Projeto “CRIANÇAS NA UMBANDA”
Pais e Mães de Umbanda, adotem esta ideia!
Mensagem de São Vicente de Paula
Irmãos do Ritual de Umbanda Sagrada, que bênçãos recaiam do alto do Altíssimo sobre suas corôas!
Pudesse eu falar a vocês em viva voz, e estou que meu médium psicógrafo fixou no papel, falando agora eu estaria.
Aceitem o que eu tenha a dizer como um alerta, e recebam como um advertência que tem como o único objetivo despertá-los para uma lacuna imperdoável existente dentro de tão luminosos ritual.
Inquiro-os: irmãos amados, o que vocês, os pensadores encarnados da Umbanda Sagrada têm feito no sentido de doutrinar os filhos de seus filhos de fé? Onde estão as crianças encarnadas da Umbanda? É linda a corrente espiritual da umbanda, mas temos viso muito poucas crianças encarnadas dentro dos templos.
Não lhes ocorreu ainda que não devem deixar que a Lei Maior somente conduza fiéis adeptos ás suas tendas quando estão carentes ou necessitados mas sim criar uma linha doutrinaria voltada para a educação religiosa fundamentada no culto aos Sagrados Orixás, que se encantados são, também encantarão os filhos de seus filhos, que em futuros pais vocês poderão transformar se atentarem para meu alerta?
Afinal, uma das reclamações dos pais e mães da Umbanda refere-se á dificuldade em relação aos seus corpos de médiuns. Mas não atentaram para um detalhe: onde estão as crianças da Umbanda? O que têm feito para despertá-las para a religiosidade que emanam os Orixás Sagrados?
Não lhes ocorreu que as crianças de hoje serão os pais e mães de amanhã, e que é seu dever como sacerdotes dar-lhes uma formação religiosa quando ainda estão livres dos escolhos religiosos e dos preconceitos semeados no seus da sociedade pluri-religiosa?
VEJACurso Umbanda para Crianças – Novo curso Umbanda EAD
Não lhes ocorreu que esta lacuna tem subtraído de sua religião a mais sólida base que uma religião pode constituir a partir da doutrinação religiosa dos filhos dos seus filhos de fé?
Não lhes ocorreu que quando partirem e lhes for perguntado o que fizeram para perpetuar sua religião, não poderão dizer: “Eu preparei a geração futura que me substituirá!”
Infelizmente, não tem sido dado o devido valor às suas crianças, e só as festejam numa única data, quando deveriam festeja-las em todas as engiras, mas não às crianças espirituais, entendam isto.
Voltem sua atenção às crianças e criem uma cartilha voltada para o ensino dos Orixás Sagrados ao nível da compreensão delas. Criem uma doutrina que as oriente, que lhes incuta em seu íntimo as belezas e encantos naturais dos sagrados Pais e Mães de sua religião.

Vocês têm as generosas e amantíssimas Mães da Natureza, que não tenham dúvidas, envolverão os filhos dos seus filhos numa aura celestial de amor e fé ao Pai de todos os Pais Divinos, que é o senhor Oxalá.
Irmãos e irmãs em Oxalá yê, vocês são as cabeças que neste momento pontificam nas federações, nos agrupamentos e nos seus templos! Não deixem de doutrinar as crianças de hoje, pois assim, amanhã, uma nova consciência coletiva guiará sua religião.
LEIA: Sustentabilidade Religiosa e o dever de semear o respeito 
Doutrinar filhos que lhes chegam perturbados, é meritório e demonstra quão são capazes . Portando, não esperem mais. Criem dentro do Ritual de Umbanda Sagrada o amor por suas crianças, e despertem nelas, ainda na tenra idade, o amor pelos Orixás, e em pouco tempo toda a sociedade os olhará com profundo respeito e grande admiração.
Creiam em mim: não devem descuidar-se nem mais um dia de suas crianças, os filhos dos seus filhos!
Não foi por acaso que uma linha de crianças foi legada a vocês pelos Sagrados Orixás.
Meditem sobre este meu alerta e advertência, pois ainda que vocês não saibam, também fui um dos pensadores religiosos que auxiliou na idealização do Ritual Umbanda Sagrada e tenho lamentado a pouca atenção que têm dedicado a suas crianças.
Pudesse eu lhes falar em viva voz, não tenham dúvidas, eu estaria. Mas se isto não me é possível, no entanto todo pai e mãe de santoque tomar, dentro de seus tempos, um dia para doutrinarem suas crianças, lá estarei para, junto com minhas crianças, a inundá-los com eflúvios luminosos dos Sagrados e Divinos Pais e Mães da Umbanda Sagrada: os Divinos Orixás!
Espero que este meu alerta e advertência cale fundo nos íntimos e os desperte para esta imperdoável lacuna na Umbanda Sagrada.
Reunam-se, pensadores de Umbanda!
Unam sua religião de uma forma compreensível a elas, que compreendidos tais ensinos, por elas, as suas crianças, serão.
Ensinem sua religião de uma forma compreensível a elas, que compreendidos tais ensinos, por elas, as suas crianças, serão.
Não ensinem a elas coisas que só os adultos entendem, mas não deixem de ensinar-lhes aquilo que estiver ao alcance de sua compreensão.
Convidem seus fiéis a trazerem seus filhos aos templos; falem aos corações infantis de suas crianças e conquistem-nas para os mistérios da Luz com o encanto dos Orixás, e verão que encantadoras crianças da Umbanda, aos seus olhos, elas se mostrarão.
O Ritual de Umbanda Sagrada é tão rico nestes aspectos que conquistará em pouco tempo milhares incontáveis de mentes puras e corações amorosos, que também cantarão os encantadores cantos dos Orixás Divinos.
Eu só os alerto e advirto!
Mas os Sagrados Regentes da Umbanda esperam isso de vocês.
Que benções recaiam do alto da Umbanda esperam isso de vocês.
Que benção recaiam do alo do Altíssimo sobre todos vocês, meus irmãos em Oxalá e pensadores de Umbanda!
Se falar-lhes de viva voz eu pudesse, estaria falando. Mas, como não me é possível tal coisa, envio-lhes esta mensagem de alerta através de meu psicógrafo, que neste momento fala a vocês em meu nome: Vicente de Paula, vosso irmão em Oxalá e no amor a todos os Orixás Sagrados!

Trecho do livro: Sete Linhas de Umbanda - Rubens Saraceni 
Acesse a plataforma do Umbanda EAD e saiba como ensinar Umbanda a nossas crianças através do curso inédito, Umbanda para crianças. Elas são o futuro da religião!
Link de acessoPlataforma Umbanda EAD