terça-feira, 26 de maio de 2015

CRISTALTERAPIA AULA 01

           
            Desde há muito tempo os cristais e pedras preciosas sempre têm despertado um grande interesse no homem. Seja pela suas cores, seja pelo seu brilho, o fato é que o homem sempre atribuiu a estes minerais propriedades mágicas e de cura.
            Nos tempos atuais, houve um renovado interesse, não só pelos cristais e pedras preciosas como também por outros conhecimentos antigos que de alguma forma pareciam esquecidos, mas, que na verdade, podemos perceber agora estavam adormecidas a espera de uma redescoberta.
            Foi então que as propriedades mágicas e terapêuticas dos cristais passaram a despertar novamente enorme interesse. Passou-se assim a pesquisar e a redescobrir todo o potencial que temos a nossa disposição através do seu uso.
            Hoje existe uma grande preocupação na aplicação de formas mais naturais de terapias, aquelas que possam tratar sem agredir, que possam de alguma forma promover a reintegração do homem com a natureza da qual ele faz parte. Os cristais atuam desta forma, acrescentando suas vibrações ao nosso campo energético, o que faz com que possamos restabelecer e manter  nossas energias em equilíbrio.

CRISTAIS


O uso dos Cristais e pedras:

           
            Os cristais e pedras, tanto brutos como lapidados, agem doando e absorvendo energias. Por esse motivo é importante que não descuidemos de sua limpeza e energização.
Programação: está relacionada com a absorção de energia.
Meditação com os cristais envolve:
            -memória armazenada no cristal.
            -focalização da atenção.
            -no sentido esotérico, a conectação com as forças cósmicas.
            -é também um agente facilitador da relaxação.
Remédios: É possível fazer-se remédios usando para isso os cristais (são os elixires de cristais).Para fazê-los, procede-se da seguinte forma:

-na água: água pura e pedra limpa. Deixar a noite por 12 horas. O uso deve ser imediato, pois não leva conservante.

-no álcool de cereais: Deixar por 12 horas durante o dia, sem pegar sol direto. Este se conserva mais tempo, pois o álcool age como conservante. Usa-se pingar 4 gotas na água, 4 vezes ao dia.

DESCRIÇÃO E USO DOS QUARTZOS


            Começaremos falando sobre o quartzo, pois dentre todas as rochas, o quartzo é uma das preferidas por todos os terapeutas, pois se trata de uma das formações mais completas para uso em cura.

QUARTZO:

Composição química:
            Sua composição química é, basicamente, o óxido de silício ou sílica, uma das substâncias mais comumente encontradas na superfície de nosso planeta. Mas apesar disso são enormes as variações sob as quais ele se apresenta.
Variedades do quartzo:
            O quartzo pode se apresentar sob variados aspectos, os quais passam a ser conhecidos por nomes diversos, como se houvessem adquirido identidade própria. Na verdade, essas variações são causadas por inclusões minerais na sua composição.
            O quartzo passa a ter, então, as seguintes denominações:
Ágata ,crisoprásio, olho de tigre, ametista, cristal de rocha, ônix, aventurina, heliotrópio, opala, calcedônia, jaspe, prásio, citrino, olho de falcão, quartzo róseo, cornalina, olho de gato, quartzo enfumaçado ou fumê
                       

CRISTAL DE ROCHA:

           
            Na Antigüidade acreditava-se que o cristal de rocha era um gelo eterno (do grego krystallos: gelo).

Transparência:
Incolor, podendo ser mais ou menos transparente. Alguns apresentam inclusões de outros minerais, como ouro, rutilo, pirita, turmalina, goethita (quartzo astérico, o qual parece conter uma estrela em seu interior)
Sistema Cristalino:
            Hexagonal (6 faces).
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            Transparente.
Atuação e Uso:
            É o quartzo que apresenta a maior variedade de usos.
            Atua, principalmente, no chacra coronário.
            Por sua capacidade de permitir que a luz branca o atravesse e se decomponha em todas as cores, ele atua reequilibrando e suprindo todo o organismo dos elementos dos quais este necessita.
            Na aura ele atua limpando-a.
            Ele harmoniza as energias circulantes em nosso corpo, pois age desbloqueando os canais por onde essas energias circulam. Em função dessa propriedade ele contribui facilitando a concentração e a meditação.
            Quando usado junto com outra pedra ele amplia as propriedades desta.

