Caboclo Mirim
Caboclo Mirim é uma entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda.
A entidade considerada uma das precursoras da Umbanda.
Através de seu médium, o Caboclo Mirim apresentou várias orientações sobre o comportamento do filho de Umbanda, tanto na sua postura no terreiro como em sua vida.
História[editar | editar código-fonte]
Em 1920 no Rio de Janeiro, o médium Benjamin Gonçalves Figueiredo, teve a primeira manifestação de
uma entidade que identificou-se como Caboclo Mirim.
Durante os primeiros anos de sua ligação com a Umbanda, Benjamin foi auxiliado no seu desenvolvimento pelo médium Zélio Fernandino de Morais.
O Caboclo Mirim viria com a finalidade de criar um novo núcleo de crescimento para a Umbanda e assim, toda a família do médium foi chamada a participar. A Tenda Mirim foi fundada em 1924.[1]
Eram ao todo 12 pessoas que deram início em 1924 ao que foi chamada a Seara de Mirim, localizada à Rua Sotero dos Reis, 101, Praça da Bandeira. Posteriormente, a tenda mudou-se para a Rua São Pedro e depois para a Rua Ceará. Atualmente está situada na Avenida Marechal Rondon, 597.
Ainda sob a orientação dessa entidade, deu-se a fundação do Primado de Umbanda, uma das primeiras federações umbandistas do Brasil, criada para difundir e estimular o estudo da religião de Umbanda e dos seus reais ensinamentos.
Referências
- ↑ Sérgio Martins Dos Reis. Universo Umbandista. [S.l.: s.n.] p. 18. Consultado em 3 de novembro de 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário