quinta-feira, 21 de abril de 2016

A ânsia louca de se saber quem é o Orixá

Todos os dias em inúmeros fóruns pela internet a fora, a gente se depara com um batalhão de médiuns ansiosos para saber quem são seus orixás, e perguntam para um e perguntam para o outro, ai vem um e diz uma coisa e vem outro diz outra. Dentre algumas sugestões lemos a seguinte frase: para se saber seu orixá você tem que jogar búzios é a maneira mais certa de saber, pois é né… já foi, hoje em dia não mais.
Pois fiquem sabendo que era, vocês acham mesmo que hoje em dia jogar búzios é a maneira mais segura de se saber quem é o seu orixá, ah meus irmãos já foi o tempo, depois que começaram a “ensinar” jogar búzios por revistinha, cursinho, on line, você acha mesmo que todos aqueles supostos “mãos de Ifá” são de fato? não se iludam, infelizmente hoje em dia, virou comércio, e vocês não fazem ideia das asneiras que o povo anda falando por ai. Querem pagar para ver, vão em 10 supostos jogadores de búzios, e observem a surpresa, provavelmente um dirá que você é filho de Oxossi, no outro que você é filho de Ogum, no outro que você é filho de Nanã e assim por diante, em toda minha trajetória eu tive o privilegio de achar dois Babas que realmente jogavam búzios. Hoje em dia você vai jogar búzios é um tal de você precisa fazer ebó, você precisa fazer buri, você precisa fazer feitura, obrigação, e vai dinheiro. Nada contra as ritualísticas que frise-se bem isso, obrigações e limpezas essas que na mão de dirigentes corretos e idôneos tem seu valor e mérito, mas infelizmente tem muito vagabundo usando delas para tirar proveito de pessoas leigas e necessitadas.
Pasmem até trocar Orixá já fiquei sabendo que o povo tá inventando, tipo: seu orixá não está te ajudando, vamos fazer uns trabalhos para trocá-lo. Aloouuu sério? ai vão fazem um monte de bobagens na cabeça daquela pessoa, ela gasta dinheiro que não é pouco, as vezes dinheiro que não tem, e resultado que é bom nada, e sabem o que é pior,  piora ainda mais sua situação espiritual. Pessoal, seu Orixá nasce e escolhe você, não é descartável não, ele tem uma missão para você. Não caiam nessa.
O que eu aprendi é que o oráculo do búzios pertence ao Candomblé e ponto final, eu fico pensando o desgosto e desapontamento que isso não deve passar na cabeça de um iyawo de nação que passou por todos os anos de obrigações e feitura para conseguir seus direitos, até ganhar sua peneira, rala muito, ai ele se depara com um sem lá quem, que nem trajetória tem, se dizendo mão de Ifá, detalhe o jogo de búzios é DOM, e mesmo passando por tudo nem todos os iyawos vão ter o dom. Agora pensa aquela pessoa que fez ali um cursinho de algumas horas. Por isso achar um bom dirigente que tenha esse dom hoje em dia está se tornando joia rara. Mas não desanimem, ainda tem gente muito boa por ai, mas uma dica, costumam ser muito discretos, e são muito pouco vaidosos porque sabem a responsabilidade que esse DOM ENVOLVE. Quem honra Orixá sabe do que estou falando.
Continuemos, dentro da Umbanda, há algumas confirmações que são feitas, mas a forma mais eficiente é pelos guias chefes do terreiro.
Alguns dirigentes, possuem o costume de ficar cantando pontos e onde o filho bambear é o Orixá da pessoa, me perdoem mas esse método é bem falível, dentro do ritual da Umbanda nós louvamos e cultuamos vários Orixás é muito natural um filho no começo do seu desenvolvimento sentir a irradiação de mais de um falangeiro de Orixá, então precisa-se na minha opinião se ter um pouco mais de cautela nesse suposto método, alguns erros já foram evidenciados.
Outra falha que vemos, ah você tem o estereótipo de Oxossi então você é do Oxossi, observem estão determinando ou vulgo taxando um Orixá olhando para a aparência e temperamento da pessoa, não tem nada haver uma coisa com a outra, e só para complementar alguns filhos não tem o estereótipo do primeiro Orixá, e sim do segundo, então erros ocorrem com esse suposto método.