 

QUARTZO ENFUMAÇADO OU FUMÊ:

           
            Equivocadamente também chamado de topázio enfumaçado.
Coloração:
Sua coloração varia do marrom claro ao escuro, podendo apresentar-se também nas cores cinza ou negra. Sua cor deve-se a inclusão de impurezas (geralmente ferro, carbono e titânio).
Sistema cristalino:
            hexagonal
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            transparente.
Atuação e uso:
A energia do qurtzo fumê está sintonizada com as energias da Terra por este motivo seu uso destina-se, principalmente, ao primeiro chacra. Ele estimula nosso instinto de sobrevivência ao fazer com que percebamos e amemos nosso próprio corpo (uma das funções do primeiro chacra). Ao agir assim ele está trazendo o sentimento do amor do chacra cardíaco para o chacra básico, permitindo que tenhamos  capacidade de eliminar as emoções  negativas e desnecessárias.
Ele age de forma semelhante à influência saturnina, que nos leva a descartar tudo que não seja mais necessário. Ele permite que desenvolvamos o desapego, qualidade indispensável para que possamos nos beneficiar da verdadeira luz que nos cerca.

QUARTZO ROSA:


Coloração:
            Rosa forte ou pálido. Sua coloração é dada pela inclusão do manganês.
Sistema Cristalino:
            Hexagonal.
Composição química: Óxido de silício.
Transparência:transparente, translúcido.
Atuação e uso:
            É uma das principais pedras usadas no chacra cardíaco.
            Atua fundamentalmente no campo emocional. Nos momentos em que precisamos de ajuda para curar mágoas antigas que foram guardadas, mas que deixaram cicatrizes que continuam de alguma forma nos fazendo sofrer, esta variedade de quartzo nos oferece uma ajuda valiosa, pois a sua principal característica é nos deixar  envoltos por uma atmosfera de paz e harmonia, permitindo que percebamos nossa capacidade de auto-aceitação e perdão quando então estaremos aptos a sentir amor e respeito por nós mesmos.
            O quartzo rosa atua junto ao coração, e, por extensão, também atua no sistema circulatório, assim como junto aos órgãos reprodutores, os quais podem tornar-se mais saudáveis e com maior capacidade de nos ajudar a sintonizar com nossas energias de amor.
            Quando nos dispomos a usar o quartzo rosa, precisamos estar preparados para vivenciar todas as emoções que ele irá despertar em nós, emoções essas que precisam ser entendidas para nosso próprio crescimento e amadurecimento espiritual.        

AMETISTA:


Coloração:
Apresenta uma variação de cor que vai do violeta ao lilás, passando pelo vermelho púrpura. Sua coloração deve-se a inclusão de ferro e manganês em sua composição.
Sistema cristalino:
            Hexagonal.
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            transparente
Atuação e uso:
            Embora sua área de atuação seja principalmente o sexto e o sétimo chacras, ela pode ser usada em qualquer outra parte do corpo em que suas energias se tornem necessárias.
            Atua no sistema nervoso, no sistema imunológico, no processo criativo, aumenta a capacidade de memória, ajuda no controle metabólico, ajuda a vencer o medo e a ansiedade.
            Atua também estimulando a elevação espiritual, o amor a Deus.
            A ametista purifica não apenas nosso corpo físico, mas também as nossas vibrações, fazendo com que nos tornemos mais conscientes de nossa participação num Todo Maior, fazendo com que nos apercebamos de que existe um poder cósmico do qual tudo emana.
            Ela amplia nossos sentimentos humanitários e desenvolve nosso lado místico.

