sexta-feira, 4 de setembro de 2020

AS Esquerda da Umbanda por Alexandre Cumino

 

Esquerda na Umbanda
-  POR ALEXANDRE CUMINO -

Direita e Esquerda, o que isso pode ter de relação com a religião, espiritualidade, filosofia ou mística de Umbanda?

 

Direita e esquerda só existem em relação a algo ou alguém. Para definir o que ou quem está à direita ou à esquerda é preciso ter uma referência.

 

No caso da Umbanda poucos sabem mas a referência é o médium, tudo está para ele e em relação a ele: alto, embaixo, frente, trás, direita, esquerda, dentro, fora e entorno.

 

Na Umbanda tudo é magia, metáfora e alegoria simbólica de poder.

 

Esquerda é um tipo de energia que difere da direita, a relação se estabelece com o corpo ou se preferir com o cérebro que possui dois lados, direito que comanda o lado esquerdo do corpo e vice versa.

 

A direita é racional, irradiadora, positiva e a esquerda é emocional, absorvedora e negativa.

 

A esquerda tem ligação com atrás e embaixo por onde se descarregam energias negativas.

 

A direita tem ligação com afrente e acima por onde se recebe energias positivas.

 

As entidades, guias, mentores, mestres, amigos, irmãos e familiares de alma que atuam a partir da esquerda são especialistas em tudo o que a esquerda representa.

 

Direita e esquerda não representam o bem e o mau, antes disso tratam de duas formas diferentes de agir e atuar na vida do médium e a partir dele!

 

O que você acha de tudo isso?

 

Quer saber mais? Assista a Live 4 de 7 de Alexandre Cumino hoje, 21h30 no youtube do Umbanda EAD falando sobre Exu Orixá e Entidade na Umbanda e além dela também!

Qual diferença de Exu na Umbanda e no Candomblé? por Alexandre Cumino

 

Exu na Umbanda ou Candomblé, qual a diferença?
-  POR ALEXANDRE CUMINO -

Umbanda e Candomblé são diferentes religiões brasileiras!

Candomblé tem uma origem e resgate (na diáspora) da cultura milenar africana, negra, Nagô Yorubá, é uma religião brasileira de matriz africana, na qual o elemento central é o culto à Òrìṣà!

Umbanda é uma religião brasileira com raizes profundas na cultura milenar africana, de influência banto (Angola - Congo) e Nagô Yorubá (Nigéria - Benin) ao mesmo tempo que combina valores da cultura de povos originários do Brasil e conceitos católicos, espíritas cristãos. O ponto central da Umbanda é o atendimento (consulta) com entidades (espíritos) incorporados.

Apenas por identificar duas religiões, tradições ou filosofias diferentes já temos diferentes olhares para tudo que houver em comum.

Exu é um Orixá africano, negro, yorubá, portanto divindade originária da matriz que da formação ao Candomblé.

Na Umbanda, desde seu início surgem entidades, espíritos, usando o nome Exu, o que criou muita confusão, especialmente pelo fato de muitos umbandistas negarem que Exu é orixá, inclusive negando a origem negra africana aos Orixás em geral.

Após o médium e sacerdote de Umbanda, Rubens Saraceni, escrever um livro onde reconhece e integra o “Orixá Exu” (Madras Editora) à Teologia de Umbanda, dentro de uma cosmologia própria umbandista, iniciamos novos olhares e novo entendimento sobre este amado, controverso, poderoso e temido Orixá!

Agora como podemos ver e entender as semelhanças e diferenças entre Exu na Umbanda ou Candomblé?

Podemos abordar Orixá Exu e Entidade Exu em ambas as tradições e até outras mais no Brasil ?

Não perca hoje, a terceira de Sete LIVEs com Alexandre Cumino...

Além das 7 Lives, de todo conteúdo gratuito, material, texto, ebook o Umbanda EAD está preparando para iniciar novo curso de Exu, nosso novo olhar para Exu, com um entendimento muito mais amplo.

Exu transcende Umbanda ou Candomblé e desta forma estamos agora revendo, reciclando, renovando, amadurecendo conceitos, indo além do que está estático, parado ou estagnado.

Exu é dinâmico, é movimento, é expansão, vigor, vitalidade, espiral, vazio, tudo isso, e muito mais do que podemos escrever.

Exu é oral, é toda oralidade de todos nossos ancestrais. Exu é Tradição e renovação ao mesmo tempo. É ordem e transgressão!

Exu é Orixá Negro Africano Nagô Yoruba e é também a identidade ou identificação das entidades, guardiões, de Umbanda.

Precisamos de uma vida inteira para entender um pouquinho sobre Exu...

No Umbanda EAD, dia 10/09/2020 vamos iniciar a nova turma do Curso Exu ministrado por Alexandre Cumino clique abaixo para se matricular e se informar mais!

Textos sobre Exu: Acompanhe nos 7 dias- Por Sacerdote Alexandre Cumino

 

7 DIAS DE EXU

Olá Antonio Carlos Evangelista, como vai? Conseguiu acompanhar os AO VIVOS que Pai Alexandre Cumino fez na terça e na quarta?

 

Esses ao vivos ficaram salvos lá no youtube da Umbanda EAD e para facilitar, vamos mandar aqui para você ver caso não tenha conseguido assistir ao vivo ou rever caso já tenha assistido! ; )

DIA 01 (Terça-Feira, 01 Setembro) - EXU: Por que é o primeiro?

DIA 02 (Quarta-Feira, 02 Setembro) - EXU: Faz o bem e faz o mal?

Abaixo o calendário completo de todos os outros encontros que acontecerão nesses 7 dias de EXU com Pai Alexandre Cumino, para você poder acompanhar ao vivo:

 

• DIA 03 (Quinta-Feira, 03 Setembro)Exu de Umbanda e Exu de Candomblé: existe diferença?

• DIA 04 (Sexta-Feira, 04 Setembro)O Que é “Esquerda” da Umbanda?

• DIA 05 (Sábado, 05 Setembro)Firmeza de Exu

• DIA 06 (Domingo, 06 Setembro)Carranca, Tridente, Falo e Elementos de Exu

• DIA 07 (Segunda-Feira, 07 Setembro)Onde Vive Exu?

 

Lembrando que os AO VIVOS começam às 21h30 no Youtube da Umbanda EAD!

 

Para participar gratuitamente, é só se inscrever clicando no botão abaixo. Se inscrevendo, você vai receber por e-mail todas as informações de como participar e vai receber também material complementar sobre os assuntos.

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...