sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Qual diferença de Exu na Umbanda e no Candomblé? por Alexandre Cumino

 

Exu na Umbanda ou Candomblé, qual a diferença?
-  POR ALEXANDRE CUMINO -

Umbanda e Candomblé são diferentes religiões brasileiras!

Candomblé tem uma origem e resgate (na diáspora) da cultura milenar africana, negra, Nagô Yorubá, é uma religião brasileira de matriz africana, na qual o elemento central é o culto à Òrìṣà!

Umbanda é uma religião brasileira com raizes profundas na cultura milenar africana, de influência banto (Angola - Congo) e Nagô Yorubá (Nigéria - Benin) ao mesmo tempo que combina valores da cultura de povos originários do Brasil e conceitos católicos, espíritas cristãos. O ponto central da Umbanda é o atendimento (consulta) com entidades (espíritos) incorporados.

Apenas por identificar duas religiões, tradições ou filosofias diferentes já temos diferentes olhares para tudo que houver em comum.

Exu é um Orixá africano, negro, yorubá, portanto divindade originária da matriz que da formação ao Candomblé.

Na Umbanda, desde seu início surgem entidades, espíritos, usando o nome Exu, o que criou muita confusão, especialmente pelo fato de muitos umbandistas negarem que Exu é orixá, inclusive negando a origem negra africana aos Orixás em geral.

Após o médium e sacerdote de Umbanda, Rubens Saraceni, escrever um livro onde reconhece e integra o “Orixá Exu” (Madras Editora) à Teologia de Umbanda, dentro de uma cosmologia própria umbandista, iniciamos novos olhares e novo entendimento sobre este amado, controverso, poderoso e temido Orixá!

Agora como podemos ver e entender as semelhanças e diferenças entre Exu na Umbanda ou Candomblé?

Podemos abordar Orixá Exu e Entidade Exu em ambas as tradições e até outras mais no Brasil ?

Não perca hoje, a terceira de Sete LIVEs com Alexandre Cumino...

Além das 7 Lives, de todo conteúdo gratuito, material, texto, ebook o Umbanda EAD está preparando para iniciar novo curso de Exu, nosso novo olhar para Exu, com um entendimento muito mais amplo.

Exu transcende Umbanda ou Candomblé e desta forma estamos agora revendo, reciclando, renovando, amadurecendo conceitos, indo além do que está estático, parado ou estagnado.

Exu é dinâmico, é movimento, é expansão, vigor, vitalidade, espiral, vazio, tudo isso, e muito mais do que podemos escrever.

Exu é oral, é toda oralidade de todos nossos ancestrais. Exu é Tradição e renovação ao mesmo tempo. É ordem e transgressão!

Exu é Orixá Negro Africano Nagô Yoruba e é também a identidade ou identificação das entidades, guardiões, de Umbanda.

Precisamos de uma vida inteira para entender um pouquinho sobre Exu...

No Umbanda EAD, dia 10/09/2020 vamos iniciar a nova turma do Curso Exu ministrado por Alexandre Cumino clique abaixo para se matricular e se informar mais!

Nenhum comentário:

Me colocaram na corrente. Mas não estou sentindo nenhum sintoma mediúnico.Será que não sou médium de incorporação? cristinatormena April 25

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Me colocaram na corrente. Mas não estou sentindo nenhum sintoma ...