quinta-feira, 27 de abril de 2017

Aprenda de uma Vez- Espiritsmo é uma Religião, Candomblé, é Outra Religião, Catolicismo é Outra, e Umbanda, é nossa Religião!!!!!!!!


Você é Umbandista?

Por Alexandre Cumino

Em torno de 2001 eu comecei a fazer esta pergunta aos umbandistas, com intuito de gerar uma reflexão a partir do questionamento então pedia que respondessem a estas outras perguntas abaixo:
– Qual a origem e a história da Umbanda?
– Qual a diferença entre Espiritismo, Umbanda e Candomblé?
– O que são ou quem são os Orixás?
– Por que fazemos oferenda, firmeza, assentamento, banhos e defumação?
– O que é e o que representa o ato ritual de “bater cabeça” ?
– O que é e quais são as Sete Linhas de Umbanda?
– O que é Orixá de Frente, Ancestre e Juntó?
– Todo mundo é médium?
– O que é Exu de Trabalho, Guardião e Natural?
– Quem são os Guias de Umbanda?
– A Umbanda é religião ou seita?
– Quantos de nós estamos preparados para responder a estas e outras perguntas?
 Você bate palmas porque todo mundo bate?
Bate cabeça porque todos batem?
Canta porque todos cantam?
Faz oferenda porque todo mundo faz?
Quando alguém lhe pergunta sobre sua religião você se envergonha e não sabe o que dizer? Dá um nó na garganta? Sem saber o que dizer, você simplesmente convida a pessoa a visitar um terreiro?
A conclusão é que não basta “ser umbandista” no rótulo ou na embalagem, é preciso conhecer a Umbanda, entender a Umbanda e  assim ter conteúdo de Umbanda em você. Trocar a vergonha da ignorância pelo orgulho do saber.
E este passou a ser o grande estimulo para que todos estudassem Teologia de Umbanda, como o curso do porquê, o curso que vem a responder dos questionamentos mais básicos e simples até os fundamentos mais profundos e complexos da religião.
E de fato é assim até hoje, sendo que este estudo surge com o Curso de Teologia de Umbanda, idealizado por Rubens Saraceni em 1996 e se reformula com a Jornada Teológica no Umbanda EAD, em 2017.
Estudar Teologia de Umbanda passou a ser uma conscientização de que não basta frequentar a Umbanda ou ser batizado na Umbanda, é preciso conhecer a Umbanda, conhecendo os fundamentos da religião.
No entanto este conteúdo não existia até o médium Rubens Saraceni, psicografar seus mais de cinquenta títulos[1] explicando boa parte da doutrina, teologia, liturgia, ritual, elementos e universo material, astral, natural e divino.
Sua obra ganha destaque com um romance que conta a historia de um Exu e o distingue como um Guardião, “O Guardião da Meia Noite“, ao expor vida, desencarne e desdobramento pós morte do “Barão” o Exu da Meia Noite, o espirito de um preto velho Pai Benedito de Aruanda e seu médium Rubens Saraceni consegue demonstrar de forma simples e direta o que é um Exu na Umbanda, agora identificado como um Guardião.
Não para por ai entre seus títulos estão livros de Romance, Doutrina e Magia Divina. O leitor e estudante de Umbanda, da Teologia de Umbanda, tem a sua disposição além dos temas citados abordagens teológicas de Umbanda para temas mais complexos como Gênese de Umbanda, Cosmogênese, Mundo Astral, Energias, Orixás, Guias e etc.
Obs.: Para saber mais e ter acesso a uma vasto campo de estudos da Umbanda recomendamos www.umbandaead.com.br onde é ministrado com exclusividade a “Jornada Teológica Umbandista” por Alexandre Cumino. Todos os títulos de Rubens Saraceni são publicados pela Editora Madras (www.madras.com.br) também podem ser adquiridos pelo site www.terramystica.com.br

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...