AVENTURINA ou QUARTZO VERDE:


Coloração:
Verde, parda dourada, irisada. Sua coloração é dada pela inclusão de minerais no quartzo, o que vai lhe proporcionar algum brilho. A mica torna-a acobreada, a mica de cromo torna-a verde.

Sistema Cristalino:
            Hexagonal.

Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            Translúcido, opaco.

Atuação e uso:
            Equilibra as emoções e o corpo físico. Ela atua tanto no corpo físico, como também no mental e no emocional.
            Como todas as pedras verdes, esta também possui um enorme poder de cura.
            Ela pode ser usada em quase todos os tratamentos físicos. O verde é uma cor de equilíbrio. As pedras dessa cor atuam a nível de coração, rins, nas infecções como gripes, nas nevralgias, enxaquecas, além de normalizar a pressão arterial.
            Sua cor verde permite que o raio verde da cura atue tanto no corpo físico quanto na aura.
            Ajuda a neutralizar as emoções reprimidas. Em épocas de grande desgaste físico ou emocional ajuda no reequilíbrio de nossas energias.
            Ajuda a acalmar as emoções.

CITRINO:


            Muitas vezes é confundido com o topázio.
Coloração:
            É um quartzo amarelo claro, até pardo dourado, que contem ferro em sua composição.
Sistema cristalino:
            Hexagonal.     
Composição química:                      
            Óxido de silício.
Transparência:
            Transparente.
Atuação e uso:
            É mais usado no chacra do umbigo.
            Ele estimula a atividade física, aumenta a disposição, ajuda à digestão, desintoxica o sangue. Aumenta a autoconfiança, permitindo que nos sintamos mais calmos e com melhores condições de tomar decisões e aceitar com otimismo os problemas ligados a nossa rotina.
            O Cirino ajuda também a preservação de nossas energias, evitando que tenhamos uma perda energética acentuada em situações desgastantes.
            Sua vibração de cor amarela fortalece o nosso campo energético, transmitindo sua luz dourada para nosso campo áurico.


QUARTZO OLHO DE FALCÃO:


Coloração:
            Sua cor é verde azulado ou azul acinzentado tendo a superfície opalescente.
Sistema cristalino:
            Hexagonal.
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            Opaco.
Atuação e uso:
            Usado principalmente no chacra básico.
            Este quartzo leva-nos a uma percepção mais realista em nossas situações cotidianas. Ele também irradia energias curativas,que atuam neutralizando as energias causadoras de doenças.


QUARTZO OLHO DE GATO:


Coloração:    
            Pode se apresentar nas cores branca, cinzenta, verde, amarela, parda.Contem magnésio em sua composição.
Sistema cristalino:
            Hexagonal.
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            Translúcido, opaco.
Atuação e uso:
            Pode ser usado nos casos de asma.

 

 

QUARTZO OLHO DE TIGRE:


Coloração:
            Varia do amarelo ao marrom com reflexos dourados.
Sistema cristalino:
            Hexagonal.
Composição química:
            Óxido de silício.
Transparência:
            Opaco.
Atuação e uso:
            Ele está sintonizado com as energias da Terra (pela sua cor marrom), mas influenciado pela luz dourada, conduz a luz do chacra da coroa para assentá-la no corpo físico.
            Usado no chacra do umbigo, leva-nos a tomar consciência de nossa própria força interior, desenvolvendo nossa autoconfiança.
            Sua iridescência nos ajuda a encontrar o melhor caminho quando estamos em dúvida quanto a uma decisão a ser tomada.
            Atrai também para nós os bens materiais da Terra.
            É indicado também para pessoas que têm dificuldade em transformar em realidade seus sonhos e projetos.


PRÓXIMA AULA – ESTUDO DO GRUPO DAS CALCEDONIAS E BERILO

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...