhã, cumprimentarmos os familiares com um largo sorriso, nosso dia certamente será melhor, mais alegre.

Se ao entrarmos no elevador saudarmos com um sorriso os que seguem conosco, ao invés de fecharmos o rosto e olharmos para cima ou para baixo, na tentativa de desviar os olhares, com certeza o nosso dia será mais feliz. Porque, todos nos verão com simpatia e nos endereçarão energias salutares.

O sorriso é sempre bom para quem sorri e melhor ainda para quem o recebe.

O sorriso tem o poder de fazer mais amena a nossa caminhada.

Dessa forma, se não temos o hábito de levar a vida sorrindo, comecemos a cultivá-lo, e veremos que sem que mude a situação à nossa volta, nós, intimamente, nos sentiremos mais felizes.

 
.................................
 
Você sabia que o cenho carregado, ou seja, a "cara amarrada", como se costuma dizer, traz ao corpo um desgaste maior que o promovido pelo sorriso? Isto quer dizer que, quando sorrimos, utilizamos menos músculos e fazemos menos esforços. Assim sendo, até por uma questão de economia, é mais vantajoso sorrir.
 

Equipe de Redação do Momento Espírita.

Sabedoria

Sabedoria
Conta-se que num país longínquo, há muitos
séculos, um rei se sentiu intrigado com algumas questões. Desejando ter respostas para elas, resolveu estabelecer um concurso do qual todas as pessoas do reino poderiam participar.

O prêmio seria uma enorme quantia em ouro, pedras preciosas, além de títulos de nobreza.

Seria premiado com tudo isto quem conseguisse responder a três questões: qual é o lugar mais importante do mundo? Qual é a tarefa mais importante do mundo? Quem é o homem mais importante do mundo?

Sábios e ignorantes, ricos e pobres, crianças, jovens e adultos se apresentaram, tentando responder as três perguntas.

Para desconsolo do rei, nenhum deles deu uma resposta que o satisfizesse.

Em todo o território um único homem não se apresentou para tentar responder os questionamentos. Era alguém considerado sábio, mas a quem não importavam as fortunas nem as honrarias da terra.

O rei convocou esse homem para vir à sua presença e tentar responder suas indagações. E o velho sábio respondeu a todas:

- O lugar mais importante do mundo é aquele onde você está. O lugar onde você mora, vive, cresce, trabalha e atua é o mais importante do mundo. É ali que você deve ser útil, prestativo e amigo, porque este é o seu lugar.

- A tarefa mais importante do mundo não é aquela que você desejaria executar, mas aquela que você deve fazer.

- Por isso, pode ser que o seu trabalho não seja o mais agradável e bem remunerado do mundo, mas é aquele que lhe permite o próprio sustento e da sua família. É aquele que lhe permite desenvolver as potencialidades que existem dentro de você. É aquele que lhe permite exercitar a paciência, a compreensão, a fraternidade.

- Se você não tem o que ama, importante que ame o que tem. A mínima tarefa é importante. Se você falhar, se se omitir, ninguém a executará em seu lugar, exatamente da forma e da maneira que você o faria.

E, finalmente, o homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe possibilita a mais bela das virtudes: a caridade.

- A caridade é uma escada de luz. E o auxílio fraternal é oportunidade iluminativa. É a mais alta conquista que o homem poderá desejar.

O rei, ouvindo as respostas tão ponderadas e bem fundamentadas, aplaudiu, agradecido.

Para sua própria felicidade, descobrira um sentido para a sua vida, uma razão de ser para os seus últimos anos sobre a Terra.

***


Muitas vezes pensamos em como seria bom se tivéssemos nascido em um país com menos inflação, com menos miséria, sem taxas tão altas de desemprego, gozando de melhores oportunidades.

Outras vezes nos queixamos do trabalho que executamos todos os dias, das tarefas que temos, por acha-las muito ínfimas, sem importância.

Desejamos que determinadas pessoas, importantes, de evidência social ou financeira pudessem estar ao nosso lado para nos abrir caminhos.

