segunda-feira, 29 de junho de 2020

olhar quântico ALEXANDRE CUMINO

|   Alexandre Cumino |

Olhar Quântico
“Olhar Quântico” é o olhar do ponto de vista, daquilo que vai além do palpável, cartesiano, newtoniano, euclidiano...

“Olhar Quântico” é o olhar do ponto de vista, daquilo que vai além do palpável, cartesiano, newtoniano, euclidiano... quântico de incertezas, saber que nada é absoluto, de salto quântico, de ondas que ora são partículas e ora são ondas, quântico de reconhecer que o observador interfere nos resultados. Quântico de olhar o mundo e reconhecer que tudo é energia, “olhar quântico” como proposta de novos olhares que surgem com o mundo pós-moderno, o fim de um positivismo, materialista, cientificista acadêmico, em lutas maniqueístas contra todas as relações entre fé e ciência.

Quântico aqui extrapola o específico do contexto da física para apenas reforçar, que a partir do olhar da física quântica, houve uma mudança radical em ver o mundo, este novo olhar é sem dúvida “quântico”. E esse olhar resgata, de alguma forma, ou aponta para o dionisíaco, o fim de um olhar determinista de exclusividade materialista. Não entraria em nenhum debate específico ou acadêmico de física quântica, mas não é preciso ser físico por profissão, acadêmico ou professor, para saber que é possível um “olhar quântico”. Por formação (acadêmica) também me sinto à vontade o suficiente para falar com profundidade técnica sobre ondas e partículas. Falar de ondas e partículas sempre será uma fala de “olhar quântico”, o que é possível respeitando os limites de interação, sem apropriação acadêmica, uma vez que faço parte deste universo (acadêmico) também.

Embora simples e superficial, falar de “olhar quântico” , “salto quântico”, “teoria da incerteza” ou mesmo “super cordas” não é simplista e vem com a profundidade necessária. Se físicos como Stephen Hawking, Marcelo Gleiser, Fritjof Capra ou Amit Goswami escreveram diversos títulos de “Física Quântica” para leigos, é certo que estes leitores estão autorizados a falar sobre o que entenderam de tais títulos, temas e assuntos.

Estes dias ouvi sobre discussões de quem pode ou não relacionar física quântica e espiritualidade, e há ferrenhos defensores dos dois lados. Eu defendo a liberdade do lugar de fala, do que é possível a partir do lugar de cada um. Não creio que seja necessário especificar minha formação técnica ou acadêmica (além da Umbanda ou Religião) acredito que mesmo um “leigo” tem condições de ler, pesquisar e observar que existe um novo olhar, novo paradigma de mundo, que pode ser identificado como “quântico”, que olha o mundo a partir das vibrações e suas interações.

O olhar de Rubens Saraceni sobre ondas fatorais, vibração, energia é muito quântico, fractal e mágico ao mesmo tempo.

Embora não é um olhar técnico ou acadêmico de Física Quântica, ainda assim é um “olhar quântico” que vê além da matéria, não apenas o espiritual, que entende uma interação vibratória, de ondas, de energia, de interação do observador, de saltos quânticos e descarregos que se misturam e se cruzam ou sincretizam olhares e valores de quem consegue rezar para Orixa e para um Santo Católico com a mesma liberdade que fala de matéria e energia. Não seria um descarrego afinal um ato quântico do ponto de vista da energia, vibração, interação do observador ou mesmo tudo é quântico afinal, a vida é quântica, mágica e subjetiva.

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...