terça-feira, 22 de março de 2016


Olá!!!
     Saudações fraternas...
       Haroldo.

Sabedoria - Aceita a sabedoria venha ela de onde vier. Avicébron

"OBRIGADO, Irmão maior, Jesus!!! Guia, Modelo e Exemplo de Bondade, Justiça e Amor; por estarmos, mais uma vez aqui reunidos, nesta interação virtual, para elevarmos nossos Espíritos em sabedoria, harmonia e  conhecimento. 

Que esta forma de comunicação com irmãos, nos auxilie na obtenção de profundos progressos hoje e sempre, não só no aprendizado, mas na prática humanitária e fraterna que devemos aplicar no nosso dia-a-dia!!! 

Que nossos corações ouçam e nossa mente aprendam as lições da moral e das Leis de Deus que nos chegam sob as mais diversificadas formas!!! 

Assim, Irmão maior!!! Pedimos mais uma vez; intercedimentos com relação à paz, sustentação e serenidade para estarmos em ambiente de estudo, interação, confraternização e progresso, não só procurando beneficio próprio, mas estendendo-o também ao maior número possível de pessoas. Graças a Deus, Amém!" ".

Decisões e Escolhas: Uma Questão Essencial
José Augusto Wanderley
Consultor em negociação e administração do pensamento

A vida é a arte das escolhas,
dos sonhos, dos desafios e da ação
J. A. Wanderley

Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na sua vida profissional, seja na sua vida pessoal, é conseqüência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las. 

Algumas são essenciais e importam decisões sobre nossa religião ou nosso papel social. 
Outras são operacionais, como a roupa que vamos vestir hoje para ir trabalhar.

O que vale para as pessoas também vale para as empresas, ou seja, uma empresa sobrevive ou não, tem êxito ou fracassa, de acordo com as decisões e escolhas que fez ou faz, de suas estratégias e foco, seus sistemas de crenças e valores, seu estilo gerencial, seus processos, suas estruturas, as pessoas que seleciona, o sistema de treinamento e desenvolvimento que adota. Ou, de acordo com Peter Drucker, "o produto final do trabalho de um gerente são decisões e ações".

Assim sendo, três aspectos devem ser considerados:
  1. A todo momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha;
  2. Se queremos ser os timoneiros da nau da nossa vida, devemos procurar ser conscientes das escolhas que fizemos e estamos fazendo, pois é esta consciência que nos permite assumir a responsabilidade pelos nossos atos e, conseqüentemente, continuar com o que estamos fazendo ou então mudar. É conveniente ter presente que algumas escolhas deram certo em determinados contextos, mas que se adotadas em outros podem ser profundamente negativas. Um pequeno exemplo: alguém que quando criança, para obter o carinho e a atenção dos pais, chorava, fazia manha ou gritava. Depois, quando adulto, para ter as suas necessidades de aceitação e reconhecimento atendidas, adota comportamentos de essência semelhante que, sem a menor sombra de dúvida serão totalmente inadequados, gerando respostas justamente opostas às desejadas;
  3. Podemos, através do desenvolvimento pessoal, aumentar a nossa esfera de escolhas. Aprender, no fundo, importa ter mais opções, isto é, ampliar possibilidades. A questão básica é o que aprender para que possamos ter êxito neste mundo de crescente insegurança, complexidade, ambigüidade e imprevisibilidade. E isto também é uma escolha.
De qualquer forma, é sempre conveniente ter presente 6 escolhas que estamos fazendo a todo o momento.

1- Vida ou morte

O general franquista Millan d'Astray, nas suas palavras na Universidade de Salamanca, na frente do filósofo Miguel de Unamuno, proferiu sua célebre frase: "Abaixo a inteligência. Viva a morte!". E esta é a grande questão. 

Estamos escolhendo a vida ou a morte do planeta em que habitamos? 

