quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Minha Umbanda

Minha Umbanda

Quer saber da Verdade sobre " SALVE JORGE "?


Queridos irmãos

Segue uma importante mensagem para a nossa reflexão, que nos foi enviada pelos queridos irmãos
Umbandistas, Deputado Átila Nunes e pelo Vereador eleito pela Cidade do Rio de Janeiro, Átila
Alexandre Nunes, na qual fica claro o que está por trás dos ataques à novela "SALVE JORGE".
Eis a mensagem:

O que está por trás dos ataques à novela ´Salve Jorge´*

*Átila Nunes e Átila Alexandre Nunes *

Alguns setores ditos evangélicos declaram guerra à novela ‘Salve Jorge’ da
TV Globo. Alegam que o enredo é uma adoração ao orixá Ogum, sincretizado
com o São Jorge da Igreja Católica.

Uma dessa seitas, auto-intitulada evangélica, pede que seus seguidores não
assistam ´Salve Jorge´e sim, assistam à reprise da novela ´Rei Davi’, que
reestreou no mesmo dia, quando a Globo alcançou 35 pontos no Ibope. A TV
Record, amargou ínfimos 6 pontos.

Uma dessas seitas acusa São Jorge de ser um “deus pagão travestido de
santo” e que ´Davi, sim, é um herói verdadeiro´ e que ´os fiéis não podem
aceitar em suas casas algo que contrarie a sua fé´

É óbvio que o tema da novela não é São Jorge, e, sim, do mito do guerreiro,
o padroeiro da cavalaria representado na novela pelo ator Rodrigo Lombardi,
que sendo devoto dele, pede proteção a cada ação.

Então, por que essa reação raivosa de um determinado segmento religioso, já
que a novela não é uma homenagem nem à São Jorge, e muito menos à Ogum?

Aparentemente, pode parecer mais uma reação fundamentalista de fanáticos
religiosos contra a Umbanda, que tem em Ogum um de seus mais importantes
ícones. Mas...se a novela se chamasse ´Salve Jerônimo´ ou ´Salve Sebastião´?

A reação seria idêntica porque não se trata de religião. Essa é uma
interpretação precipitada. *É muito menos um ataque fanático-religioso, e
muito mais uma preocupação econômico-financeira.*

Explico.

Nada dá mais lucro a uma emissora de televisão do que novelas. Nada supera
esse segmento. Não há BBBs, humorísticos, reportagens, noticiários,
esportes, musicais, nada, absolutamente nada que se compare à novelas em
matéria de resultado comercial.

Por isso, as emissoras não economizam dinheiro quando produzem seus
capítulos, levando para até para o exterior seus atores e equipes de
cinegrafistas.

De acordo com a Forbes, a TV Globo quebrou um recorde comercial com
Avenida Brasil´, conseguindo vender cotas comerciais de 30 segundos por R$
800 mil para o último capítulo! Imaginem isso: 800 mil reais por 30 segundos!

Ao todo, a TV Globo faturou cerca de R$ 2 bilhões, sendo que a produção de
180 capítulos da trama teria custado algo em torno de R$ 91 milhões. Um lucro de 1 bi e 900 milhões
de reais!
Em menor escala, o sucesso da trama infantil ´Carrossel´ do SBT está com
uma previsão de lucro de R$ 100 milhões de reais em 12 meses. Depois de
´Avenida Brasil´ e agora, de ´Salve Jorge´, é a novela de maior audiência
da TV brasileira.

E ´Carrossel´não fatura apenas em comerciais por causa da alta audiência.
Fatura ainda na venda de cerca de cem produtos licenciados da novela que
vão desde bonecos, álbum de figurinhas, fantasia, kit festa de aniversário
até aplicativos com jogos educativos para tablets.

O fracasso da audiência da reprise da novela ´Rei Davi´ se reflete, é claro, no faturamento da
emissora, que vem amargando quedas constantes de audiência.

O ´Programa do Gugu´ vem sendo derrotado pelo SBT aos domingos. As novelas
Rebelde´ e ´Máscaras´ não atingiram a audiência desejada e ficam longe da vice liderança atualmente
conquistada pela emissora de Silvio Santos.

Por isso, é importantíssimo identificar o que se esconde atrás desses
ataques à novela da Gloria Peres. Não se trata de uma guerra religiosa.
Não! Trata-se de uma guerra comercial, onde o lado que esperneia, amarga
prejuízos incalculáveis, obrigando seus proprietários até a venderem seus
ativos para segurar a sangria financeira.

Outra guerra religiosa, disfarçada, vem acontecendo nos bastidores das
seitas auto-intituladas evangélicas. Seitas que antes enchiam o Maracanã
arrecadando fortunas de seus fieis, acabaram perdendo seus seguidores para
outras seitas formadas por dissidentes que também se auto-nomearam ´bispos´. Parafraseando o ditado
popular de que tem mais caquique do que índio, hoje tem mais ´bispo´do que fiel...

Em outras palavras: perderam audiência e perderam fieis que ajudavam a
manter sua estrutura. Estamos falando de muito, muito dinheiro (recordando:
um comercial de 30 segundos chegou a ser vendido por 800 mil reais!).

´Salve Jorge´ deve repetir o sucesso de ´Avenida Brasil´. Por várias
razões. Porque a autora é uma craque. Porque a produção é esmeradíssima (as
cenas na Turquia são belíssimas). Porque os atores são consagrados e queridos.

E o mais importante: porque o brasileiro ama - e idolatra sim -, São Jorge,
o mesmo São Jorge que é cultuado pelos seus devotos às 6 da manhã todo dia
23 de abril, e saudado à noite como Ogum nos terreiros de Umbanda.

*Salve Jorge! Salve São Jorge! Salve Ogum! Salve a diversidade religiosa
brasileira!*

*Em tempo: no terceiro dia, após a estréia, ´Salve Jorge´aumentou sua
audiência. Marcou 37 pontos segundo o Ibope na Grande São Paulo, dois a
mais do que na estreia. Na média de audiência do primeiro capítulo na
audiência nacional foi de 41 pontos. No Rio, alcançou 40 pontos.*

Fiquem com Deus

Flávia e Luis Fernando Barros
Dirigentes do Templo Estrela do Oriente
“Casa da Cabocla Jurema da Praia”
Rua Goiás, 548 - Piedade
Rio de janeiro – Cep 20756-121



"Antes de julgares a nossa vida ou a nossa personalidade, calça os nossos sapatos e percorre o
caminho que caminhamos, vive as nossas tristezas, as nossas dúvidas, as nossas alegrias; percorre os
anos que percorremos, tropeça onde tropeçamos e levanta-te assim como levantamos." (Provérbio
Tibetano)