Ex seminarista, com estudos, cursos diversos na amada UMBANDA incluindo o de teologia, praticante desde 1978; vi a necessidade de poder repassar o que aprendo todos dias, quer sejam textos, cursos, vídeos, e-books, aos que possam desejar, sem compromisso algum com quem quer que seja a não ser a DIVULGAÇÃO DE NOSSA AMADA UMBANDA. Se desejarem contato: acevangel@gmail.com
terça-feira, 31 de outubro de 2017
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
domingo, 29 de outubro de 2017
ENSINAMENTOS DA UMBANDA SAGRADA
EU SOU DO MUNDO OU SOU DO SANTO. QUE ESPECIE DE UMBANDISTA EU SOU?
Ser umbandista hoje não é apenas marcar presença dentro das giras ou da mesa. Como toda religião a Umbanda tem como objetivo aperfeiçoar o espírito, que está em constante evolução. A doutrina Umbandista vem preparando todos nós para que cada vez mais possamos melhorar com o próximo e assim nos melhorar tbm. Então não basta ser uma pessoa caridosa, bondosa, correta só no terreiro. Devemos dar o nosso maior exemplo fora dele.
O Umbandista não deve provar nada a ninguém, mas suas atitudes são observadas por todos, pois quem não conhece a Umbanda em seus reais fundamentos acreditam que ela não passa de: uma religião sem doutrina; Que é apenas feitiçaria; que seus membros são ignorantes, que nada tem a oferecer a sociedade.
Portanto devemos mostrar nossa conduta, nossa atitude através do ensinamento que recebemos das entidades e da doutrina de forma cristalina. Esse é o caminho de mostrar como somos e como é a Umbanda.
A principal missão das entidades Umbandistas é tão somente prestar a caridade. E por sua vez, a dos médiuns também deveria ser. Mas não apenas no terreiro, mas em todas as áreas da sua vida. Conhecemos muitas pessoas que se dizem umbandistas, e fora do terreiro tem uma conduta completamente contrária daquilo que pregam. Ora devemos pelo menos ser coerentes com aquilo que falamos e fazemos, não podemos dizer: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
Os ensinamentos das entidades devem ser aplicados diariamente em nossas vidas. O médium incorporante deve registrar aquilo que seu mentor guarda em seu subconsciente durante as consultas, para que ele possa aplicar tais ensinamentos no seu dia a dia, em sua própria vida. Nossa CARIDADE deve começar dentro de nossos lares, de nossas casas, com nossos familiares. É com nossos parentes que estão as nossas maiores dívidas e por isso foram posicionados desta forma. Isto significa que geralmente nossa família é composta por seres ligados a nós em vidas passadas, e que tem conosco uma relação de créditos e débitos. São nossos credores ou devedores de vidas passadas. O lar é um templo redentor de almas endividadas. A família é o maior meio de ajustes entre os seres espirituais. Qual forma mais sábia de fazer com que grandes inimigos de vidas passadas, com sentimentos recíprocos de ódio, vingança, mágoa e etc. se aceitem? É fazendo com que em vidas futuras compartilhem da mesma família como irmãos, pais, filhos, etc.
Conhecemos muitas pessoas que tem sérios problemas de entrosamento em seus lares, porque algum ou alguns de seus familiares tem problemas dos mais variados. Os mais comuns são em que o familiar é doente, tem problemas psíquicos, psicológicos, enfim, causa transtorno a todos seus familiares. Nesses casos devemos conter nosso ímpeto rebelde, mantermos a calma e a paciência e tentarmos compreendê-los da melhor forma possível. Não devemos ser grosseiros nem estúpidos e sim entendê-los do jeito que são. Seguramente esses seres doentes não estariam em nossa família por puro acaso, e sim porque alguns dos familiares têm graves débitos a cumprir com esses seres. Na maioria das vezes os familiares foram responsáveis por essas anomalias em outras vidas, ou me fizeram muito mal e agora, de acordo com a Lei Divina, devem ajudar essas criaturas a saírem da situação em que se encontram. Não adianta ignorá-los, tratá-los mal, pois isso só irá agravar mais ainda sua divida perante aquele ser e a sua situação perante a Lei Cármica.
Portanto deve-se dá valor a nossa Família pois eles são a oportunidade de resgatar dívidas consideradas impagáveis e torna-las verdadeiros batentes de nossa evolução. Digo isso pois é com a vitória do outro é que vc conquistará a sua.
Uma mãe que só te irrita, um pai que te persegue, um filho que um dia tentou te matar, são a ponte da evolução. Cheia de obstáculos e espinhos, mas, não a nada que não muche e torne-se claro com uma oração não faça, pois como a própria palavra já diz acrescentando-se apenas uma letra C de compartilhar, de caridade, a oração vem do Coração.
É impossível a convivência física, por vários fatores. Sem problemas. Acenda uma vela e ore em nome da pessoa, converse com ela como se ela ali estivesse e verá o que realmente significa a palavra UMBANDA.
