domingo, 20 de setembro de 2015

 
O QUE IMPORTA É FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM.
COMO ASSIM???


Já de algum tempo se popularizou no meio espírita-espiritualista-umbandista a afirmação (aforismo):
- o que importa é fazer o bem sem olhar a quem.
Vamos refletir melhor a respeito.
Quem faz o bem e não olha a quem presume que sabe o bem que este "desconhecido" precisa. Se sabe quem é o alvo do bem a ser realizado o "caldo" engrossa, pois julga saber o bem que o outro precisa. 

Isto é PRESUNÇÃO. 

Cria-se uma armadilha do ego, pois ao presumirmos o bem que o outro necessita, colocamo-nos como superiores, afinal não somos nós que precisamos deste bem a ser feito. 

O presunçoso chega ao ápice quando avisa o outro - vou orar por você. 

Agrava-se a situação se o tal indivíduo, por vezes nosso amigo ou parente, não deseja receber este bem e não é da mesma confissão religiosa que nós somos. 

Ou seja, ele não permite que executemos o bem para que este bem seja realizado a seu favor: colocar o nome nas preces e irradiações, levar a roupa para o passe do preto velho (fazemos escondido muitas vezes), pedir às entidades benesses a favor dos mesmos, fazer oferendas e colocar o nome escrito do sujeito...
Muitas vezes este bem presumido é um falso bem, pois desrespeita o livre arbítrio e o merecimento do ser ao qual presumimos estar fazendo o bem, pois interferimos nas experiências que cabem ao outro passar. 

Neste sentido, já dizia Paulo de Tarso:
- "pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico..."
Em verdade, não sabemos quem somos, desconhecemos nosso passado, o plano reencarnatório com nossas provas,...Assim presumimos, como pequenos "deuses", o bem que o outro precisa, no mais das vezes este outro sequer pediu ou autorizou, muito menos faz parte de nossa fé e doutrina.
Você, faz o bem sem olhar a quem???
Fica a dica de reflexão para este domingo!!!

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...