Contudo, tenhamos certeza: estamos no lugar certo, na época correta, com as melhores oportunidades, com as pessoas que necessitamos a nossa evolução.

Pense nisso. Mas, pense agora.

 



Equipe de Redação do Momento Espírita, baseado em texto intitulado Sabedoria, inserido no Mensário Espírita O Sol Nascente, de setembro2001, nº 390, ano XXXII e sem menção a autor.
Carta de Deus
Você já pensou em receber uma carta de Deus?

Se Deus lhe escrevesse, o que será que Ele teria para lhe dizer?

Talvez a carta começasse assim:

Olá, como você acordou esta manhã?

Eu observei e esperei, pensando que você falaria Comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, para saber Minha opinião sobre alguma coisa, ou Me agradecendo por algo de bom que lhe aconteceu ontem.

Mas, notei que você estava muito ocupado, tentando encontrar uma roupa que ficasse bem em você, para ir ao trabalho.

Então, Eu esperei outra vez. Quando você correu pela casa de um lado para outro, já arrumado para sair, Eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você dizer alô, mas você estava realmente muito ocupado.

Você se deu conta de que tinha que esperar alguns minutos e os gastou sentado em uma cadeira fazendo nada. Estava apenas sentado.

Então, vi que você se levantou rapidamente e pensei que você queria falar Comigo, mas você correu ao telefone e ligou para um amigo para lhe contar as últimas novidades.

Eu vi quando você foi para o trabalho e esperei pacientemente o dia inteiro. Com todas as suas atividades, achei que você estaria realmente muito ocupado para dizer alguma coisa.

Notei que, antes do almoço, enquanto esperava a refeição, você olhou ao redor, mas não foi dessa vez. Talvez se sentisse um pouco sem jeito ou com vergonha de falar Comigo em público.

Vi quando você observou alguns de seus amigos fazendo uma breve oração antes do almoço, mas você não teve coragem.

Tudo bem! O dia ainda não havia acabado e Eu tinha esperança que você falasse Comigo hoje.

Você foi para casa e parecia que tinha muitas coisas para fazer. Depois que terminou algumas delas, ligou a televisão e gastou bastante tempo em frente à TV, curtindo a programação.

Eu esperei pacientemente, outra vez, enquanto você jantava, e mais uma vez você não falou Comigo!

Enfim, chegou a hora de ir para cama, chegou a hora de dormir...

Pensei que, naquele momento, você se lembraria de Mim, ao menos para agradecer pelo dia que passou, mas você devia estar muito cansado.

Depois que disse boa noite para a sua família, pulou na cama e dormiu rapidamente.

Tudo bem, talvez você não soubesse que Eu estou sempre ao seu lado.

Mas Eu tenho muita paciência. Muito mais do que você possa imaginar. Desejo ensinar a você como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom.

Eu o amo tanto que espero todos os dias um sinal seu, um simples gesto, uma curta oração, um pensamento de agradecimento...

Sabe, meu filho, é muito difícil manter uma conversa sozinho, um monólogo. O bom mesmo é dialogar mas, infelizmente, você não se lembra de Mim.

Bom, amanhã você vai se levantar outra vez para um novo dia. E mais uma vez Eu estarei esperando, talvez em vão, mas com muito amor para você, desejando que você possa dar-Me alguma atenção, um pouco do seu tempo.

Tenha um bom dia!

Seu amigo, sempre presente, Deus.

* * *


Talvez esta suposta carta nada tenha a ver com você, pois você sempre se lembra de falar com Deus.

Mas, se alguma coisa lhe chamou atenção lembre-se de que, no mínimo, você deve gratidão a Deus pela vida.

Pelo fato de você estar respirando neste exato momento, por estar com saúde, por poder ouvir, falar, andar...

Enfim, agradecer a Deus por lhe ter permitido existir.

Pense nisso!

