sexta-feira, 29 de julho de 2016

UMBANDA: atuação do Orixá Oxossi na vida humana.

Tudo bem?

Hoje trago para você um pequeno estudo sobre a pemba (muito utilizada na Umbanda) e pós mágicos.

Segundo muitos pesquisadores, a pemba foi trazida pelos bantos, que já a faziam para seus ritos religiosos na África. Esta teoria é reforçada segundo o dicionário de termos afro-brasileiros de Nei Lopes, pelo fato de que a palavra pemba 
significa cal em kimbundo, e mpemba é o termo para giz em kikongo. 

A pemba legítima é importada da África.

Efun mineral: é um pó retirado de calcário, que são encontrados na natureza em várias cores, também chamada de tabatinga. 

É utilizado na feitura de santo que serve para pintar o corpo do neófito, chamada de efum fum (pó branco).

O que torna essas pembas vindas da África tão especiais é o fato de que os artesãos entoam cânticos religiosos para consagrá-las enquanto realizam todas as etapas de sua produção: o minério extraído das jazidas de cal é pulverizado, misturado com corantes e cola, modelado e embrulhado em folhas de bananeira, depois de seco.

Efun (barro branco encontrado no fundo dos rios); foi o primeiro condimento utilizado antes da introdução do Sal. 

Muito usado em Ebós elaborados para aos Orixás Funfum. 

O efun simboliza o Dia, por isso, quando em pó, seja soprado ou friccionado seco é utilizado com o objetivo de expandir, vitalizar, iluminar, clarear, despertar, avivar.

Já o Efun molhado com água pura ou com o soro do Igbin é utilizado para acalmar, tranqüilizar, adormecer, suavizar, abrandar, repousar, proteger. 

Por isso que a cabeça do Yawo em reclusão deve
permanecer coberta de pó de Efun o Dia, e durante a noite coberta com Waji e pequenas marcas de Efun.

Efun vegetal: é um pó retirado de frutos tipo: obi, orobo, aridan, pichurin, nós-moscada e folhas sagradas.

A mistura do efun mineral e o efum vegetal recebe o nome de Atin e dentro de algumas tradições ele só deve ser preparada pela iyaefun ou iyalorixa.ou sacerdote do culto.

Efun animal: é um pó retirado de ossos e cartilagens dos animais utilizados em sacrifícios aos orixás. 

Nas tradições africanas, esta extração deve ser feita pelo axogun ou babalorixá, entrando na preparação de assentamento de orixá.

O pó de pemba é muito eficaz enquanto prática magística, pois raramente deixa sinais de seu uso, o que é conveniente, especialmente quando o encantamento se destina a pessoas que não devem ter conhecimento de seu uso.

A pemba ralada é usada como um dos ingredientes que compõem muitos Afoshés ou pós mágicos, embora existam pós feitos sem pemba, podendo esta ser substituída por barro de rio ou outro tipo de terra, misturado com ervas, sementes, partes de animais e outros ingredientes, com variações decorrentes da influência dos valores culturais dos diversos povos que formaram as tradições religiosas e mágicas brasileiras.

Em decorrência de sua origem, esses pós também são chamados "pembas", mesmo quando não são feitos com o giz pulverizado, legitimamente africanos.

Espero que tenha gostado.


Yamazaki,
Portal TOM
Salve Antonio,
Ontem aconteceu nos Live sobre "O DIA QUE EXU VIROU DIABO" e considero muito importante este conteúdo.
Sei que muitos não conseguem assistir ao vivo por muitos motivos, então como quero muito que você não perca este conteúdo venho lhe informar o link direto ao vídeo. Na verdade segue o link da minha live e a do Alexandre Cumino que entrou na sequência pra complementar o estudo de ontem.
O DIA EM QUE EXU VIROU DIABO 
Rodrigo Queiroz - Fanpage Umbanda EAD
Assista neste link: https://www.facebook.com/UmbandaEAD/videos/1086842914723416/
DEMONIZAÇÃO DE EXU DE DENTRO PRA FORA NA UMBANDA
Alexandre Cumino - Fanpage Colégio Pena Branca
Assista neste link: https://www.facebook.com/colegiopenabranca/videos/944473102330807/
Do mais, gratidão Antonio por nos acompanhar nesta jornada de levar luz do conhecimento em meio a tantas trevas da ignorância!
Axé, Mojubá!
Rodrigo Queiroz - Diretor Umbanda EAD

MINICURSO COMPLETO E GRATUITO: EXU - O PODER ORGAN...

 MINICURSO COMPLETO E GRATUITO: EXU - O PODER ORGAN...
Facebook
Twitter
ATENDIMENTO COM MAGIA DIVINA - Nessa sexta (29/07) às 20h em SP, no Templo Escola Casa de Lei.
Magias para abertura de caminhos, fortalecimento espiritual, purificação energética, quebra de demandas, proteção, saúde e prosperidade.
  • As senhas serão entregues das 19h as 20h30.
  • Os atendimento são individuais e gratuitos.
Local: Templo Escola Casa de Lei Endereço: Av. Airton Pretini, 49A, Penha, SP Tel: (11) 2385-4592 | 94715-1590 www.casadelei.org.br
Dirigido por Pai Alan Barbieri
Sacerdote e fundador do Templo Escola Casa de Lei, médium atuante na Umbanda desde 1999; Palestrante; Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unicsul; Master Practitioner em PNL com certificação Internacional assinada pelo Dr. Richard Bandler (criador da PNL) e pela The Society of NLP™ (a mais antiga e respeitada entidade de PNL do Mundo) e mais outras 4 formações; Formação internacional em Hipnose clínica pela A.I.H.C.E (Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, Espanha) e mais outras 9 formações; Constelador Sistêmico e Familiar, certificado pelo Centro Constela (México) e Systemic IberoAmerican University; Diretor Fundador da Rádio Toques de Aruanda; Diretor e Tutor do Portal Estudar em Casa.

Uma xicara de Café com Axé

CAFÉ com AXÉ - MAKING OFF 001

Religião x Dinheiro

Sabemos que muitos se  embrenham nas Religiões, parcialmente ou unicamente visando o interesse financeiro. Nestes longos anos de aprendizado...