sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Umbanda, CURA?

Alexandre Cumino ministra palestra na USP sobre Processo de Cura na Umbanda

Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade – ProSER do Instituto de Psiquiatria – IPq da FMUSP realizou nesta terça-feira (26/09) reunião que buscava debater sobre a relação existente entre espiritualidade e religiosidade no tratamento da saúde mental.
O objetivo do evento é reunir trabalhos expressivos acerca dessa temática, que contribuam para o crescimento e afunilamento dos estudos e pesquisas que consideram a crença particular de cada pessoa um importante fato a ser esmiuçado durante o tratamento psiquiátrico.
Na ocasião estiveram presentes diversos expoentes desse ramo de pesquisa já consagrados no ambiente acadêmico da medicina nacional, dentre eles o Coordenador do ProSER Prof. Dr. Frederico Camelo Leão e o vice presidente da Associação Espírita Médica, pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e professor de pós-graduação no IPq da FMUSP Dr. Mario Fernando Prieto Peres.
Mesmo levando em consideração as crenças individuais de cada usuário o proSER não tem como objetivo disseminar uma vertente religiosa, adotando em seus trabalhos uma postura cientificista e desvinculada de religiões em seu particular. Contudo, é ainda por meio do programa que a forma mais expressiva de assistência, estudo, pesquisa e geração de informações, acontece no cenário da psiquiatria e neurologia atual.
Dentre as metas do proSER estão a investigação do impacto da espiritualidade e religiosidade na saúde mental de pacientes do centro, a promoção de atividades terapêuticas que promovam o contato com a espiritualidade, assistência às necessidades e conflitos espirituais e religiosos e sua relação com a saúde mental, desenvolver pesquisas na interface saúde mental, espiritualidade e religiosidade e promover ensino a alunos, residentes e profissionais da área de saúde sobre a relação saúde e espiritualidade.
Representando a religião e à convite da psicóloga, umbandista e membra do ProSER Andreia Guimarães, o Sacerdote e escritor umbandista Alexandre Cumino proferiu palestra sobre o Processo de Cura na Umbanda onde elucidou as conjecturas existentes entre a crença umbandista e como isso é refletido e influencia fortemente na saúde mental de seus adeptos.
A forma como cada pessoa se relaciona consigo mesmo, seu autoconhecimento, a crença na cura espiritual em conjunto com a médica, a meditação dentre outras questões foram levantadas ao decorrer da exposição.
Cerca de 50 pessoas participaram da palestra (dentre eles representantes de outras congregações religiosas) que durou cerca de 1h30m.

Texto:
Júlia Pereira

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...