sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

SER MÉDIUM NA UMBANDA

O que venho acompanhando nos meus mais de 40 anos de aprendizado  na Umbanda, um dos fatos  recentes me chamou atenção.

Durante a sessão onde  há os trabalhos de incorporação, irradiação, ou outra denominação que desejarem dos Caboclos ; ouvi de um médium  reclamar que o pito ( charuto ) que ele recebeu, era muito ruim.
Acredito que tenha feito em relação à reclamação de seu caboclo não gostar do pito que lhe foi oferecido para fazer seus trabalhos com aquele produto.

O que mais me espantou; foi que outro médium, incorporado, rebateu-o de imediato dizendo que ele ( aí não entro no mérito se Médium Pessoa ou Médium já incorporado como caboclo ) que se ele caboclo  desejasse outro tipo  de pito, que ele trouxesse de sua casa, que ele comprasse.

Fiquei pensando, pensando, e a meu ver, o segundo deveria no mínimo ficar calado tendo em vista  não ter certeza  em seu outro Médium já incorporado a razão daquela observação  pois, acredito piamente de que quem o fez deva ter sido o Caboclo e não a pessoa Médium.

Segundo, bem sabemos que tanto Caboclos, como Pretos e Pretas Velhas, tem muitas vezes atitudes ao dizer algo que é para refletirmos e não julgar se o que foi dito é ou não correto e ainda pior, rebatermos a essas atitudes. 

Podemos com isto demonstrar que ou não estamos incorporados, irradiados ou seja lá o que for, ou estamos sim com outros que estão ali naquele lugar para tumultuar  a sessão, que não precisa ser mencionado.

Se nosso Mestre Oxalá, jamais reclamou de falhas de seus discípulos, mesmo que errados, procurando de formas singelas mostrar-lhes com exemplos mais do que com palavras como agir, perdoando-lhes suas falhas e até suas traições.

Então numa sessão,um Médium se torna o dono da verdade para vir corrigir o outro, querendo até impor posição que é sua e não do Terreiro  ? 

Será que a correção que  está se  fazendo  não é a pessoa do Médium e sim de um Caboclo que por suas razões não aprova aquele pito que lhe deram, o impedirá de realizar algo que somente ele compete informar?

É preciso sempre estarmos atentos ao modo de agir e principalmente em falar com nossos Colaboradores quer seja Caboclos, Pretos Velhos, etc,  achando que sabemos ou somos donos da verdade inclusive  por assuntos tão pequenos.

Respeitar a todos os Médiuns que estejam incorporados, irradiados, etc, sempre, e mesmo que encontre alguma falha neste(a), o dirigente, sacerdote, Gerente, deve possuir uma maneira singela , caridosa de informar a este( a ) de sua falha sem que os demais tomem conhecimento.

Caso contrário estaremos entrando para uma linha de orgulho, vaidade, prepotência que ocasionará inclusive,Médiuns que trabalham com a maior caridade, amor, procurando seguir o que seus Guias, seus Mestres lhes indicam;  a se afastar daquele terreiro, Centro, Templo.

Será que mesmo que fosse apenas o Médium( pessoa ) e não estivesse incorporado ter feito aquela observação, o Centro, o Terreiro, e principalmente o Dirigente deveria entender que aquele Médium por arcar com mensalidades e seus apetrechos, não poderia estar querendo dizer que o material utilizado que ele também custeia, não poderia ser melhor? 
Já pensaram nisso? Qual seria neste caso também, seu erro?

O correto é justamente, a humildade que sempre deve haver entre dirigentes, e Médiuns para não se transformar algo que está sendo realizado com a proteção dos falangeiros da luz, numa sessão onde há a penetração dos irmãos da esquerda que só vem para tumultuar uma sessão e os trabalhos de Caridade!

Lembro-me que em determinado terreiro indagaram a um Exu porque eles não vem aos Centros, Terreiros, em quantidade como estão em todos outros lugares? 
Ele simplesmente respondeu que em  muitos terreiros, Centros, Templos, que não existindo a humildade, não existe o amor, não existe o respeito , não existe a caridade.

Existe a vaidade, a prepotência, o orgulho,o poder, portanto não precisa deles, porque os próprios Médiuns que lá estão, estão fazendo o que eles fariam!

Que a Paz de nosso Pai Zambi, Oxalá, nossa Mãe Iemanjá, nossos Caboclos, Pretos Velhos estejam cobrindo todos os que querem e praticam na realidade o amor incondicional, a humildade, a caridade a quem quer que seja e que sua roupa branca represente a pureza de sua vontade de exercer suas atividades mediúnicas.

Antonio  do  Caboclo 7 Estrelas.



Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...