A Umbanda não tem normas nem Leis que inibam a liberdade de ninguém. Ela não proíbe ninguém de fazer isso ou aquilo, ela apenas nos mostra o caminho, e cabe a cada um de nós, segundo nosso livre arbítrio, escolher por onde quer ir. As entidades sempre dizem: A UMBANDA NÃO ESCRAVIZA, LIBERTA! Ouvimos muitas pessoas dizerem: “isso minha religião não permite”, mas será que você realmente acredita naquilo? A Umbanda acredita na capacidade de cada um escolher seu caminho, de saber o que realmente é ideal para si. É claro que às vezes necessitamos de alguns esclarecimentos, de alguém para mostrar o caminho a ser seguido, mas nunca de forma imposta.
De acordo com a nossa conduta, podemos antecipar ou prolongar a nossa vida terrena. Essa é a famosa LEI DO CARMA. Todos temos uma predisposição para uma série de acontecimentos e realizações em nossas vidas, que podem acontecer ou não de acordo com a nossa conduta enquanto encarnados. Infelizmente já ouvimos alguns de nossos amigos dizerem que a vida é para ser vivida intensamente, visando apenas prazer, porque estamos aqui a passeio. Acreditar nisso seria acreditar que tudo que fazemos não tem importância. Estudar, trabalhar, se aprimorar, nada valeria quando morrermos, que tudo seria em vão. É estar completamente sem perspectivas de encontrar um mundo melhor, de acreditar na imortalidade do espírito, de acreditar na evolução.
Devemos ter ciência que a nossa estadia no planeta como encarnado é uma benção divina. Um Grande Prêmio que muitos desejam, mais apenas privilégiados conquistam. Pq se dedicaram, pq trabalharam muito para voltar. Isso acontece no mundo espiritual e tbm no mundo físico na grande corrida dos espermatozoides em direção ao Ovulo. Muitos seres perdidos, emaranhados em seríssimas confusões, mentais e astrais, aguardam ansiosos por essa oportunidade, visando melhorarem-se e diminuírem os débitos adquiridos em vidas passadas. A reencarnação é uma solução bendita, é a misericórdia divina, é a chance que Deus dá a todos os seres, a cada encarnação de temos a oportunidade da evolução, para a libertação do espírito. Se estamos no corpo físico, é porque temos sérios compromissos a cumprir.
Quantos e quantos seres desencarnados atolados no mal, gostariam de ter essa oportunidade, e reencarnar para saldar suas dividas perante a Lei. Só para deixar bem claro: Se estamos encarnados: não é por acaso, temos sérios compromissos a cumprir, muitos credores batem à nossa porta. Então não se iluda pensando que a vida é uma eterna diversão, que estamos aqui para gozar dos prazeres da vida terrena. Há coisas muito mais sérias esperando por você desperte para realidade!
A doutrina de Umbanda tem justamente essa finalidade, de ajudar as pessoas a enfrentarem os problemas do cotidiano com paz e serenidade, colocando em pratica o que é aprendido com as entidades. Nos revela de forma clara e simples, o modo ideal de encararmos a vida como ela realmente é. A nossa preocupação é dar formação espiritual, para que as pessoas possam levar suas vidas com mais tranqüilidade, entendendo os porquês de certas coisas acontecerem tão freqüentemente, pois tendo tais conhecimentos, seguramente suas vidas serão mais amenas e mais intensivamente vividas. A intenção das entidades de Umbanda é fazer com que a vida das pessoas possa ser compreendida de uma forma melhor, que as pessoas não encontrem tanta dificuldade em entender as coisas que a ciência não consegue explicar, tais como a morte, Deus e etc.
Os umbandistas não são melhores nem piores que ninguém. Não temos qualquer vocação para “santos”. Queremos ser apenas o que somos, pessoas normais como todas as outras, que acreditam em um Deus e na imortalidade do espírito. Dizemos isto porque muitas pessoas acham que ser religioso é ser santo, é privar-se das coisas boas da vida. Conversa mole!!! Isto é pura preguiça, é falta de coragem de encarar a vida de frente. Alguns têm até vergonha de dizerem que frequentam ou que são praticantes de alguma religião.
Acreditamos que a vida material é importante, mas não teria o menor sentido sem a vida espiritual, pois só levaremos as nossas ações, nosso comportamento enquanto encarnados, a nossa educação espiritual será a nossa maior riqueza. Os guias, irão nos direcionar após o desencarne segundo a nossa conduta, de acordo com o grau de espiritualidade. Quando morrermos seremos todos iguais, o que irá nos diferenciar uns dos outros é o nosso Aura, que reflete todas as nossas ações, pensamentos, sentimentos através de sua coloração. Por isso é que todos deveríamos dar mais importância ao nosso lado espiritual, nos educarmos espiritualmente. A vida é muito boa, mas é uma etapa passageira, um dia passará. Vamos criar dentro de nós um sentimento de AMOR AO PRÓXIMO, afinal todos nós habitantes do planeta Terra, somos uma imensa família que resgata junto algo que foi perdido há milhões de anos atrás, a Tradição Cósmica.