 

Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria ignorada pela Equipe.
As aflições do mundo
Em conhecida passagem do Evangelho, Jesus diz a Seus discípulos que no mundo eles terão aflições.

Os registros bíblicos confirmam a previsão.

Todos os companheiros diretos de Jesus enfrentaram grandes padecimentos.

Apenas João Evangelista não foi martirizado.

Evidentemente, houve sensível progresso desde aquela época.

Os costumes se refinaram e hoje, na ampla maioria dos países, não se cogita mais de matar alguém por sua fé.

Contudo, o alerta do Cristo permanece atual.

A mensagem cristã é a da vida reta e fraterna.

O cristão deve ser honrado e solidário.

Não basta viver retamente, sendo necessário amparar os irmãos de jornada.

Também não adianta apenas ser generoso com o semelhante.

É preciso dar a César o que é de César, no sentido de cumprir rigorosamente os próprios deveres.

Ocorre que quem se aprimora, em geral, passa a esperar conduta idêntica dos que o rodeiam.

A criatura rigorosamente honesta anseia por viver em um meio honesto.

Ao desenvolver uma sensibilidade mais apurada, anela por beleza e suavidade.

Entretanto, o mundo segue em seu próprio ritmo.

Um homem pode apenas ditar a cadência de sua evolução.

Quanto aos demais, resta-lhe somente influenciar, mais por exemplos do que por palavras.

Afinal, o livre-arbítrio é uma dádiva de Deus aos Seus filhos.

Cada um é livre para decidir os seus caminhos e se vai apressar ou retardar o passo rumo à paz.

Bem se vê como é delicada a posição do genuíno cristão no mundo.

Ele elege um ideal sublime, esforça-se por vivê-lo e deseja que se expanda, no benefício geral.

Contudo, o mundo não corresponde a contento a esse anseio.

O cristão necessita ser o sal da Terra e a luz do Mundo.

Justamente por isso, não pode se afastar dos irmãos de jornada.

Daí vive honradamente em um mundo corrupto.

Por consequência, experimenta contínuas aflições.

Aflige-se pelos filhos que não aproveitam a educação recebida e optam por trilhar estranhos caminhos.

Angustia-se pelo esposo ou esposa que não lhe partilha o ideal.

Agasta-se por deslealdades que testemunha na vida profissional.

Entristece-se pela falta de honestidade de políticos e dirigentes públicos.

Entretanto, se a aflição é esperada, o desânimo não se justifica.

O progresso ocorre com vagar, mas é uma lei da vida.

As perfeitas Leis Divinas tratam de colocar tudo em seu lugar, no lento ciclo dos séculos.

O relevante é a paz de consciência de quem age retamente.

E a inefável certeza de que transita para fases superiores da existência imortal, na condição de agente do progresso.

Pense nisso.

 

Redação do Momento Espírita.

W W MATTA e SILVA 22

W W MATTA e SILVA 21

W W MATTA e SILVA 20

W W MATTA e SILVA 19

W W MATTA e SILVA 18

W W MATTA e SILVA 17

W W MATTA e SILVA 16

W W MATTA e SILVA 15

W W MATTA e SILVA 14

W W MATTA e SILVA 13

W W MATTA e SILVA 12

W W MATTA e SILVA 11

W W MATTA e SILVA 10

W W MATTA e SILVA 9

W W MATTA e SILVA 8

W W MATTA e SILVA 7

W W MATTA e SILVA 6

W W MATTA e SILVA 5

W W MATTA e SILVA 4

W W MATTA e SILVA 3

W W MATTA e SILVA 2

W W MATTA e SILVA 1

Palavras Sábias Para Nunca Esquecer

Nossas vidas estão cheias de situações, eventos, objetos; alguns grandes, alguns pequenos, alguns importantes e outros supérfluos, mas há algo em nossas mentes que nos faz ver as coisas sempre do mesmo ponto de vista, sempre do mesmo lugar... abaixo está uma pequena história com uma reflexão importante, para você começar a ver as coisas de uma forma diferente.
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 
ponto preto
 

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...