Todas aquelas pessoas ou empresas que contribuem com poluição ambiental e destruição dos ecossistemas, chuvas ácidas, aumento da temperatura na Terra e a conseqüente elevação dos níveis das marés, destruição da camada de ozônio, desmatamentos indiscriminados e a existência de pessoas vivendo em condições subumanas, em função da ganância, da busca do lucro Camicaze ou da falta de consciência social, estão engrossando o coro de Millan d'Astray e à sua própria maneira estão repetindo com o general franquista: "Viva a morte!"

Na realidade, esta é a grande questão ética, segundo a qual todas as outras devem se ordenar. 

É saber qual a resposta a uma pergunta de Albert Einstein: 

"Será que estamos fazendo deste planeta um lugar melhor para se morar?" 

Ou estamos ao lado dos que não têm nenhuma preocupação com isto, pois, como dizem, a longo prazo estaremos todos mortos.

2 - Os significados

A riqueza de nossa vida está muito relacionada aos significados que damos ao que fazemos. 

É a história dos 3 operários que estavam numa mesma obra e foram indagados sobre o que estavam fazendo. 

Um deles disse que estava assentando pedras. 

O outro, que estava construindo uma escada. 

O terceiro, que estava colaborando para a construção de uma catedral. 

Nós podemos escolher os significados que damos a tudo o que fazemos e isto pode representar uma grande diferença.

3 - Passado ou futuro orientado

As pessoas  passado orientadas  ficam querendo mudar o que fizeram, como se pudessem entrar na máquina do tempo. 

Tendem a se lamentar ou arranjar culpados e estão mais voltadas para ameaças. 

As pessoas  futuro orientadas buscam resultados, aceitam as situações existentes como um ponto de partida, não confundindo aceitação com conformismo, e procuram identificar e agir de acordo com as oportunidades. 

De qualquer forma é conveniente citar Franklin Delano Roosevelt: 

"O progresso é realizado pelos homens que fazem e não pelos que discutem de que modo as coisas deveriam ter sido feitas."

4 - Sistema aberto ou fechado

Os seres humanos são e deveriam agir como sistemas abertos, ou seja, em interação com o seu meio. 

Cada vez que as pessoas se fecham através do dogmatismo, da arrogância ou da negação, estão agindo como sistemas fechados. 

Prendem-se ao familiar e ao conhecido e, freqüentemente, ficam encasteladas em torres de marfim. 

As pessoas que agem como sistema aberto estão em relacionamento, têm consciência do fluxo contínuo de mudanças e sabem que a melhor forma de prever o futuro é criá-lo.

5 - Crenças e valores

Uma das coisas que têm forte influência sobre nossos comportamentos é o nosso sistema de crenças e valores. 

Neste sentido há quem diga que: "Quer você acredite que pode, quer acredite que não pode, você está certo." 

Todos nós temos um conjunto de crenças e valores que fomos adquirindo ao longo da vida e que são determinantes do nosso comportamento. 

Algumas podem ser extremamente úteis, como acreditar que tudo o que nos acontece pode ser uma oportunidade. 

Outras podem ser negativas, como a de se acreditar vítima das circunstâncias, na base do "isto só acontece comigo". 

Em geral as pessoas não analisam os impactos de suas crenças sobre suas vidas e não sabem que podem e como mudá-las.

6 - Intervir e mudar ou ser passivo

A consciência de que o que obtemos da vida está profundamente relacionado às escolhas que fizemos ou fazemos nos permite estar abertos a identificá-las e ratificá-las ou retificá-las. 

E esta é uma grande escolha final. 

É possível mudar. 

E um bom modo de fazê-lo é com base em Jean P. Sartre: 

"Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim." 

Em suma, ser consciente das escolhas que fazemos é entrar no mundo mágico das possibilidades. 

É saber que existem infinitas formas e caminhos e que a vida é daqui para a frente.

OBS.: José Augusto Wanderley é autor do livro Negociação Total: Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados www.jawanderley.pro.br

Nenhum comentário:

Descubra ospontos Rsicados com Alexandre Cumino- Curso

    Descubra os segredos do Ponto Riscado com Alexândre Cumino! Alexândre Cumino é médium, sacerdote de umbanda, ministrante de Teologia de...