Portanto deixemos de lado as mesquinharias materiais e vamos nos preocupar com a essência espiritual. Não devemos nos esquecer que temos um compromisso a cumprir e um caminho a seguir. Não podemos nos deixar levar pelas grandes ILUSÕES da vida.
Ser Umbandista é ser mais compreensivo, é ser gentil, é dá atenção as pessoas, é não julgar, é não atrapalhar.
Acredite em vc. Acredite.
QUAL A EXPLICAÇÃO DE FRACASSOS EM ALGUNS TRABALHOS DE UMBANDA?
Existem casos que a Umbanda não consegue resolver, pois nem todos obtêm a cura.
Não se trata de fracassos da Umbanda ou dos guias, mas de fatores alheios ou falhas dos próprios doentes. Conversando com o preto-velho, esclareceu-me algumas dúvidas. Em princípio por que, algumas vezes, previsões, remédios, oferendas, conselhos dos guias não são eficazes, não surtem os efeitos desejados. “Ora” disse-me, “a Umbanda não é limitada a certas classes de espíritos.
Nos terreiros, se o médium quiser e for permitida, dar-se-á a incorporação de toda espécie de desencarnados, desde os imperfeitos até sábios Instrutores do Espaço, e muitos deles, de más intenções, se apresentam como pretos-velhos, caboclos, marinheiros e outros, a fim de serem aceitos, isto é, mistificam. Encontram a porta aberta no médium despreparado ou desprotegido por sua própria vaidade. Pois bem, não é pelo simples fato de serem espíritos fora da matéria que sabem tudo. Não. Eles sabem somente aquilo que aprenderam e mais nada”.
Então, há mistificação na Umbanda? Sim e bastante. Contudo, a existência de perucas não quer dizer que todo mundo seja careca…
O fato de haver muleta, não implica que todos sejam aleijados. Ademais, a cura de uma doença, por exemplo, pode não se dar por vários motivos, quando o guia é autêntico. Também a Umbanda não é panaceia para todos os males, principalmente as doenças de origem física, pois para isso existem médicos, embora muitas possam ser curadas. Voltando ao caso da mistificação, este fator negativo não é privilégio da Umbanda. Mistificação há em toda atividade humana e é inerente à humanidade, visto esta não ser perfeita. É um dos erros dos homens, não da Religião.
É verdade. Existem pessoas que, embora tratadas espiritualmente em centros kardecistas e umbandistas, não se curam, enquanto a maioria obtém êxito no tratamento e a consequente cura. Por que isso acontece, quando os mentores espirituais de Umbanda são autênticos? Bem, vários são os motivos para que tal ocorra:
1º – As pessoas não são máquinas, nem iguais umas às outras, razão por que as curas em algumas não se efetivam.
2º – A pessoa tem no perispírito (corpo astral) bastante substância tóxica astral, adquirida em vidas anteriores, que é expelida em forma de doenças nesta existência.
3º - Falta de Fé (confiança), elemento que muito ajuda (embora não seja essencial) na cura, por ser fator de sugestão.
4º - Há indivíduos que gostam de suas doenças e as usam como argumento em suas conversas (fato curioso, mas verdadeiro). São os masoquistas (sentem prazer no próprio sofrimento).
5º - Existem aqueles que opõem resistência inconsciente, não acreditando que possam ficar curados espiritualmente.
6º - Há os que são doentes por força de seus próprios hábitos ou vícios, e não se curam por não abandonarem o hábito (fumar, beber em demasia, comer demais, odiar, brigar, enervarse, abusar do sexo etc).
7º - Há pessoas boas condutoras de energia e capazes de armazená-la, enquanto outras são péssimas condutoras de fluidos vibratórios de cura, bloqueando o fluxo energético e, portanto, incapazes de conservá-la.
8º - Quando da aplicação de passes, às vezes reclama-se resultado imediato, quando o tratamento deveria ser mais longo.
9º - No início da enfermidade, a possibilidade de cura é maior do que quando já adiantada.
Mesmo que o doente morra, a morte não significa que a cura não se efetuou. A eliminação ou alívio da dor e da angústia pode se considerado bom resultado e o doente ingressar na vida espiritual isento dos males que o atormentavam, reencarnando futuramente sem o carma doloroso da moléstia.
A vida SEMPRE CONTINUA independente de que plano deseja ficar.
PRETO VELHO BANCÁRIO!
Pai de Santo, fui num terreiro e me falaram que alguém me fez "macumba" e que foi um Preto Velho que realizou e recebeu o dinheiro. Isto é possível? Virgínia - Curitiba
Resposta: Este é um caso típico de mistificação e desinformação. Vamos deixar claro que Umbanda não pratica o mal, nem Caboclo, nem Preto Velho, nem Exu. Todos os espíritos que se manifestam na Lei de Umbanda estão voltados para a prática do bem, da caridade e da evolução. Surgiro que procure um terreiro sério. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
BANHO DE ERVAS !?!