Os médiuns de Umbanda estão se apegando em algo muito desnecessário, essa pressa toda está gerando problemas e até minando a fé de alguns, esse negócio de criar expectativas já não é bom em nenhum setor da vida, porque vejam tem gente que por causa de supostos métodos acreditam piamente que são de um determinado Orixá, quando descobrem que não são, ficam com uma frustração tremenda.
Os médiuns estão se esquecendo que na Umbanda se trabalha com os falangeiros do Orixá, então todos estarão presentes na trajetória daquele médium, sim os médiuns tem os Orixás de sua coroa, mas essa determinação é revelada com o tempo, com a dedicação, presença e comprometimento de um médium.
Uma pessoa que nem faz parte da religião vamos colocar assim, que não frequenta nenhum terreiro, apenas por curiosidade, quer que quer saber quem é seu Orixá, as vezes fico pensando, para que? o que a pessoa vai fazer com tal informação? só para dizer que tem tal orixá? e o que ela pretende fazer com isso, guardar? Uma pessoa pode sim ser simpática a um determinado Orixá, ter fé, orar por ele, acreditar, mas ela deve saber também que aquele Orixá tem toda uma representação, toda uma cultura religiosa envolvida em seu culto e louvor.
A presença de Orixá na vida de uma pessoa deve ser além de se saciar uma mera curiosidade, os Orixás são divindades e há preceitos, cuidados, zelos, o máximo de respeito possível no culto, no tratar, até mesmo para falar em nome deles.
Tem muito médium que fica sabendo que é de Ogum por exemplo, ai bate no peito sou filho de Ogum, puxa parabéns, mas quando se é perguntado, o que você está fazendo para ser merecedor de ser filho de Ogum, não é só receber, o que o médium está se doando ao orixá, a nível físico, moral, e espiritual, porque não adianta bater no peito e dizer sou filho de Ogum, se é um médium relapso, mistificador, profano. Percebe o ponto a que queremos chegar nessa reflexão?
Os nossos Orixás merecem isso de seus digníssimos filhos, caso contrário que mérito tem?
O que adianta dizer sou filho de Oxossi, sou filho de Mãe D.Água senhora mãe Iemanjá, se vai nas suas matas, nas suas águas e cachoeiras e poluem tudo, queimam árvores, jogam lixo, isso é ser filho de Orixá? acho que não.
É só partir da premissa, vocês gostariam que entrassem em sua casa e sujassem tudo, poluíssem tudo? Educação religiosa também tem que fazer parte do Amor pelo Orixá.
E querem saber filho de Umbanda é filho de todos os Orixás, todos os Orixás olham por nós, velam por nós, em cada linha chamada nesses terreiros por esse mundão a fora, tem um caboclo e um falangeiro de Orixá trabalhando, zelando e cuidando.
Então antes de ter tanta pressa de saber quem é seu Orixá, avalie seus conceitos morais, coloque na balança se você está preparado para ser um bom filho, filho esse zeloso, comprometido, amoroso, caridoso, honrado e digno do Orixá.
E cuidado com essa pressa, a pressa é a inimiga maior da perfeição e quem tem pressa come cru, e tem um monte de espertalhão sedentos de fome da sua pressa, catando filhos a laço.
Enquanto não souberem quem são os donos de sua coroa, quer uma sugestão preciosa, limite-se a amá-los todos, em cada elemento que eles representam, o nosso santuário maior, a nossa bíblia sagrada é a natureza, a desfrute, a honre, e sinta a energia da casa de Orixá.
E podem ter certeza, coisa boas virão com sua presença, Orixá sabe receber seus filhos, as vezes somos nós que não sabemos agradá-los.
ORIXÁ IRÁ FALAR COM VOCÊ PELO SEU CORAÇÃO, QUANDO ELE BATER FORTE, OUÇA-O.4b74e42372c21d0b31b90899c73b51f5
Paz e bem.
Cristina Alves
Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...