domingo, 9 de fevereiro de 2020

Para que serve a planta PATA de vaca, como utilizar em especial para diabetes

Benefícios da Pata de Vaca

Além de todas essas funções, a Pata de Vaca é uma importante planta medicinal brasileira, usada popularmente para tratar diferentes enfermidades desde a antiguidade. Essa variedade de ações terapêuticas se devem aos vários constituintes químicos presentes na planta, como:
  • Esteróis (β-sitosterol);
  • Flavonóides (principalmente rutina, quercetina e o kampferol);
  • Heterosídeos (cianogênicos e saponínicos, especialmente bauhinósideo);
  • Pinitol;
  • Cumarinas;
  • Ácidos orgânicos;
  • Glicosídeos;
  • Gomas;
  • Mucilagens;
  • Sais minerais.

Embora haja pesquisas que listam os ativos da Pata de Vaca e comprovam seus benefícios, pouco se conhece sobre como exatamente eles agem no nosso corpo.

Uso da Pata de Vaca para diabetes

Pata de vaca folhas
A primeira pesquisa sobre a Pata de Vaca foi feita pela Doutora Carmela Juliani, que descreveu a ação hipoglicemiante da planta nos anos de 1929, 1931 e 1914. Por isso, a planta é frequentemente estudada com relação à diabetes. Além de diminuir o açúcar no sangue, a planta também diminui a glicosúria, que é a presença de açúcar na urina. Ainda não se sabe como esse processo ocorre, mas há pesquisas que desconfiam que seja pela ação da Quercetina e no Kampferol.
É importante ressaltar que esse efeito acontece apenas em pessoas diabéticas. A Pata de Vaca não diminui o açúcar de pessoas não-diabéticas, portanto não causa hipoglicemia. Ela também não funciona em não-diabéticos com hiperglicemia, ou seja, se a pessoa for saudável e ingerir uma quantidade enorme de açúcar, a planta não vai diminuir a quantidade de açúcar que foi para o sangue dela.
Pata de Vaca também diminui a taxa de triglicérides e acelera o metabolismo de carboidratos e, como o açúcar é um carboidrato, o organismo acaba consumindo mais rápido o açúcar presente no sangue.

Uso da Pata de Vaca na gravidez

O desenvolvimento de diabetes durante a gestação é relativamente comum, por causa das variações de hormônios que ocorrem na gravidez, e isso pode interferir no desenvolvimento do embrião, causando anomalias e deformações no bebê. Como grávidas diabéticas costumam fazer uso da Pata de Vaca, pesquisas foram feitas para garantir que esse uso é seguro.
Foi descoberto que a Pata de Vaca não controla a glicemia da gestante diabética, mas protege o feto dessas deformações e contribui para a manutenção da integridade do útero. Também foi comprovado que o uso da planta durante a gestação é seguro tanto para a grávida quanto para o bebê.

Uso da Pata de Vaca como antioxidante

Os flavonoides da Pata de Vaca, principalmente o Kampferol, também mostraram ter ação antioxidante. Isso é muito importante para pessoas diabéticas, pois quando a taxa de glicose no sangue aumenta muito, os lipídeos e proteínas começam a oxidar, e isso causa danos nas células do pâncreas. Então a ação antioxidante da planta consegue proteger o pâncreas dos diabéticos desses danos.

Uso da Pata de Vaca como diurético

A Pata de Vaca também estimula a filtragem dos rins e a produção de urina. Além de diminuir a quantidade de açúcar no xixi (glicosúria), ela também diminui a quantidade de ureia. Essa ação diurética é percebida em pouco tempo depois da ingestão da planta.

Uso da Pata de Vaca na coagulação do sangue

Há ativos na Pata de Vaca que inibem a ação do fibrinogênio, ou seja, impede a coagulação do sangue. Dessa forma, ajuda no tratamento de elefantíase, trombose, embolias e outras doenças que ocorrem devido à formação de coágulos no sangue.
A planta também pode ser utilizada em casos de picadas que causam coagulação do sangue, como a picada do escorpião Tityus serrulatus e as picadas das cobras Jararacuçu (Bothrops jararacussu) e Crotalus (Crotalus durissus terrificus).

Uso da Pata de Vaca para problemas de estômago

Pata de Vaca pode ser utilizada para ajudar no tratamento de doenças estomacais, pois os flavonoides (rutina e kampferol) estimulam a produção do muco que protege a parede do estômago dos ácidos digestivos. Isso ajuda também na prevenção de úlceras gástricas e outras doenças do estômago.

Uso da Pata de Vaca para pressão alta: não aumenta a pressão

Quem tem pressão alta também pode consumir a Pata de Vaca porque ela não aumenta a pressão. Aliás, ela pode até ajudar a abaixar a pressão, pois possui um efeito relaxante das veias e artérias, que também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

Uso da Pata de Vaca para prevenção de câncer

Apesar de não ser seu uso principal, há diversas pesquisas sendo feitas sobre o uso da Pata de Vaca para prevenção e tratamento de câncer. Uma lectina obtida da planta ajuda a matar as células cancerosas (apoptose), inibir sua proliferação e impedir sua adesão aos tecidos saudáveis. Ou seja, além de ajudar a combater o tumor, ela impede que ele cresça e se espalhe. Estudos já foram feitos em células de câncer de mama e de fígado com resultados promissores.
Outro benefício da Pata de Vaca para o tratamento de câncer é a proteção contra efeitos colaterais de alguns quimioterápicos que causam deformações em células saudáveis, como a ciclofosfamida.

Uso da Pata de Vaca como antimicrobiano

Pata de vaca flor
As mesmas lectinas presentes na Pata de Vaca também inibem a adesão de bactérias nos tecidos, ajudando a impedir o crescimento de uma infecção. Estudos tiveram resultados positivos com bactérias como:
  • Bacillus cereus e subtilis
  • Escherichia coli
  • Micrococcus luteus
  • Proteus mirabilis
  • Salmonella typhimurium
  • Staphylococcus aureus
  • Staphylococcus epidermidis
  • Streptococcus mutans e sanguis

Cuidados e precauções

Pata de Vaca não apresenta toxicidade e pode ser consumida sem maiores preocupações. Ela não causa danos no fígado, nos rins e nem no pâncreas. Mas, devido à sua ação anticoagulante, quem tem dificuldade de coagulação deve evitar seu uso.
O único efeito colateral comprovado da Pata de Vaca é a diminuição do colesterol HDL, chamado popularmente de colesterol bom, responsável por limpar as placas de gordura das veias e artérias. A diminuição não é muito grande, mas quem já estiver com o HDL baixo, é bom levar isso em conta antes de fazer uso da planta.

Como tomar Pata de Vaca: em chá ou em cápsulas

O chá de Pata de Vaca é feito adicionando 1 colher de sobremesa da planta picada para cada xícara de água fervente. Pode ser tomada 1 xícara do chá de 2 a 3 vezes ao dia.
Para quem não gosta do chá, também tem como tomar a Pata de Vaca em cápsulas, podendo seguir a sugestão de tomar 1 cápsula de 300mg de 2 a 3 vezes ao dia. E quem precisar de algo mais concentrado, também há opções em gotas na forma de tintura e extrato fluido.
Todos esses tipos de produto de Pata de Vaca você encontra com qualidade e confiança aqui no nosso site mesmo e você pode comprar clicando aqui.

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...