Pai, queria saber qual o melhor banho de ervas pra eu tomar antes de ir ao terreiro? E se não der tempo de tomar, não posso entrar na gira, o que faço? Lua Nova - São Carlos/SP
Resposta: Primeiramente é importante consultar seu dirigente, pois estas questões são bastante particulares de terreiro a terreiro. De toda forma, vai uma dica, use a mistura de samambaia, sálvia e alfazema. Caso você se atrase e não dê tempo de fazer seu banho, também consulte seu dirigente, mas não se desespere, ao menos tome o banho de higiene, se concentre bem na hora da defumação e relaxe. Porém não deixe virar rotina. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
SAINDO DO ARMÁRIO...
Iaô meu Babá, tenho uma dúvida que me incomoda muito. Posso incorporar Pomba-Gira? Dizem que me tornarei homossexual. Ronaldo - São Paulo
Resposta: Salve, gostaria de umas confirmações: você é homossexual? Tens dúvida da sua orientação sexual? Porque os guias espirituais não influenciam nas opções de ninguém, tampouco na sexualidade e não obriga ninguém a nada. Acontece que as pessoas se escondem atrás das entidades para extravasarem suas necessidades mal resolvidas e isso precisa mudar. Nunca culpe um guia por nada em sua vida. E pode deixar a moça incorporar filho, deixa ela trabalhar. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
EXU NA PORTA!
Olá, posso acender vela para Exu em casa? Eduardo - Cariacica/ES
Resposta: Tenha no coração que Exu é um Guardião, que te ampara e lhe quer bem. Jamais o contrário, logo, acender vela para Exu em casa é ótimo, sinal que assim você fortalece sua intimidade com o Exu e garante sua proteção. Tenha apenas uns cuidados, a exemplo de firmar sua vela no quintal. Pois a aproximação de seu exu de guarda é sempre pelos fundos da casa. Assim ele é bem recebido e fica sempre em contato com o tempo. E não esqueça de um bocadinho de marafo e um pito. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
ESTOU CARREGADO !!!
Salve irmãos, tenho uma dúvida que sempre pergunto para as pessoas e as respostas se contradizem. Quando a vela "borra" ou "chora" é porque descarregou? Fabiano - Bauru/SP
Resposta: Salve, este assunto é delicado, existe muito misticismo em torno disso e pouco se explica, o fato é que muitos fatores influenciam para a vela "derreter desmanchando". A mínima corrente de vento na chama vai fazer o fogo inclinar e a vela "chorar". A qualidade da parafina e do pavio também significa muito. Então, somente depois de você verificar todas estas possíveis influências é que pode pensar que a vela materializou uma atuação magística levando a "borrar" a parafina. - Envie
Marcadores: Perguntas e Respostas
COMO FIRMO?!?
Saravá meu Pai! Minha dúvida é o seguinte. Quando acendo uma vela branca pro meu "anjo da guarda", meu "guia"...., acendo em local acima da minha cabeça, num prato com água e açucar, em cima da geladeira mesmo. Mas se quero acender para Exu, nossos guardiões,acendo com marafo e um pito, mas minha duvida é, pode ser em cima da mesa mesmo, a que faço minhas orações, ou tem que ser no alto ou atras da porta ou algum outro lugar especifico? e a cor da vela, é branca mesmo? escolho uma linha de exu como 7 encruzilhadas, tiriri .... ou simplesmente para exu? Muito obrigado e que vosso caminho seja só luz! - Mauro Caixeta -
Resposta: Salve. Não se firma exu no congá, acende as velas dele no chão mesmo de preferencia no quintal pois é a porta de entrada do povo da esqaquerda. Na UMBANDA PURA a vela deve ser branca, velas vermelhas ou pretas somente para o ORIXÁ. Laroiê, salve os compadres e Comadres! - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
QUEM É QUEM?
Salve meu pai eu descobri que tenho 1 exu e uma moça e eu to com muita curiosidade em saber seus nomes algum guia saberia me dizer. Antonio - Volta Redonda/RJ
Resposta: Salve filho! Só eles mesmo podem revelar os nomes ou ainda num caso excepcional o seu pai-de-santo. Boa sorte! - Envie sua dúvida para orientacao_um
bandista@hotmail.com
CONFETE
A Umbanda realmente precisa de meios que desmistifiquem e desmarginalizem sua imagem como Religião. Meu mentor é um preto-velho, Nego Gerso ou Pai Gérson ou ainda Príncipe Gerson, dependendo da região. Pouco sei sobre sua história, embora venha pesquisando. Preciso de informações confiáveis sobre esse espírito de luz. Peço aos irmãos que me enviem o que souberem sobre ele. Desejo manter esta via de comunicação freqüente com vocês. Axé Umbanda!!! Nilson Ferreira
Resposta: Salve. Se você quer informações confiáveis então pergunte a ele mesmo sobre sua curiosidade, tá bom? Que Zâmbi te ilumine. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
Enviar por e-mailMarcadores: Perguntas e Respost
SÓ DÚVIDAS
1-Gostaria de um lugar de confiança para um passe e orientação.
