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Curso de Umbanda
IANSÃ
Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre
os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é
predominantemente cultuada sob o nome de Oiá.
É um dos Orixás do Candomblé que mais
penetrou no sincretismo da Umbanda, talvez por ser o único que se relaciona, na liturgia mais
tradicional africana, com os espíritos dos mortos (Eguns), que têm participação ativa na
Umbanda, enquanto são afastados e pouco cultuados no Candomblé.
Em termos de sincretismo,
costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara. Iansã costuma ser saudada após os
trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas
principalmente porque Iansã é uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da
justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada.
Ao mesmo tempo, ela é a senhora do
vento e, conseqüentemente, da tempestade.
Nas cerimônias da Umbanda e do Candomblé, Iansã, ela surge quando incorporada a seus
filhos, como autêntica guerreira, brandindo sua espada, e ao mesmo tempo feliz.
Ela sabe amar, e
gosta de mostrar seu amor e sua alegria contagiantes da mesma forma desmedida com que
exterioriza sua cólera.
Como a maior parte dos Orixás femininos cultuados inicialmente pelos iorubás, é a
divindade de um rio conhecido internacionalmente como rio Níger, ou Oiá, pelos africanos, isso,
porém, não deve ser confundido com um domínio sobre a água.
A figura de Iansã sempre guarda boa distância das outras personagens femininas centrais
do panteão mitológico africano, se aproxima mais dos terrenos consagrados tradicionalmente ao
homem, pois está presente tanto nos campos de batalha, onde se resolvem as grandes lutas, como
nos caminhos cheios de risco e de aventura - enfim, está sempre longe do lar; Iansã não gosta dos
afazeres domésticos.
É extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e a multiplicidade de parceiros é
uma constante na sua ação, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser íntegra em suas
paixões; assim nada nela é medíocre, regular, discreto, suas zangas são terríveis, seus
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arrependimentos dramáticos, seus triunfos são decisivos em qualquer tema, e não quer saber de
mais nada, não sendo dada a picuinhas, pequenas traições.
É o Orixá do arrebatamento, da
paixão.
Foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô. é irrequieta,
autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso.
É dona dos
movimentos (movimenta todos os Orixás), em algumas casas é também dona do teto da casa, do
Ilê.
Iansã é a Senhora dos Eguns (espíritos dos
mortos), os quais controla com um rabo de cavalo
chamado Eruexim - seu instrumento litúrgico durante as
festas, uma chibata feita de rabo de um cavalo atado a
um cabo de osso, madeira ou metal.
É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaiê,
para aquele espírito que se desprendeu do corpo.
É ela
que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma.
Comanda também a falange dos Boiadeiros.
Duas lendas se formaram, a primeira é que Iansã
não cortou completamente relação com o ex-esposo e
tornou-se sua amante; a segunda lenda garante que Iansã
e Ogum, tornaram-se inimigos irreconciliáveis depois da
separação.
Iansã é a primeira divindade feminina a surgir nas
cerimônias de cultos afro-brasileiros.
Deusa da espada do fogo, dona da paixão, da
provocação e do ciúme.
Paixão violenta, que corrói, que
cria sentimentos de loucura, que cria o desejo de possuir,
o desejo sexual.
É a volúpia, o clímax.
Ela é o desejo
incontido, o sentimento mais forte que a razão.
A frase
estou apaixonado, tem a presença e a regência de Iansã, que é o orixá que faz nossos corações
baterem com mais força e cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos, abusados,
ousados e desesperados.
É o ciúme doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido.
É a paixão
propriamente dita. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado no campo amoroso.
Iansã rege o amor forte, violento.
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CARACTERÍSTICAS
Cor Coral (amarelo)
Fio de Contas Coral (marrom, bordô, vermelho, amarelo)
Ervas Cana do Brejo, Erva Prata, Espada de Iansã, Folha de Louro (não serve
para banho), Erva de Santa Bárbara, Folha de Fogo, Colônia, Mitanlea,
Folha da Canela, Peregum amarelo, Catinga de Mulata, Parietária, Para
Raio (Catinga de mulata, Cordão de frade, Gerânio cor-de-rosa ou vermelho,
Açucena, Folhas de Rosa Branca)
Símbolo Raio (Eruexim -cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo)
Pontos da Natureza Bambuzal
Flores Amarelas ou corais
Essências Patchouli
Pedras Coral, Cornalina, Rubi, Granada
Metal Cobre
Saúde
Planeta Lua e Júpiter
Dia da Semana Quarta-feira
Elemento Fogo
Chacra Frontal e cardíaco
Saudação Eparrei Oiá
Bebida Champanhe
Animais Cabra amarela, Coruja rajada
Comidas Acarajé (Ipetê, Bobó de Inhame)
Numero 9
Data Comemorativa 4 de dezembro
Sincretismo Sta. Bárbara, Joana d’arc.
