domingo, 22 de dezembro de 2019

Quando uma porta se fecha....... por HUGO LAPA

Quando a porta se fecha.

Há um ditado popular, de muita sabedoria, que diz o seguinte:
“Quando uma porta se fecha.. uma janela sempre se abre.”
Muitas pessoas tomam conhecimento desse ditado, mas não compreendem exatamente seu real significado.
A porta simboliza os caminhos do mundo… A janela é a representação da abertura de nossa compreensão interior, as janelas de nossa alma, do nosso ser espiritual essencial.
Isso significa que, quando o mundo se fecha para você, a vida espiritual se abre, em todo seu esplendor, para que você possa iniciar sua jornada além do mundo, além do reino humano.
Quando perdemos materialmente, emocionalmente ou psicologicamente, abrimos caminho para ganhar espiritualmente. Estamos, assim, no caminho do Reino de Deus, o que Jesus prometeu aos justos, humildes e puros de coração.
Mas a maioria ainda está presa aos ganhos materiais, as posses, aos sentimentos, aos apegos, a família, aos negócios, as crenças, aos dogmas, as verdades prontas, aos desejos, a luxúria… e quer deixar o espiritual para depois, para bem depois, talvez para a próxima vida… quem sabe.
Mas Deus fecha as portas do mundo para que deixemos a personalização, o orgulho, a vaidade e o egoísmo um pouco de lado e iniciemos nossa vida pelo espírito que somos em essência.
Os caminhos do mundo são interditados para que possamos pegar outra estrada, mais profunda, mais sutil, menos material, menos emocional, menos mental e, claro, mais espiritual.
Se os caminhos terrenos não estivessem fechados, como as pessoas sentiriam necessidade de buscar a estrada que fica além… a estrada da vida universal? Como chegar ao ilimitado sem soltar o limite pequenininho de nossos desejos?
Se as pessoas não começassem a perder tudo na vida humana com o fechamento de caminhos, como elas poderiam se inclinar e mudar de direção rumo a vida espiritual?
Quem está confortável, estável, seguro e fincado em sua base no mundo humano limitado, não tem qualquer estímulo que o obrigue a aspirar àquilo que é eterno e universal. O que pode ser mais importante ao universitário do que conseguir seu diploma e se formar? Da mesma forma, o que pode ser mais importante para a alma do que alcançar sua própria essência junto com Deus?
Os caminhos mundanos precisam estar todos fechados, interrompidos, cheios de entraves, para que as pessoas possam olhar menos para baixo e mais para o alto, para Deus, para o infinito e eterno…
Como vamos contemplar o ilimitado se nossos caminhos no mundo estão sólidos e prazerosos? É preciso perder o inferior para que possamos ganhar o superior… é preciso perder o limitado para aspirar ao sem limites, ao sem fronteiras.
Nos caminhos do mundo, não há felicidade real. Buscaremos pelos quatro cantos do mundo sem sucesso…
Mas assim que iniciarmos nossa jornada rumo ao eterno, os primeiros lampejos da verdadeira felicidade já começará a nos iluminar…
(Hugo Lapa)

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...