2-Apesar de ser de Oxaguian tenho uma imagem de Iemanjá em casa (sempre tive amor por Iemanjá), qual o melhor lugar para colocá-la, dia dela e o que oferecer? Ou seja como agradar direito a mamãe?
3-Posso ter outras imagens em casa? Alguma que não pode já que tenho ela?
Agradecido e muita luz!
Amaral – São Paulo – SP.
Resposta: Salve filho! A resposta vai na ordem, tá bom?
1 - Existem muitos filho, todo terreiro de Umbanda Pura é de confiança...
2 - Coloque onde sentir vontade, o dia é sábado e você pode oferecer rosa branca, vela azul, sal grosso e incenso de alfazema...
3 - Pode ter o que quiser filho. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
COLAR ARREBENTADO
Olá, gostaria de uma orientação. Fiz minha guia de anjo da guarda, fui em duas giras e ela arrebentou. Não foi o nó, porque verifiquei que foi no meio. O que pode ser? Uns dizem que é o guia forte e outros que é carrego. Anderson - São Paulo
Resposta: Salve, observe que as contas, pedras ou cristais geram atritos no cordão, que seja o material que for, e esse é o maior motivo das guias que arrebentam. Por outro lado pode ser uma atuação magística de seu guia quebrando algo. Muitos podem dizer os motivos. O melhor é você procurar seu Sacerdote para que ele lhe oriente. E de qualquer maneira não se preocupe e nem dê muita importância, lave as contas com água e sal grosso e refaça a guia. Boa sorte!!! - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
Pai de Santo, faz umas 4 semanas que vou ao terreiro que frequento e saio com dor de cabeça. Será que o terreiro está carregado? Estou puxando carga das pessoas? O que faço? Roberta Alves
Resposta: Hummm, acho bom você procurar um médico? Não perca de vista a certeza de que se isso não é geral, e só você que sai com dor, certamente o problema não é o terreiro e nem as pessoas, o problema está em você. Esqueceu que o terreiro tem os Exus na tronqueira para não deixar nenhum mal entrar? Que também tem a presença de centenas de mensageiros luzeiros para garantir que todos que ali entrarem com o coração aberto e envolvidos com a luz, dali sairão iluminados... Filha é muito fácil jogar a culpa do lado e não olhar para si mesma. Sinceramente me Responda: você tomou o banho de ervas? Fez suas orações? Acendeu sua vela de anjo da guarda? Ficou concentrada nos guias ou nas pessoas? Se as respostas forem positivas, então procure logo um médico, pois seu carrego chama-se enxaqueca. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
Resposta: Hummm, acho bom você procurar um médico? Não perca de vista a certeza de que se isso não é geral, e só você que sai com dor, certamente o problema não é o terreiro e nem as pessoas, o problema está em você. Esqueceu que o terreiro tem os Exus na tronqueira para não deixar nenhum mal entrar? Que também tem a presença de centenas de mensageiros luzeiros para garantir que todos que ali entrarem com o coração aberto e envolvidos com a luz, dali sairão iluminados... Filha é muito fácil jogar a culpa do lado e não olhar para si mesma. Sinceramente me Responda: você tomou o banho de ervas? Fez suas orações? Acendeu sua vela de anjo da guarda? Ficou concentrada nos guias ou nas pessoas? Se as respostas forem positivas, então procure logo um médico, pois seu carrego chama-se enxaqueca. - Envie sua dúvida para orientacao_umbandista@hotmail.com
QUESTIONAR USAR OU NÃO ROUPA PRETA ?
VOCÊ ESTA DE PRETO?
As pessoas que convivem comigo em sua grande maioria sabem que sou Sacerdote de Umbanda. E em alguns momentos qdo podemos sentar e conversar sobre coisas mundanas. Algumas pessoas perguntam o pq uso camisa de cor PRETA. Parece uma besteira, mas, isso me deixou intrigado. Em certa ocasião estávamos em uma festa de Exu (Zé Pelintra) e fui convidado para levar algumas pessoas, na mesa uma pessoa me fez a pergunta. De pronto respondi, pq gosto, acho de certa forma elegante. Detalhe, nunca fiz conjunto (calça e camisa) apenas camisa. E logo, a pessoa me julgou, relacionando meu carácter religioso com a opção de usar uma camisa preta.
Ontem, fui novamente questionado por uma amiga. E hoje resolvi escrever sobre o assunto.
Se considerarmos que os conceitos dados pela física para a cor branca e a preta veremos que a branca é uma cor que reflete todas as cores e a negra significa ausência total de cor e por isso mesmo funciona como elemento de atração para todas as cores e energias.