Incompatibilidades Rato, Abóbora.
Qualidades Egunitá, Onira, Balé, Oya Biniká, Seno, Abomi, Gunán, Bagán, Kodun,
Maganbelle, Yapopo, Onisoni, Bagbure, Tope, Filiaba, Semi, Sinsirá,
Sire, Oya Funán, Fure, Guere, Toningbe, Fakarebo, De, Min, Lario,
Adagangbará.
ATRIBUIÇÕES
Uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos,
alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra
linha de evolução, que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.
AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE IANSÃ
Seu filho é conhecido por seu temperamento explosivo.
Está sempre chamando a atenção
por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua
vontade.
Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de
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dialogar.
Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo
para a agressão, com berros, gritos e choro.
Tem um
prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito.
Passa por cima de tudo que está fazendo na vida,
quando fica tentado por uma aventura.
Em seus
gestos demonstra o momento que está passando, não
conseguindo disfarçar a alegria ou a tristeza.
Não tem
medo de nada.
Enfrenta qualquer situação de peito
aberto.
É leal e objetivo.
Sua grande qualidade, a
garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza, o
que lhe prejudica o convívio social.
Iansã é a mulher guerreira que, em vez de ficar
no lar, vai à guerra.
São assim os filhos de Iansã, que
preferem as batalhas grandes e dramáticas ao
cotidiano repetitivo.
Costumam ver guerra em tudo, sendo portanto
competitivos, agressivos e dados a ataques de cólera.
Ao contrário, porém, da busca de certa estratégia
militar, que faz parte da maneira de ser dos filhos de
Ogum, os filhos de Iansã costumam ser mais
individualistas, achando que com a coragem e a
disposição para a batalha, vencerão todos os
problemas.
São fortemente influenciados pelo arquétipo da deusa aquelas figuras que repentinamente
mudam todo o rumo da sua vida por um amor ou por um ideal.
Talvez uma súbita conversão
religiosa, fazendo com que a pessoa mude completamente de código de valores morais e até de
eixo base de sua vida, pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida.
Da mesma forma que o filho de Iansã revirou sua vida uma vez de pernas para o ar, poderá
novamente chegar à conclusão de que estava enganado e, algum tempo depois, fazer mais uma
alteração - tão ou mais radical ainda que a anterior.
São de Iansã, aquelas pessoas que podem ter um desastroso ataque de cólera no meio de
uma festa, num acontecimento social, na casa de um amigo - e, o que é mais desconcertante,
momentos após extravasar uma irreprimível felicidade, fazer questão de mostrar, à todos,
aspectos particulares de sua vida.
Os Filhos de Iansã são atirados, extrovertidos e chocantemente diretos.
Às vezes tentam
ser maquiavélicos ou sutis, mas, a longo prazo, um filho de Iansã sempre acaba mostrando
cabalmente quais seus objetivos e pretensões.
Têm uma tendência a desenvolver vida sexual muito irregular, pontilhada por súbitas
paixões, que começam de repente e podem terminar mais inesperadamente ainda.
Se mostram
incapazes de perdoar qualquer traição - que não a que ele mesmo faz contra o ser amado.
Enfim,
seu temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas extraconjugais
múltiplas e freqüentes, sem reserva nem decência, o que não as impede de continuarem muito
ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganados.
Mas quando estão amando
verdadeiramente são dedicadas a uma pessoa são extremamente companheiras.
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Todas essas características criam uma grande dificuldade de relacionamentos duradouros
com os filhos de Iansã.
Se por um lado são alegres e expansivos, por outro, podem ser muito
violentos quando contrariados; se têm a tendência para a franqueza e para o estilo direto, também
não podem ser considerados confiáveis, pois fatos menores provocam reações enormes e, quando
possessos, não há ética que segure os filhos de Iansã, dispostos a destruir tudo com seu vento
forte e arrasador.
Ao mesmo tempo, costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos ara seu círculo
mais íntimo
Ex seminarista, com estudos, cursos diversos na amada UMBANDA incluindo o de teologia, praticante desde 1978; vi a necessidade de poder repassar o que aprendo todos dias, quer sejam textos, cursos, vídeos, e-books, aos que possam desejar, sem compromisso algum com quem quer que seja a não ser a DIVULGAÇÃO DE NOSSA AMADA UMBANDA. Se desejarem contato: acevangel@gmail.com
domingo, 5 de julho de 2015
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Cristinatormena
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