segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O que é a VIDA ?

       
           VIDA E CAMINHO

A vida, esta preciosa dádiva que temos, é uma grandiosa experiência.

Desde o momento em que reencarnamos lutamos para vivencia-la da melhor maneira possível, tentando aprender tudo o que nos é oferecido para alcançarmos todos os níveis necessários de desenvolvimento e de evolução.

E enquanto avançamos por seus variados ciclos, a vida nos inspira a buscar a paz, o amor, a felicidade, a fraternidade, a união, o equilíbrio, a liberdade, a sabedoria, a verdade, o aprimoramento das virtudes e as realizações. 

Mesmo em meio às turbulentas tempestades que nos assolam mental e emocionalmente ameaçando nos derrubar ou nos fazer desistir da vida, as duras lições precisam ser aprendidas e interiorizadas para continuarmos a nossa busca pela verdade sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e sobre o significado de nossa vida neste mundo.

A vida nos coloca em muitas situações difíceis que nos desafiam continuamente e nos confrontam com nossas questões internas. Buscamos respostas, questionamos sobre a existência de Deus e desejamos ser parte de algo que justifique a nossa existência.

A vida nos traz tantas inquietações que somos levados a olhar dentro de nós mesmos na tentativa de sintonizar um caminho que melhor nos conduza ao reconhecimento do que já foi trilhado e a tomar impulso para os passos seguintes.

Este caminho é interno, pessoal, tem uma natureza legítima e uma linguagem especial, assim como, um ritmo que impulsiona os passos e direciona as ações. É uma linha de conexão entre a alma e seus corpos, ou entre a alma e a personalidade. É um caminho de contato e de conexão. 

A alma busca o contato com os seus veículos no mundo da forma: a mente, a consciência, os sentimentos, as emoções, as sensações, as intuições. Nos corpos da forma há centros energéticos, os chakras, por onde estes contatos ou estas conexões são movimentados. Tudo isto é vida na sua profundidade.

Os chakras são como amplificadores do contato da alma com a personalidade ou com os corpos da forma. Precisam ser desenvolvidos espiritualmente para se tornarem fortes e alinhados com as conexões que a alma precisa fazer.

Os chakras compõem uma rede importante de centros energéticos que ligam os corpos da forma e os corpos sutis, portanto, tudo o que faz com que os corpos funcionem bem contribui para o desenvolvimento dos próprios chakras.

O universo interno do homem é uma grande unidade em que tudo está integrado e em interação. A personalidade evolui enquanto aprende a ser instrumento da alma e a alma evolui sendo instrumento do espírito. O espírito, por sua vez, é instrumento dos Criadores Divinos e encaminha à alma a essência da criação sempre em expansão e em evolução, para que esta transmita à personalidade a mesma essência.

As experiências diárias da personalidade no mundo constroem as condições para que este caminho interno seja trilhado, através da contínua oportunidade de aprender e reaprender, amar e ser amado, e de servir como instrumento da alma no mundo, para auxiliar aos que buscam também o caminho, assim como, para trazer mais amor, paz, justiça, igualdade, união e fraternidade para todos.

Quando a personalidade chega nesta etapa, que é de servir à alma, aos Mestres e Seres de Luz, começa a participar de um caminho maior, que é o Caminho Crístico ou o Caminho Grupal que integra milhões de almas e espíritos, consciências luminosas e atuantes em vários planos ou dimensões da vida neste sistema planetário.

A experiência da vida é uma contínua ação de trilhar este caminho interno, respeitando seu ritmo e sua linguagem natural e trabalhando para que os passos conduzam a uma unificação mais forte entre a alma e a personalidade, a uma conexão mais consciente e verdadeira, a fim de servir e auxiliar a todos os nossos irmãos desta imensa família que 
é a humanidade.

Para isto o contato precisa ser feito que é: "voltar-se para dentro" na busca de uma conexão gradual com a alma. Na interiorização é a mente abstrata que guia a mente concreta, e não o contrário. Quando a mente concreta colabora silenciando-se, a mente abstrata pode conduzi-la a reconhecer a realidade dos sentimentos e das emoções sutis, das sensações, das percepções e das intuições para, através delas, traduzir a experiência de conexão com o universo interno.

O trabalho interno é contínuo, diário, pois o caminho é infinito. Vida após vida estamos caminhando e evoluindo para servir ainda melhor, com mais consciência, para desenvolver a verdadeira ação amorosa da alma.

O amor da alma alimenta a vida, amplia o caminho, multiplica as oportunidades de evolução, cria conexões mais fortes com outras almas e dá à personalidade a compreensão de que "a vida é o caminho" e de que "o caminho é a vida".

Somente assim a personalidade pode cumprir e aceitar a experiência de viver cada momento para avançar etapa a etapa na verdadeira ação Crística.

Paz a todos e muito amor!
Henrique E. Rosa e Lourdes S. E. Rosa
Jornal " O Legado" junho/2013

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...