Isso é inclusive provado na física pelos efeitos de absorção do que lá é chamado de "corpo negro".
Todos os objetos negros absorvem, por exemplo calor (que é uma outra forma de energia), muito mais facilmente que os brancos e infinitamente melhor que os polidos que as refletem muito mais. Se você duvidar, experimente sair de preto em um dia de bastante calor. Depois troque a roupa para a cor branca e sinta a diferença.
Se você conseguiu acompanhar até aqui, agora vai ser fácil entender.
Objetos negros absorvem energias com muito mais facilidade que os de qualquer outra cor.
Alegria é energia!
Bons pensamentos e desejos sinceros de sucesso geram formas pensamento condizentes que são energias!
Todas aquelas festas e comemorações pela passagem do ano e fé num ano que se inicia, cria nos ambientes egrégoras favoráveis que são pura energia.
Então o que aconteceria se vestir preto? Milhares de pessoas vestidas de branco emitindo energia ao cosmo, e vc aparece de preto. Um receptor natural. Vc absorve as energias latentes. Ou seja, o preto as absorvia e, por estar em contato com minha pele, eu era o beneficiado.
Os juízes e todos aqueles que estão envolvidos com um julgamento vestem preto. E pq será? O que querem atrair além da resposta correta diante os fatos de um julgamento para sua decisão seja inteligente e justa.
A cor preta jamais deverá ser usada, pelo que expliquei acima, em ambientes de dor (enterros, hospitais, terreiros etc), porque seu usuário fatalmente seria atuado pelas energias negativas desses locais. Em ambientes festivos no entanto, ela pode ser usada perfeitamente por qualquer pessoa, inclusive e até sabiamente (porque não?), por pessoas espiritualizadas.
Você duvida? Ainda tem medo?
Você acha que o que já foi provado pela física não tem nada a ver com as energias cósmicas e espirituais?
Você já ouviu falar em CROMOTERAPIA ?
O que você acha que aquelas "lampadazinhas" coloridas fazem além de iluminar com cores o corpo do paciente?
Por termos falado muito e certamente ainda termos muito a falar sobre energia, é preciso que você entenda de uma vez por todas que TUDO É ENERGIA e que nós, seres energéticos (espiritualmente e materialmente) estamos sempre cercados de uma infinidade de outras energias que podemos absorver ou refletir, sempre de acordo com nossa vontade, através da força de nossa mente.
A grande sabedoria está em se aprender a captar e absorver as energias das quais necessitamos. Entenda quem puder. Ou faça sua cabeça, entregue ao Santo e aprenda.
Uma outra particularidade da cor negra é que ela absorve melhor energias menos densas (nem por isso mais positivas ou mais negativas: isso depende do ambiente e da cabeça de quem usa) no período da noite, quando muitas energias mais densas (como o próprio calor) diminuem seus efeitos.
O restante é a simplesmente a palavra PRECONCEITO e RACISMO.
Pq um Sacerdote de Umbanda utiliza uma peça de roupa PRETA este deve ter envolvimento com o mal? Ou é aquele velho PRECONCEITO INCUBADO. Isto pq se voltamos ao tempo da escravidão . Praticamente não existia outra opção para o escravo da zona rural há não ser fazer suas roupas de velhos sacos de açúcar.
Diante do RACISMO o PRETO deve ser algo ruim, voltado para o mal, envolvido com forças malignas.
Revemos nossos PRECONCEITOS, diante de nossa religião tão linda e grandiosa uma COR me parece algo tão pequeno, tão insignificante. Nos voltemos ao AMOR de OXALÁ que tinha a pele PRETA, que usa o branco, mas como fator de emissão do AMOR, da CARIDADE e da FRATERNIDADE.
O restante é POSER (vale uma pesquisa no Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Poser).
UMBANDA por sua raiz e sua faixa vibracional. Não há espaço para forças negativas. ela é caridade, fraternidade e amor.
Ela é a doação de 1 dia inteiro de atendimento espiritual sem a cobrança de 1 centavo de real. É o sacrifício do lazer de muitos em nome da caridade.
E para aqueles que se dizem da Umbanda, Candomblé ou qualquer outra religião de cunho espiritualista. Que batem no peito o orgulho de serem do Santo, mas não são capazes de participar de uma trabalho de caridade. Que lembram sim do Santo do estão na DOR; Daqueles que vivem adornados pq tem a necessidade de serem reconhecidas como tal por vaidade. Eu, um simples trabalhador espiritual digo: USEM O PRETO para atrair felicidade, amor, caridade, responsabilidade com aquele que sofre.
AXÉ.
Pai Jonas Barroso
Pai no Santo de Umbanda
https://twitter.com/paijonasbarroso
blog: averdadeiraumbanda.blogspot.com
email: jonasbarroso@facebook.com
Pai no Santo de Umbanda
https://twitter.com/paijonasbarroso
blog: averdadeiraumbanda.blogspot.com
email: jonasbarroso@facebook.com
A Verdadeira Umbanda: PRECE A XANGÔ
A Verdadeira Umbanda: PRECE A XANGÔ: Senhor das Pedreiras. Pai justiceiro e dos incautos. Protetor da fé e da harmonia. Kaô Cabecile do Trovão. Kaô Cabecile da Justiça. Kaô C...
