sábado, 24 de outubro de 2020

Nhô João ou Pai João de Camargo por Colégio Pena Branca.

 Nhô João ou Pai João de Camargo

Nhô João ou Pai João de Camargo, é considerado criador de uma religião, de uma igreja, sincrética, afro, cristã, muito próxima da Umbanda.

De sua mãe Nhá Chica recebeu a origem africana ritual chamada calundu que transita entre diversas tradições Bantu Angola-Congo e Iorubá.

Escravizado por uma família católica, desde recém nascido, foi marcado por esta família com o sobrenome “de Camargo Barros” (propriedade) bem como uma religiosidade católica.

Depois da lei Áurea de 1888, foi cozinheiro, militar, trabalhador rural e olaria.

Foi muito influenciado pelo mártir e bispo católico Monsenhor João Soares, um de seus guias espirituais.

Nhô João já tinha experiências de praticar a cura desde 1897.

Em 1906 teve uma experiência mística que o curou do vício da bebida e ali recebeu a missão de construir uma igreja.

Atendia pela clarividência e incorporava entidades em rituais mais recolhidos e íntimos, provavelmente para não chamar a atenção das autoridades com risco de ser impedido de continuar sua missão.

 

Em torno de 1921 registrou sua igreja em cartório como Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim, aproximando-se do espiritismo de Kardec e embranquecendo seu próprio rito para ter um pouco de tranquilidade frente as perseguições.
 

Entre outros aspectos que lhe aproximam do Calundu e Umbanda, além da tradição afro-católica também incorporava o Caboclo Pena Branca como podemos ver nesta excelente biografia.

 

Sua vida também foi imortalizada no filme Cafundó estreado em 2005, com Lazaro Ramos, Francisco Cuoco, Luis Mello, Leona Cavalli, Renato Consorte, Chica Lopes entre outres...

Anterior a oficialização da Umbanda, contemporâneo dos cultos e conceitos bantu-amerindios é com certeza um dos marcos que apontam para raizes e origens Bantu Angola Congo Iorubá da umbanda assim como seus sincretismos.

Um abraço cheio de axé,

Colégio Pena Branca

Nenhum comentário:

Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira- Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Me colocaram na corrente. Mas não estou sentindo nenhum sintoma ...