quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Minha Observação nestes anos de atividades como Umbandistas !





Sem desejar contrariar  a quem quer que seja; todavia não posso me eximir de expressar meu sentimento, embora existam o contrário !

Nessa vida de mais de 50 anos dentro da umbanda, sempre me
pautei pelos ensinamentos mais simples que nos legou nosso amado fundador, Zélio Fernandino de Moraes, seu 7 Encruzilhadas que dentro de um centro de culto espirita, se apresenta com o mínimo sentimento de vaidade, de orgulho de prepotência de querer impor aos presentes sua finalidade.

Abrir um novo caminho onde seriam acolhidos os menos favorecidos financeiramente, os doentes, os sofredores de todas gamas e que jamais seria cobrado por algo que ocorece.

Embora haja desconfiança por parte dos que participaram dessa iniciação; constataram que lá estavam centenas de pessoas para serem acolhidas, tratadas, curadas e até mesmo mantidas em sua residência.

A seguir vimos a abertura de vários outros locais com suas filhas, outros que passaram para aderir a esta Religião que vive exclusivamente do amor ao próximo, evolução de cada médium, caridade.

Com o desenvolver dos anos, iniciaram estudos, onde foram se descobrindo novos segmentos sempre prevalecendo o amor, a caridade e a evolução espiritual.

Entretanto, bem sabemos que até hoje, as filhas do Fundador e muitos terreiros e centros, templos, sabem que muitos que ali chegam para inciar-se nessa Religião, estão fora de um poder financeiro sendo a maioria pessoas simples que todavia, sentem e sabem que devem aprender e seguir uma religião que lhes trará a sua evolução devido suas humildades, e vontade de auxiliar aos seus mentores espirituais e a si próprio.

E em contraposição, vimos casas, terreiros, centros templos, que embora sigam o principal da Umbanda, requerem de suas correntes,
ou no mínimo admite, que as mesmas utilizem-se de roupagem, adereços, que ao meu ver não representam absolutamente nada, a não ser " vaidade " .

São roupas que analisando devem possuir um valor que nem todos da corrente podem participar. São adereços, que mas parecem que estamos copiando de outras Religiões ( que respeitamos ) mas, achamos desnecessários: Padres e Bispos, Cardeais com pombas que só dizem a mim pura vaidade.
Isso está sendo expandido para outras Religiões como o Protestantismo onde se vê pastores utilizando-se de indumentários que são utilizadas pelas leis Judaicas, Rabinos.

Para que essas estolas, anéis, e apetrechos que alguns querem possuir? Qual a finalidade? Utilizar nos cultos? Estes cultos necessitam que seja dessa forma?

Se somos um Religião não que seja somente de irmãos com poderes financeiros não a bastardos, se  nos foi legado que deveríamos promover sempre nossa humildade, roupa branca, pés no chão ( basilar da Umbanda ), para que essas tantas inovações?

Vemos terreiros, templos, luxuosos acreditando que são participações dos membros quer seja das correntes como dos consulentes ( como aliás existia na Igreja ).

E os terreiros pequenos, que querem, precisam trabalhar, mas não possuem esse Staff ( Uma vez que neles não irão irmãos que espontaneamente possuam meios financeiros e venham espontaneamente colaborar, mesmo porque nenhum dirigente e terreiro cobra absolutamente nada, todavia existe sempre dos primórdios os que foram beneficiados por algo, querem fazer determinadas doações e, por questão de aparência, não irão em terreiros humildes.

Aí eu pergunto? 
Os templos, Terreiros, que já estão abastados, possuem um número grande de adeptos, quer seja nas correntes mediúnicas e na consulência. Possuem venda de artigos, livros, cursos ( que aliás fiz muitos e pagos ), EMBORA SIBA QUE CONTRIBUEM COM A MANUTENÇÃO DOS SEUS TEMPLOS E AUXILIAM A ESSA OU AQUELA ENTIDADE FILANTRÓPICA; NÃO PODERIAM TAMBÉM AUXILIAR A ESSES CENTROS NO MÍNIMO COM SEUS LIVROS, CURSOS, E-BOOKS?

ISSO IRIA MOSTRAR UMA MAIOR UNIÃO ENTRE NOSSA AMADA UMBANDA, QUER SEJA PARA QUE SE APRENDA SEM QUE MUITOS NÃO POSSAM  COMPARTILHAR POR FALTA MONETÁRIA, QUER SEJA PARA ABRIR MAIS QUE POSSAM CHEGAR AS ESSAS CASAS  MAIS MESCLADOS DE PESSOAS POR SENTIR NÃO SER SOMENTE HUMILDE, MAS, MUITO MAIS ORGANIZADA, MENOS REPLETA DE COMPROMISSOS A SEREM ASSUMIDOS POR SEUS MÉDIUNS ( QUE MUITOS SEQUER PODEM PAGAR UMA MENSALIDADE QUANTO MAIS UM CURSO ).

Essas são minhas considerações, que exponho aos leitores, e tirem suas conclusões esperando que embora a nossa Amada Umbanda seja bem diversificada, mais o finalidade é e será apenas uma: a de receber todos que lá forem  o amor, a caridade, a paz, um abraço, um conselho, uma cura, sem que nada lhes seja impingido em troca!

ACE-2-08-2012



Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...