A Verdadeira Umbanda: PRECE A YEMANJÁ
A Verdadeira Umbanda: PRECE A YEMANJÁ: Oh! Doce, meiga e querida mamãe Yemanjá. Vós permitis que no seio de vossa moradia fossem geradas as primitivas formas de vida, o berço de...
A Verdadeira Umbanda: PRECE A OBALUAIÊ
A Verdadeira Umbanda: PRECE A OBALUAIÊ: Mestre das almas! Meu corpo está enfermo... Minha alma está abalada, Minha alma está imersa na amargura de um sofrimento Que me destrói...
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO DA NOITE
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO DA NOITE: Boa noite, Pai Oxalá. Termina o dia e a Ti entrego o meu cansaço. Obrigado por tudo e perdão. Obrigado pela esperança que hoje animou me...
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO DA CARIDADE
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO DA CARIDADE: Por mais luta, por mais dor, Por mais dificuldades, Por mais que o mundo nos fuja aos pés, Por mais que a felicidade nos vire as costas,...
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO UMBANDA, MEU CAMINHO
A Verdadeira Umbanda: ORAÇÃO UMBANDA, MEU CAMINHO: Não direi mais "não posso", pois Ogum me trará a persistência, determinação e tenacidade para conseguir. Não direi mais "...
A Verdadeira Umbanda: PRECE A OXALÁ
A Verdadeira Umbanda: PRECE A OXALÁ: Óh poderoso Pai Oxalá, o maior dos Orixás, aspiração suprema dos desejos dos nossos corações, caminhamos até a sua claridade, clareando t...
QUAL É A FINALIDADE DO AMACY ?
Amacy – Um rito de passagem
No último dia 22 de Outubro de 2017 realizamos no Núcleo Mata Verde mais um ritual do Amacy.
O Amacy, no Núcleo Mata Verde, é um rito interno, reservado e somente algumas pessoas participam.
Para que todos possam entender melhor o Rito do Amacy, descrevemos abaixo algumas fases do processo iniciático da Escola Iniciática do Caboclo Mata Verde.
Todas as fotos estão disponíveis no site do Núcleo Mata Verde.
Um médium para participar do Núcleo Mata Verde deve passar por determinadas fases, antes de poder participar da corrente e dar consultas nas giras públicas.
Quando uma pessoa procura nossa casa, normalmente vem em busca de auxílio, de ajuda, de amparo.
Ela com toda certeza encontrará esta ajuda espiritual através da corrente espiritual do Núcleo Mata Verde e da egrégora da casa.
Se após seu equilíbrio energético e espiritual, resolver seguir o caminho da umbanda; que é um caminho de busca espiritual, esta pessoa seguirá um caminho que chamamos de Arapé – O Caminho da Luz.
Este trajeto espiritual é realizado em fases que possuem uma nomenclatura própria.
Uma primeira fase é a do conhecimento, do equilíbrio fluídico, do “namoro” com a casa e sua egrégora.
Chamamos esta fase inicial de “Abá Mirim” onde a pessoa ainda se encontra na assistência, embora já esteja frequentando a casa há alguns meses, nesta fase a pessoa já fez sua escolha, embora ainda não participe ativamente dos trabalhos internos da casa.
O interessado já frequenta regularmente a assistência há alguns meses, ou anos, e demonstra seu interesse em ingressar para o Terreiro.
Já decidiu entrar, frequenta regularmente e já conversou com o dirigente da casa, pedindo informações de como faz para entrar para o Terreiro. Este é o Abá Mirim.
Após esta fase inicial, se realmente quer entrar para o Núcleo Mata Verde, ele deve procurar o Dirigente da Casa, o Caboclo Chefe e o Preto Velho e somente após a autorização dos três é que esta pessoa entrará para a casa, fazendo parte da família espiritual do Caboclo Mata Verde.
Dizemos que passará a usar o “Branco”, a roupa branca, o uniforme utilizado nos trabalhos espirituais.
Dizemos que passará a usar o “Branco”, a roupa branca, o uniforme utilizado nos trabalhos espirituais.
Assim que receber autorização dos responsáveis pelo Terreiro (Dirigente, Morubixaba e Preto Velho) ela poderá entrar como filho da casa. Nesta nova fase ela é chamada de “Abá Guassú”.
Nesta fase de Abá Guassú poderá participar de todos os trabalhos espirituais realizados na casa,participando ativamente do desenvolvimento mediúnico, cursos, grupos de trabalho, equipes de limpeza, gira dos Guardiões etc…
Nesta nova fase a frequência é obrigatória, deverá assinar o livro de presença e manter uma frequência mensal de 75% das reuniões.
