Seita, Culto, Crença ou Religião?
Por Alexandre Cumino
Umbanda é muitas coisas ao mesmo tempo: mística, magia, filosofia, poesia, religião, sentido pra vida, olhar espiritual, relacionamento com o sagrado, presença da divindade, crença, culto etc.
Não é Seita, pelo fato que o significado é pejorativo. Seita vem de sectário, separado e hoje diz respeito a grupos que praticam algo que agride a si ou ao outro.
Tudo que é Umbanda é livre, aberto, acessível, revelado e é dedicado ao bem. Se não for assim não é Umbanda.
Tudo que é nosso pode ser falado, escrito, explicado, ensinado é apresentado.
Apenas alguns preparos como o sacerdócio e mesmo o desenvolvimento mediúnico exigem tempo e dedicação o que não tem a ver com segredo, tem a ver com o tempo de dedicação necessário para ter expertise e maturidade mínima para ser cambone, ogã, médium ou Dirigente e Sacerdote.
Logo Umbanda é religião, tem todos os aspectos de religião como Templo, Teologia, Doutrina, Ritual e Sacerdócio.
Basta haver um pequeno grupo com mesmos valores (doutrina), dedicados a dar um sentido sagrado à vida, para se identificar religião.
No entanto religião ainda nos trás ideia normativa, canônica, castradora, dogmática de crenças limitantes, e valores retrógrados relacionados a símbolos tradicionais e antigos.
.Portanto embora é Religião, Umbanda de fato existe muito mais como prática espiritual liberta de dogmas, transgressora dos cânones moralistas de pecado e inferno, filosofia e poética de vida encantada, mística e magia livres de texto sagrado ou exclusividade na forma de pensar o mundo.
Umbanda é a busca sincera pela verdade de cada um no mundo e além dele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário