quarta-feira, 27 de abril de 2016



                                         Ciganos na Umbanda


Por Alexandre Cumino 


O trabalho cigano dentro da Umbanda dispensa comentários tamanha a sua beleza, gostaria apenas de transcrever as palavras de  uma “linda cigana”(entidade espiritual), chamada “Mãe Manuela de Andaluzia”, uma cigana anciã, a qual fizemos algumas perguntas sobre seu povo: 
 

O que os ciganos representam?

- A liberdade, em todos os sentidos, liberdade de um povo que não pertence a nenhuma nação. 

Qual o campo de atuação deles?

- Todos aqueles em que o coração permitir porque todos nós viemos a falar de AMOR. 

Mas tem também os ciganos de esquerda não é?

- Sim eles são os que fazem nossa guarda e um dia também irão falar de AMOR.

Como eles são (alegres, descontraídos, sérios...)?

- Cada um tem a sua natureza

- Não somos ladrões como muitos pensam, somos um povo muito místico pela origem milenar onde trazemos o conhecimento de várias nações por onde estivemos, entre nós existem muitos magos e curandeiros pois aprenderam a magia e a arte da cura para  fazerem o bem ao próximo, os ciganos se vestem sempre colorido para verem que apesar de não termos um “lar” somos muito felizes.

É difícil encontrar ciganos trabalhando em uma casa porque para trabalharmos  é necessário muita pureza e ausência de vaidade (em outra ocasião ela explicou que este era o motivo de trabalhar com um grupo tão jovem).

Temos vindo com tanta força na UMBANDA porque há entre nós espíritos que estão há milênios  esperando por uma oportunidade de ensinar o caminho que nós temos trilhado em direção ao criador e de trabalharmos a caridade através da Mediunidade . 

Fonte: Jornal de Umbanda Sagrada – Junho de 2000

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...