terça-feira, 11 de setembro de 2018

Mais uma para Estudarmos UMBANDA MAIS sem atermos com outras Religiões que as Respeitamos.

Espiritismo:

-Possui Gongá ou Congá?
-Possui Imagens?
-Utiliza de Velas?
-Cultua Orixás, Falanges?
-Há Incorporações?
-Há atendimentos físicos entre médiuns e consulentes ou somente passes?
-Há uso de Cachimbos, cigarros,etc?
-Há preparação antes de um Médium participar de uma gira?
-Há defumação de limpeza e de energização?

Sem mencionar mais nada, vemos que se um Médium Umbandista, desconhece que:


]A) Deve saber que para participar de uma gira, há que eximir de alimentos como a carne, sexo,etc.No dia e um dia antes da gira.

B) Preparar-se com meditação ou leitura de algo espiritual.

C) Ao entrar no Terreiro, deverá dirigir-se à tronqueira pedindo licença aos seguranças que lá estão para que seja uma gira isenta de interferências, saudando aos EXUS e POMBAS GIRAS em geral que são os guardiões do Terreiro ou do Templo.

D) Ao entrar no solo sagrado, pedir licença, cruzando ao piso e dirigir-se ao congá, fazendo suas preces primeiro ao Pai OLORUM e a seguir ao PAI OXALÁ e a todos Orixás, e as falanges para que a gira seja concretizada com total energia positiva para cada Médium e extensiva aos consulentes que serão atendidos?

E) Que Médium recebe Orixá sim, todavia, este se apresenta sem se comunicar e sim sua falange de Caboclos,Caboclas, Pretos Velhos, etc,etc.

F) Que um Médium ao atender um consulente seja apenas para dar um passe, o fará sempre com o consulente de frente para o congá?

G) Que dentro de uma gira, pode existir dois caboclos, pretos velhos ,etc, com mesmo nome?

H) Que durante uma gira, o Médium incorporado e os Cambones, devem manter o devido respeito para que não haja interferências negativas na mesma?

I) Que as Guias e pontos riscados podem e devem ser questionados pelo Dirigente ou Sacerdote e as guias sempre deverão ser aprovadas pelo dirigente ou sacerdote embora o Médium possa informar que a mesma foi indicada pelo seu Preto Velho, seu Caboclo, seu Exu, e demais entidades ao Dirigente ou sacerdote.

J)Que o Medium após o término da gira, após trocar-se, deverá retornar a tronqueira saudando novamente aos Exús e Pombas Giras agradecendo-os , pedindo inclusive que daí em diante os acompanhe protegendo-os (as) às suas
residências.

K) Mais que tudo,que durante a semana a seguir, seja um umbandista, sabendo que sua evolução não restringe ao terreiro ou templo em sim no dia a dia: Amor incondicional, respeito a tudo e a todos como deseja que a si seja feito. Meditar pelo menos uma vez sobre sí, orar pelos sofredores, pelos doentes, agradecer ao Pai Maior por conceder-nos mais um " presente " de estarmos nesse plano podendo subir mais um degrau em nossa evolução.

Portanto; se o Medium Umbandista quer seja atuante ou iniciante  desconhece esse mínimo de assuntos que não são tratados ou utilizados no Espiritismo, por quê não aprender primeiro o que diz nossa Religião, nosso Dirigente e depois, se acharmos que devemos entender outra(s) Religiões; não vejo absolutamente nenhum inconveniente.

O que a meu modo discordo, é querer iniciar-se no entendimento do que seja o Espiritismo se estou seguindo a Umbanda e, desconheço o mínimo necessário que possa me caracterizar como Umbandista!
Umbandista tem que saber, o que é gira, o que é tronqueira, como é saudação aos exús, aos caboclos, pretos velhos, o que é bater cabeça, o significado de Saravá, Laroyê, Mojubá, Mano, Compadre, demanda, obsessão, desobsessão, obsidiado, Egum, Quiumba, qual a finalidade dos boiadeiros ,Ciganos, Marinheiros, Iberês,Exus e Pombas Giras.
Qual seu Orixá de frente e o Adjuntó.
Qual falange trabalha e qual linha.
Qual a razão das cores das guias, das velas, porque utilizamos roupa branca e pés descalços.
Serão tantos assuntos para muitíssimas perguntas por parte de todos nós que com certeza, não teremos respostas no Espiritismo!

Um Saravá Fraterno a Todos.
ACE.


Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...