segunda-feira, 20 de março de 2017

Leiam e tirem suas conclusões !


Por ALEXANDRE CUMINO
Vivemos no país mais católico e mais espirita do mundo, o que por si só ja é uma contradição. Cerca de 70% da população se diz católica e cerca de 60% crê em reencarnação.
Somos um pais de católicos não praticantes, algo inédito no mundo, um pais onde sua religião é um rotulo (etiqueta) que se coloca em você por meio de um ritual chamado “batismo”.
Mesmo que você nunca vá à igreja católica e não concorde com nenhum de seus valores e dogmas, ainda assim se considera “católico não praticante” pelo simples fato de que foi batizado.
Porquê isso acontece aqui no Brasil? Pelo fato de que o batismo assegura que as crianças estão protegidas do inferno e caso venham a morrer não vão para o “limbo”, da mesma forma deixam de ser “pagão” e “herege”.
Mesmo que ninguém saiba, teologicamente, o que quer dizer “inferno”, “limbo”, “pagão” e “herege”; todos tem certeza que isso é ruim e te condena em vida e após a “morte”.
E assim temos a receita de como manipular os números e fazer crer a toda uma população uma identidade de uma religião que não é praticada nem por 10% destes 70% que se denominam católicos.
Religião não é um rotulo e sim alguma coisa que você crê e ou pratica. Confunde-se ser católico com ser cristão, acreditar em cristo.
Há um outro obstáculo ainda para a construção da pertença e identidade umbandista, poucas pessoas sabem o que é umbanda e ao se afirmar umbandista é preciso explicar o que é isso, muitas pessoas não estão a fim de ficar explicando o que é sua religião e ai dizer que é “católico não praticante” encerra o assunto.
Outros preferem dizer que são espiritas, afinal a Umbanda trabalha com espíritos, logo sou espírita, certo? ERRADO!
Embora os primeiros umbandistas se auto intitulassem espiritas há um contexto de época para isso, o espiritismo foi aceito e regularizado muito antes que a Umbanda e assim afirmar que é espirita fornecia um status legal e social.
No entanto de fato e de direito ser espirita é seguir a obra codificada por Allan Kardec, na qual não se aceita ritual, magia, divindades, altar, velas, símbolos e etc. entre outras coisas que se chocam com a Umbanda.
E neste quadro, no panorama da religião, o que temos são praticantes (médiuns, cambones, ogãs etc.) e frequentadores assíduos e habituais, que em boa parte acreditam, participam e seguem a Umbanda mas não assumem esta identidade religiosa.
O que falta para assumir identidade e pertença religiosa Umbandista?
Para muitos falta ser batizado na Umbanda, por acreditar que só um ritual pode trocar sua “identidade ou pertença sobrenatural”.
Não sabem que na maioria das religiões; como Judaismo, Islã e Budismo; nem existe ritual de batismo, o que é uma marca do cristianismo e das religiões cristãs.
Embora a Umbanda, em sua maioria de templos, se considere cristã e adote o ritual de batismo; ser umbandista é apenas sentir afinidade, praticar e/ou frequentar a Umbanda. Ser Umbandista é crer na Umbanda, apenas isso e simples assim !!!
Enviado por Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...