domingo, 9 de agosto de 2015

UMBANDA: o maior desafio de um chefe de terreiro.

UMBANDA: o que é "fazer a caridade"???

Quem são os Pretos Velhos na Umbanda?

                  Pretos Velhos


Pretos velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de africanos. Não necessariamente todos foram escravos.

São entidades que tem o poder e o segredo da sabedoria,apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores.

Ligados a vibração da força do Orixá Obaluaê que é o Orixá sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres. 

Mas os Pretos Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás. , são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação aos consulentes, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Os pretos velhos se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, do Congo ou de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.

É uma das linhas mais queridas da Umbanda, pois são os nossos conselheiros,pois até uma bronca eles dão usando palavras meigas e um tom doce, mas não devemos nos enganar com a mansidão deles, pois são entidades que se precisarem trabalham para a cura,para um descarrego e tem uma força impressionante.

Utilizam vários elementos nos seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha (que usam como defumadores, para limpeza espiritual) e ervas.

DIA DA SEMANA: Segunda-feira

LINHAS DE TRABALHO: Evolução, transmutação e transformação.

COR: Preto e Branco.

ELEMENTOS DE TRABALHO:
- Ervas (alecrim, arruda, guiné, manjericão, boldo, folha de fumo, louro, manjerona, sálvia, quebra demanda, levante);
- Palha da costa, Cruzes de madeira, pipocas, pemba branca, terços de lágrimas de Nossa senhora.
- Fumo

PEDRAS: cristal, ônix preto e quartzo branco.

COMIDAS:
Bolo de milho, pamonha, cural.
Pipoca
Bolo de fubá
Tutu de feijão
Mandioca frita
Batata doce
Doce de abóbora
Rapadura.

BEBIDAS:
Café
Chá

FLORES: rosa branca
VELAS: Branca, branca e preta


Adorei as Almas!

001 - O que é Umbanda?

Cura Espiritual - Curso de Arapé - Aula do dia 21/03/2015 - parte 4/4

Cura Espiritual - Curso de Arapé - Aula do dia 21/03/2015 - parte 3/4

Cura Espiritual - Curso de Arapé - Primeira aula - Aula do dia 21/03/201...

Cura Espiritual - Curso de Arapé - Aula do dia 21/03/2015 - parte 1/4

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...