quarta-feira, 7 de março de 2012


Figura da capa do Livro Umbanda a Prótosintese Cósmica

     A Umbanda teve sua origem há milhares de anos atrás na Lemúria. A Lemúria foi o terceiro continente berço da terceira raça raiz ou lemuriana. Hoje desaparecido, este continente abrangia as Américas e a Áfricas unidas. No centro do continente da Lemúria, onde hoje é o Plananto Central Brasileiro surgiu a Umbanda. O continente modificou-se inumeras vezes dando origem a Atlântida, que submergiu sob as águas do grande dilúvio, pelo ano de 9564 a.C. restando apenas a ilha de Poseidonis, (citada por Platão na sua obra Timeu e Crítias. A UMBANDA era o Conhecimento Integral, religião, filosofia e arte reunidas em um único bloco de conhecimento.
     O religare, a ligação do homem da Raça vermelha com as "Coisas Divinas", chamou-se Aumbandan. Esse vocábulo trino e sagrado, que mais tarde se tornaria litúrgico mágico e vibrado foi e será a bandeira do amor e sabedoria cósmica. Era uma crença calcada nos fundamentos mais puros da realidade cósmica.
     Eram voltados às coisas divinas e às suas leis, sendo fiéis às mesmas. Foram os primeiros a cultuar em espírito, coração e verdade a Religio Vera, a Proto-religião- Aumbandan.
     Em suas futuras reencarnações em outros locais do planeta no meio de povos semi bárbaros fizeram adaptações, perdendo as tradições cósmicas.
     A aumbandan é a síntese ou reunião entrelaçada do todo conhecimento ou gnose humana, uma reunião de religião, filosofia, ciência e artes.
     A aumbandan não é apenas a revelação das leis divinas e dos conceitos integrais da verdadeira natureza espiritual do homem. É o próprio elo de ligação vivo entre o que é espiritual e o que é reino natural.
     É a porta, é o veículo de retorno ao cosmo espiritual e ao encontro de nosso Karma causal.
     AUMBANDAN- conjunto sagrado das leis ou conjunto das leis divinas.
     O movimento umbandista é coisa da atualidade e pretende restaurar o verdadeiro aumbandan ( a verdadeira proto-síntese cósmica). 
* Trechos retirados do livro "Umbanda A proto síntese cósmica" - F. Rivas Neto
A Aumbandan é a Proto-Síntese Cósmica que encerra a Lei em seu círculo Uno, equilibrando de forma harmoniosa a Religião ( religare ), a Filosofia, a Ciência e a Arte - os quatro pilares do conhecimento humano inter-relacionados, formando um conhecimento integrado.

 
Cada um destes pilares está relacionado de acordo com a sua vibração com um orixá.

Religião
Yorimá
Terra
Saturno
Norte
Ciência
Xangô
Fogo
Jupiter
Sul
Filosofia
Oxossi
Ar
Vênus
Leste
Arte
Ogum
Água
Marte
Oeste

Partindo do ínicio da criação relacionamos o ponto ao orixá Oxalá que representa o pai. A partir do ponto se desenvolve a reta que está relacionada ao orixá Yemanjá representando a mãe. Com a união do pai e da mãe, temos a criação do filho representado pelo ângulo, relacionado com o orixá Yori. Em analogia ao triângulo temos 3 formas de apresentação das entidades nas diversas linhas da Umbanda que são os caboclos, pretos velhos e crianças.

A partir dos 4 pilares, reunindo o princípio da criação sobre cada pilar em direção a um só ponto, direcionando à Oxalá, temos analogamente a figura de uma pirâmide.

 
Como dissemos antes que a Umbanda encerra toda a Lei em um círculo, sendo o círculo associado pela numerologia ao nº 10. É fixador e plasmador de forças sutís. Reflete energias negativas. É um escudo vibracional. Se colocarmos o círculo na base da pirâmide e com ele fizermos a sua revolução ( giro sobre o seu eixo) teremos a Esfera que envolverá tudo. Esta esfera forma um escudo vibracional muito potente, pois encerra a vibração da Proto-síntese cósmica.

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...