quarta-feira, 23 de setembro de 2020

EXU ODARA - texto por Sacerdote Alexandre Cumino

 

Èṣù Ọ̀dàrà (Exu Odara) - Nome de Exu Orixá que simboliza o benevolente, maravilhoso, o espetáculo.

É aquele que faz o bem, que traz a felicidade. Ensina a ser feliz, realizar-se com sua felicidade e a felicidade alheia, ser feliz com quem você é!

Exu Odara é quem acompanha Orumilá e traz em sua cabeça toda a sabedoria do oráculo de Ifá.

Este nome nos mostra de forma muito simples e direta o quanto Orixa Exu é querido e traz realizações lindas para nossas vidas.

“Odara” se populariza na voz de Caetano Veloso: “Deixa eu cantar para o meu corpo ficar odara...”. As músicas de Caetano, Maria Bethânia, Gal Costa e novos baianos trazem muita cultura de origem africana, Nagô, Iorubá e do Candomblé Baiano como expressão espiritual, cultural, musical linda que encanta a vida, inclusive de quem desconhece as influências africanas e baianas.

Odara é um destes nomes de Orixa Exu que nos encantam inclusive com a sonoridade ao verbalizar.

Sempre agradeço e indico meu querido irmão e Babá Mário Filho como referência de estudo fundamental para eu interpretar muitos dos nomes do Orixa Exu que venho trazendo. Indico seu canal no YouTube (Mário Filho Tradição).

Embora um nome ou outro do Orixá Exu, como Lonan, se popularizou e existe como Entidade Exu de Umbanda, seria um despropósito confundir nomes de Orixa com nomes de guias, entidades, espíritos guardiões da esquerda.

Quando terminar esta série de Nomes do Orixa Exu eu prometo fazer uma série de nomes de entidades Exu de Umbanda!

 

Texto por Alê Cumino

Nenhum comentário:

Me colocaram na corrente. Mas não estou sentindo nenhum sintoma mediúnico.Será que não sou médium de incorporação? cristinatormena April 25

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Me colocaram na corrente. Mas não estou sentindo nenhum sintoma ...