terça-feira, 16 de junho de 2015

15 junho, 2015
É certo que religião e ciência não se misturam, certo? Nem sempre! Hoje em dia a ciência tem respeitado e encontrado caminhos para religião e a religião tem evoluído e repensado suas práticas de forma mais sistematizada e organizada. Não chegamos ainda em uma “Ciência Umbandista” ou uma “Umbanda Científica”; porém, já encontramos diversas religiões e campos da ciência que simpatizam e contribuem direta ou indiretamente com a prática de Umbanda.
Vamos falar um pouco sobre ciências aplicadas a Umbanda? Clique sobre os títulos abaixo e veja mais!
Arterapia e a Umbanda
A Arterapia consiste em práticas terapêuticas que visam a cura através do ar. 

Envolve processos de oxigenação, respiração, conhecimento sobre o funcionamento dos pulmões, fluxo sanguíneo, atividades físicas, etc. 

Os estudiosos desta ciência defendem os ganhos à saúde de seus praticantes.

Em Giras de Umbanda ela pode ser usada pelo Guia mesmo que este não use estes nomes técnicos complexos.

Pode ocorrer quando o Guia pede para alguém respirar fundo e também pode ser utilizado por dirigentes espirituais como ajuda ao médium que está desenvolvendo a incorporação, etc.  

A respiração altera diretamente o comportamento humano, tanto com o propósito de acalmá-lo, quanto com o propósito de hiper estimulá-lo.
Hidroterapia e Umbanda
Geoterapia e a Umbanda
Helioterapia e a Umbanda
Fitoterapia, Etnobotânica e a Umbanda
Psicologia e a Umbanda
Cromoterapia e a Umbanda
 

Conclusão: há muitas ciências hoje que contribuem direta ou indiretamente para a prática de Umbanda. 
Por isso ela se chama “Uma banda”, pois não importa que tipo de ciência ou religião exista, ela filtra tudo que pode lhe servir junto ao atendimento espiritual e reconhece em seu uso dentro do Terreiro, mesmo que na Gira isso seja feito de forma “direta e não analítica”, quase como no “piloto automático”. 
Os Guias demonstram deter total conhecimento do que fazem e isso tem ganhado cada vez mais o respeito dos estudiosos de renomadas instituições de ensino no país.
Quando dizemos que a Umbanda tem fundamento e é preciso estudar, esta é a mais pura verdade, e traduz muito o que a Umbanda representa.

Fonte: Blog Baiano Juvenal

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...