quarta-feira, 29 de março de 2017

Significado da Quaresma para Umbandistas.

Posted: 28 Mar 2017 10:55 AM PDT


A Quaresma é um período em que se relembra o período entra o Desencarne a Ressurreição de Jesus Cristo no sincretismo 
( Pai Oxalá).
Durante este período é Apropriado para penitência e meditação, através da prática do jejum, da esmola e da oração.


Lembramos a todos ou alertamos a quem não sabe que a pascoa e também o cruzamento de cinzas não são rituais católicos, simplesmente coloca-se juntamente com o desencarne e ressuscitação de Cristo pois tudo aconteceu na mesma data, e contudo parece ao olhar de quem não conhece perfeitamente que tudo pertence a mesma celebração, no entanto são distintas, e a celebração Umbandista esta no cruzamento e também no período da quaresma, dentro disso também celebra-se Jesus  ressuscitado em  sincretismo com Oxalá somente.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde da Quinta-feira Santa, antes da Celebração da Santa Ceia,quando foi instituida a Eucaristia e o Sacerdócio.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão.
É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
40 dias A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Vivendo a Quaresma

Durante este tempo especial de purificação, antes de tudo, a vida de oração, condição indispensável para o encontro com Deus.
Na oração, inicia um diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça divina penetre em seu coração.
Arrependendo-se de seus pecados
Lutar para se mudar intimamente.
Jejuar.
-Os Jejuns de quaresma entram a Abdicação da Carne na quarta Feira de Cinzas e Todas as Sexta Feiras de sua Duração.

Umbanda e a Quaresma

A Quaresma é Onde Nossos Orixás e Guias de primeira Linha ou
Primeiro Escalão Param Para Avaliação do Ano Espiritual em Termino, è Também onde Traçam o Plano Espiritual para o Ano a Começar.


Na Quaresma os antigos terreiros de Umbanda e isto acontece até hoje é tempo de penitencia para o amanci (consagração do médium), ao qual termina em cerimonia no sábado de aleluia.


Antigamente os Terreiros Fechavam no Período de Quaresma,
Fechavam na Gira de Cinzas onde Os Filhos eram Cruzados Pelos Pretos Velhos Com Cinzas Afim de proteção Conta Fluidos Negativos e Maus Espíritos Neste Período.


E Só Reabriria na Sexta Feira Santa , Onde se iniciava a Vigília ,
Traçava-se um Cruzeiro no Chão com Pemba e o Contornava com Velas Brancas , Assim Velando o Cruzeiro e Rezando diversos Terços Até O Estouro de Aleluia.


O Conga era Fechado Com Cortinas Roxas ou Brancas os Santos Cobertos e Tudo Só Era Retirado após o Estouro de Aleluia.
No sábado de Aleluia ao Meio dia Os Pretos Velhos Faziam a Incorporação em seus Médiuns , Estouravam a Aleluia , e Faziam o Levantamento do Cruzeiro Velado


Estava Cumprida a Penitencia de Quaresma e os médiuns já preparados para assumirem suas posições.


Hoje Dentro da Quaresma os Terreiros dão Continuidade a formação dos novos médiuns


À Caridade, ato Que Particularmente acho muito Bom,


Sacerdote Umbandista
Pai Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Postar um comentário

TEXTO DE MÃE MÔNICA CARACCIO DE 26-07-2017

Acredito que todos já perceberam que quando não sabemos ou não entendemos algo, o acreditar se torna um tanto  abstrato e o vivenciar ou c...