Nesta nova fase a frequência é obrigatória, deverá assinar o livro de presença e manter uma frequência mensal de 75% das reuniões.
Irá permanecer como um Abá Guassú durante um ano, quando será elevado ao primeiro grau, que chamamos de grau do fogo, ou grau de ogum.
O Grau do Fogo é a primeira iniciação do Núcleo Mata Verde, podemos também considerá-lo como o Batismo. É um batismo de fogo e não de água.
Será então iniciado no grau e passará a ser um Abaré Tatá, um Sacerdote do fogo.
Anualmente será promovido nos graus, que são:
Grau do Fogo ou Ogum – Abaré Tatá – 1º Grau – Cor Vermelha
Grau da Terra ou Xangô – Abaré Yby – 2º Grau – Cor Marrom
Grau do Ar ou Iansã – Abaré Ybytu – 3º Grau – Cor Amarela
Grau da Água ou Iemanjá – Abaré Y – 4º Grau – Cor Azul Claro
Grau das Matas ou Oxossi – Abaré Caá – 5º Grau – Cor Verde
Grau da Humanidade ou Oxalá – Abaré Abá – 6º Grau – Cor Branca
Grau das Almas ou Omulu – Abaré Angá – 7º Grau – Cor Preta
Este caminho é percorrido durante sete anos, um grau por ano, desde que frequente regularmente as reuniões e acompanhe os estudos oferecidos pela casa.
Este caminho é percorrido por todos, sejam médiuns de incorporação, Ogans, Cambones , etc…
Em relação aos médiuns de trabalho (ou incorporação) existe um caminho paralelo, que também é marcado por etapas.
O médium pode ter começado seu desenvolvimento mediúnico no Núcleo Mata Verde, ou já pode ter chegado “feito”, não interessa…Ele deve passar por todas as etapas independente de sua origem.
O caminho de todos os médiuns é:
Quando começam a girar, a sentir as primeiras vibrações são chamados de Bojá Mirim.
Com o passar do tempo sua mediunidade vai melhorando, sua incorporação já está mais segura, o médium já conhece bem algumas entidades que o acompanham.
Nesta fase ele é chamado de Bojá.
Quando ele já está incorporando bem, suas entidades já estão firmes, já se comunicam bem, eles são convidados pelo Caboclo Chefe a ficarem firmando na corrente nos dias de atendimento público.
Nesta fase são chamados de Bojá Guassú e começam a dar passes.
Até o grau de Bojá somente dão passagem para seus guias nos dias de desenvolvimento e nas giras dos Guardiões, que são giras reservadas, fechadas ao público.
Quando este médium já possui pelo menos um ano de casa, e já está como Bojá Guassú , o Caboclo Chefe autoriza que seja feito o primeiro Amacy.

Após o amacy este médium será chamado de Abaré Mirim e passará a fazer parte da corrente de trabalho no atendimento público.
Somente poderá dar consultas aquele médium que possui mais de uma ano de casa, já tenha feito o primeiro Amacy e seja um Abaré Mirim.
Após um tempo trabalhando nas giras públicas, fazendo as consultas e atendimentos, que poderá durar de meses ou até anos, o Caboclo Chefe autorizará o segundo Amacysomente aos Abaré Mirins que ele achar que já estão preparados.
Após este segundo Amacy são chamados de Abarés.
Continuam a trabalhar na corrente e após mais um período de tempo passarão a ser chamados de Abaré Guassú.
Neste estagio são considerados como Mães e Pais Pequenos.
Após sete anos de casa, após ter passado pelos sete graus iniciáticos e após os Amacys, caso seja de sua vontade, será coroado e poderá a partir desta data comandar sua própria casa.
Você poderá ver no site do Núcleo as fotos do último Amacy, clique aqui.
Neste ritual não utilizamos atabaques, poucas pessoas participam do ritual, na maior parte impera o silêncio.
O médium fica em meditação, enquanto prepara o banho que será utilizado para lavar sua cabeça, seu chakra coronário.
É neste dia que as entidades riscam seus pontos e se identificam com maior segurança.
É necessário que o médium se abstenha de excessos (bebida, sexo, comidas fortes, etc…) durante alguns dias antes e depois do amacy, e deve preservar durante alguns dias o banho que foi feito em sua coroa.
É também um rito de passagem da fase de Bojá Guassú para Abaré Mirim, onde adquire maiores responsabilidades como membro do Núcleo e como médium.
No youtube você encontrará vários vídeos dos Amacys realizados no Núcleo Mata Verde.
Saravá!
São Vicente, 28/10/2017
Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde
Obs.: ESTE TEXTO PODE SER REPRODUZIDO, DESDE QUE SEJA NA ÍNTEGRA E QUE SEJA CITADA A SUA ORIGEM
Registre seu comentário, suas sugestões e críticas!
Assinar:
Postagens (Atom)
Cristinatormena
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Leia no blog ou leitor Desrespeito e Preconceito. Por cristinatormena em 24 de novem...
