segunda-feira, 9 de novembro de 2015


Humildade

- 09/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do  BEM

Apesar de serem da mesma origem latina, as palavras humildade (do latim humilitate) e humilhação (do latim tardio humiliatione) não possuem o mesmo significado, portanto não são sinônimos, entretanto muitos irmãos acabam confundindo a primeira que na verdade é uma virtude a qual nos dá o sentimento da nossa fraqueza, com a última que possui significado mais amplo, onde poderá ser utilizada para exprimir a ação de nos tornarmos humildes, onde este é o lado do bem, como também o sentido que a palavra humilhação pode ser associado como sendo o de rebaixar, oprimir, abater, referir-se com menosprezo, tratar desdenhosamente ou com soberba, submeter, sujeitar ou ainda ser humilhante, onde este é o lado do mal.

A falta de discernimento para muitos irmãos a cerca do verdadeiro significado da humildade converte-se em uma barreira, quase que intransponível, de poder exercitá-la com mais facilidade, pois ao confundir humildade com humilhação poderemos estar desperdiçando as oportunidades que nos são dadas, onde estaremos deixando de enxergar a humildade como ferramenta de crescimento espiritual e passando a vê-la como motivo de vergonha, sendo este um entendimento equivocado. 

Muitos irmãos têm dificuldade de dissociar (separar) humildade de humilhação porque enxergam de forma limitada os seus reais significados. 

Esta dificuldade se fortalece quando somos vítima do orgulho que é o inimigo da humildade. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, ou ainda “não misturar as estações”, são as expressões populares que facilitam o exercício do discernimento de um modo geral.

Por outro lado não devemos esquecer que a humilhação também é um instrumento do bem, porém é “uma faca de gumes”, pois sua eficácia para o nosso crescimento espiritual ocorre somente quando recebemos a ação, ou seja, quando somos humilhados e não quando humilhamos o próximo.

O Mestre nos ensinou que devemos exercer a humildade. 

Ser humilde ou agir com humildade converte-se na excelência de nos tornarmos verdadeiros cristãos, ou seja, propagadores das ideias de Jesus, o Cristo.

Existe um provérbio (dito popular) onde afirma que ser cristão exige: caridade, humildade, conduta, ética, respeito, moral, retidão, seriedade, disciplina, educação, cortesia, gentileza, comprometimento com a Verdade e demais valores edificantes: “Andar com Jesus no peito é fácil, o difícil é ter peito para andar com Jesus.

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, Ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade”.

– Livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - Capítulo XV - Fora da caridade não há salvação, Item 3, página 310.

Edu Medeiros - Um Amigo do Bem, 09/04/2011.
Artigo publicado originalmente na Coluna Espírita do Jornal JC Regional de Pirassununga/SP - Edição de 09/04/2011.
Título: Humildade - 09/04/2011 - Edu Medeiros - Um Amigo do Bem

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...