quarta-feira, 27 de abril de 2016

Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil
Av. Tiradentes, 1290 - próximo ao metrô Armênia
central@seteporteiras.org.br
(11) 3313-5253 - (11) 2089-0327
 
PEPINO EM CONSERVA
O processo cultural da religião reflete o seu estado atual de espírito. Mostra as faces de quem se considera religioso ou de quem se considera frequentador praticante.
Procuro me perguntar o quanto a cultura Umbandista influencia  de forma eficaz a disciplina na vida pessoal de seus praticantes. Esta preocupação acontece em função de alguns modelos adotados, fico preocupado com a extensão do condicionamento seja ele adquirido ou imposto.

Penso muito em todas as conversas que tenho com alunos e frequentadores quando ouço  um relato deste tipo:

- No terreiro de fulano de tal  é proibido ler tais livros;

- No terreiro de fulano de tal procurar conhecimento externo em outras casas ou outros grupos será considerado heresia...

- No terreiro de fulano de tal, o Dirigente se diz hiper-inconsciente e fala horrores a todos durante as suas "incorporações", dizendo que esta é a "verdade divina..."  Ai, ai...

Observo  estes modelos e pergunto:

- Se a religião tem como objetivo dar sentido à vida, religar a Deus e frear os nossos instintos, como posso acreditar que este tipo de comportamento enriquece o frequentador ou o médium?

E entendo a partir deste ponto que muitos médiuns e frequentadores encontram-se como pepinos em conserva!

O pepino na natureza estava crescendo, fazendo parte de um cenário natural, a partir do momento que foi colhido e colocado em conserva ele não vai crescer, muito menos amadurecer.

Este exemplo retrata a realidade de muitos irmãos, frequentadores e trabalhadores, que encontram-se engessados na sua religiosidade.

Se por um lado o papel do pepino em conserva é triste, por outro lado, este produtor de pepino em conserva, vive algo mais triste ainda; ele experimenta um estado latente de insegurança, medo e aflição, afinal, você só proíbe a saída de um médium ou frequentador quando você  está inseguro em relação a sua "doutrina".

Você proíbe literaturas específicas com o receio de que estas literaturas liberte o pepino do seu vidro, leia-se terreiro, e esta liberdade vai contra os seus princípios de "hierarquia".

Francamente!

Meus irmãos, façam a rebelião dos pepinos! Vamos mudar o nosso comportamento e se libertar dos medos e das correntes que nos são impostas.

Obs: estas palavras são de um ex-pepino em conserva.
 
Jorge Scritori

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...